Sou novo aqui no forum, e gostaria de dizer que é um prazer participar e espero aprender muito com vocês.
Minha dúvida é o seguinte, estou começando a aprender Java na Facul, e aqui em Salvador já ouvi dizer que não temos mercado para esta linguagem, que a linguagem do momento é o Delphi. Sei que só iremos me tornar um programador razuavel daqui a uns anos, mas queria saber a opnião de vocês.
Delphi é melhor que java ?? Como o Delphi é uma linguagem mais antiga, a tendência é ela ser esquecida e o Java tomar a frente ou tem mercado para os dois ??
Seja um frequentador assíduo do fórum que o seu aprendizado será excelente.
Acho que você deve se informar melhor no seu estado sobre qual é a linguagem mais utilizada no mercado, como por exemplo esse link que o Ederson mencionou. A linguagem do momento é Java, Ruby, .NET e outras.
Isso é relativo, você poderá se tornar um excelente programador em 6 meses, 1 ano, isso tudo depende do seu aprendizado.
Não vamos dizer aqui que uma linguagem é melhor do que outra, vamos dizer que cada lingiagem tem um propósito, uma utilização, se a linguagem X é mais utilizada do que as demais é porque nela há motivos para o tal.
Java já completou 10 anos, então é antiga para você também? Não sei quanto tempo tem o DELPHI, mas te garanto que não é antigo! E enquanto a CLIPPER, COBOL? São linguagens antigas que ainda são utilizadas.
Delphi não é concerteza a linguaem do momento. Tantop que a Borland deixou de inovar o delphi e apostou em torná-la uma linguagem .NET
Portanto, o .NET é que é do momento.
A sua dúvida deve ser entr o java e o .NET. Nenhuma outra interessa, a mesmo que seja especialmente necessária para o projeto que desenvolver.
Java é bem mais poderoso que Delphi, embora este último seja mais produtivo (afinal, é uma RAD).
E quanto ao Delphi ser mais antigo, não é tanto assim… é um ano ou dois [/quote]