Java X Delphi

6 respostas
C

Olá.
Sou programador em Delphi há alguns anos e estou começando a aprender a programar em Java usando a ferramenta Eclipse+VEP. Gostei bastante mas me surgiram algumas dúvidas quanto o “poder” dessas ferramentas.

Primeiro: Herança de formulários. Eu tentei fazer uma classe derivada do JFrame e depois criar outra classe derivada dessa primeira. Ele criou um formulário meio bagunçado, mas não era nada nem perto da herança de formulários do Delphi que por sinal é bastante poderosa. Dão uma luz? Eu gosto de programar usando herança visual de formuilários, no Java dá certo? Funciona bem?

Segundo: Eu vi que não existe um componente similar ao DBGrid. Existe o JTable mas você tem que popular com dados no braço. Então eu poderia criar um Bean (Bean = Componente?) herdando de JTable que acessasse esses dados. Eu creio que funcionaria, mas teria como eu usar esse novo componente no VEP, ou seja, mostrando ele visualmente como o Delphi faz?

Muito obrigado pela ajuda

6 Respostas

J

“carlsonwf”:
Olá.
Sou programador em Delphi há alguns anos e estou começando a aprender a programar em Java usando a ferramenta Eclipse+VEP. Gostei bastante mas me surgiram algumas dúvidas quanto o “poder” dessas ferramentas.

Primeiro: Herança de formulários. Eu tentei fazer uma classe derivada do JFrame e depois criar outra classe derivada dessa primeira. Ele criou um formulário meio bagunçado, mas não era nada nem perto da herança de formulários do Delphi que por sinal é bastante poderosa. Dão uma luz? Eu gosto de programar usando herança visual de formuilários, no Java dá certo? Funciona bem?

Segundo: Eu vi que não existe um componente similar ao DBGrid. Existe o JTable mas você tem que popular com dados no braço. Então eu poderia criar um Bean (Bean = Componente?) herdando de JTable que acessasse esses dados. Eu creio que funcionaria, mas teria como eu usar esse novo componente no VEP, ou seja, mostrando ele visualmente como o Delphi faz?