Sou novo aqui no forum, e gostaria de dizer que é um prazer participar e espero aprender muito com vocês.
Minha dúvida é o seguinte, estou começando a aprender Java na Facul, e aqui em Salvador já ouvi dizer que não temos mercado para esta linguagem, que a linguagem do momento é o Delphi. Sei que só iremos me tornar um programador razuavel daqui a uns anos, mas queria saber a opnião de vocês.
Delphi é melhor que java ?? Como o Delphi é uma linguagem mais antiga, a tendência é ela ser esquecida e o Java tomar a frente ou tem mercado para os dois ??
Seja um frequentador assíduo do fórum que o seu aprendizado será excelente.
Acho que você deve se informar melhor no seu estado sobre qual é a linguagem mais utilizada no mercado, como por exemplo esse link que o Ederson mencionou. A linguagem do momento é Java, Ruby, .NET e outras.
Isso é relativo, você poderá se tornar um excelente programador em 6 meses, 1 ano, isso tudo depende do seu aprendizado.
Não vamos dizer aqui que uma linguagem é melhor do que outra, vamos dizer que cada lingiagem tem um propósito, uma utilização, se a linguagem X é mais utilizada do que as demais é porque nela há motivos para o tal.
Java já completou 10 anos, então é antiga para você também? Não sei quanto tempo tem o DELPHI, mas te garanto que não é antigo! E enquanto a CLIPPER, COBOL? São linguagens antigas que ainda são utilizadas.
Delphi não é concerteza a linguaem do momento. Tantop que a Borland deixou de inovar o delphi e apostou em torná-la uma linguagem .NET
Portanto, o .NET é que é do momento.
A sua dúvida deve ser entr o java e o .NET. Nenhuma outra interessa, a mesmo que seja especialmente necessária para o projeto que desenvolver.
Java é bem mais poderoso que Delphi, embora este último seja mais produtivo (afinal, é uma RAD).
E quanto ao Delphi ser mais antigo, não é tanto assim… é um ano ou dois [/quote]
No siste NetCarreras, o que mais se ve é vagas para programadores Java, o ruim é que em sua maioria, é em São Paulo e regiões do Sul, Bahia ainda está muito dependente do Delphi.
Mas quem sabe isso não mude até o final da graduação.
Obrigado pessoal pelas respostas, fiquei bem mais empolgado e motivado para ir crescer em meus conhecimentos.
é realmente para Desktop graças as ultimas versões
do Netbeans hoje temos um RAD de alta produtividade
pelo menos para montagem de layouts… para sistemas desktop
ainda não verifiquei mas parece que o suporte para design web usando
o JSF tambem está muito bom tambem tornando o Netbeans um bom RAD
para Web…
ps1.: mas não sou muito fã do JSF ainda acho ele um tanto utópico…
ps2.: embora reconheça a produtividade do Netbeans, não gosto muito
pois ele possui uma estrutura própria de organização de projetos
que para mim acho não ser muito produtiva…
mas como muitos dizem as linguagens do momento
são aquelas voltadas para o ambiente Web e nessa área
no mercado Java e .Net tem muita força e expressão
quanto ao aprendizagem de java, julgo isso muito facil comparado com
outras linguagens visto a quantidade de material de alta qualidade
sobre como programar e fazer diversas coisas em java e foruns de
altissima qualidade onde trocamos conhecimentos e aprendemos
com experiências dos outros como acontece aqui no Portal Java
fique a vontade para aprender, ajudar e ser ajudado aqui
em relação ao mercado de trabalho com Java na Bahia, eu acho que você precisa se infoirmar um pouco melhor, procurar nos lugares certos…
eu mesmo daqui de são paulo ja tive convites para ir trabalhar na Bahia, em Salvador especificamente…
a própria IBM está montando um centro de desenvolvimento na Bahia, inclusive as contratações ja começaram…estão levando GPs daqui e contratando o restante das equipes no local…
[quote=“pedrobusko”]em relação ao mercado de trabalho com Java na Bahia, eu acho que você precisa se infoirmar um pouco melhor, procurar nos lugares certos…
eu mesmo daqui de são paulo ja tive convites para ir trabalhar na Bahia, em Salvador especificamente…
a própria IBM está montando um centro de desenvolvimento na Bahia, inclusive as contratações ja começaram…estão levando GPs daqui e contratando o restante das equipes no local…
vlw[/quote]
Obrigado pela informação amigo, já estou bem mais confiante e aprendendo cada vez mais.
O Delphi é meu ganha pão desde 1998 ou 1999, nem lembro mais. Foi o meu substituto natural do Clipper. Mas custa muito caro comprar os upgrades (principalmente após a versão 5) e fiquei desconfiado depois da Borland praticamente querer se livrar da linguagem. Estou aprendendo o Java + NetBeans pois esse IDE tem até certa semelhança com o IDE do Delphi e também pelo fato do Java ser multiplataforma, aumentam as perspectivas profissionais.
psss tão por fora ehm…
Delphi ta apavorando ehm, Delphi XE2 (Compila em X86 e X64) para praticamente todos os sistemas operacional conhecidos, Mac, Linux, Windows… quem dúvidar faça bom uso do XE2 e tire a dúvida…
sem contar das 1001 vantagens de se programar delphi e não estar amarrado a um interpretador hehehe… valew feras abraço