Olá,
Estou querendo criar para teste um programa em Java acessando Firebird. Alguém pode dar alguma dica?
Obrigado.
Olá,
Estou querendo criar para teste um programa em Java acessando Firebird. Alguém pode dar alguma dica?
Obrigado.
Bem simples
[code] try {
//registrando o driver
Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
} catch (Exception e) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao registrar driver!");
}
try {
//abrindo conexão com o banco
con = DriverManager.getConnection(
"jdbc:firebirdsql:localhost/3050:seuBanco.GDB",
"usuario", "senha");
} catch (Exception e) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao criar instancia!");
}
você só precisa achar os .jar referentes ao banco, se não conseguir me manda um email que assim que possível te envio eles. :)
Basicamente você so vai precisar do driver jdbc do firebird para adicionar ao seu projeto, visto que, a forma de se conectar um banco MySQL, FireBird, Postgres, Oracle é a mesma. A receita de bolo é exatamente essa que foi passada para você acima. Enjoy!
E o driver JDBC do Firebird você encontra aqui:
http://www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=jaybird
Abraços
Olá,
Valeu pelas dicas.
Vou testar.
Olá,
Li em uma apostila que não é necessário a instalação do JDBC a partir do jdk 1.2, pois já vem instalado.
É correto isso?
O texto abaixo está na apostila:
“No Java2 essas interfaces fazem parte do pacote e são instalados junto com o JDK/SDK 1.2.X em diante. Até o Java 1(JDK 1.1.X), havia necessidade de baixar e instalar em separado o JDBC e a ponte JDBC-ODBC.”
A API já vem pronta pra usar, o que você precisa instalar é o driver, que contém implementações para as interfaces disponíveis nos pacotes java.sql e javax.sql.
Por exemplo: você usa uma instância de uma classe que implementa a interface DataSource para poder obter uma instância de uma classe que implementa Connection. A partir dela você cria instâncias de uma classe que implementa Statement, PreparedStatement, ResultSet…
Perceba que você só trabalha com interfaces. As implementações são contidas dentro do .jar correspondente ao driver que você baixa.
Ok. valeu.