Sou programador Delphi e tenho um sistema de um tamanho ate grande.
Mais o dono da empresa decidiu que começássemos um outro projeto paras novas necessidades que surgiram na empresa, optou por Java e bando de dados permaneceu o mesmo o MySQL, escolhi o NetBeans para trabalhar, consegui desenhar a primeira tela comecei com cadastro de fornecedores, agora vai a duvida o Java é tão incrível que da varias formas de conexão com a base de dados qual seria a melhor forma de conectar ao banco para uma aplicação Cliente Servidor, é um programa de um tamanho razoável, digamos como se fosse um retaguarda de supermercado.
Preciso saber a melhor forma para estudar e aprofundar pois uso muito o banco de dados.
Use um pool de conexões.
A melhor maneira vai depender da sua infraestrutura. Se você usa algum framework para acesso a dados, como o Hibernate, procure na documentação como configurar o DataSource.
Se voce usa JDBC diretamente, pode usar a biblioteca apache dbcp ou o c3p0 para fazer o pool.
Não sei afirmar se realmente é a melhor opção o Hibernate para persistência, mas pode ter certeza que trata-se de uma excelente tecnologia para tal. Usamos em um sistema de grande porte e não temos nenhum problema relacionado ao Hibernate, eu até diria que facilita e muito, lógico, estude com calma pois é fundamental que o mesmo seja configurado corretamente.