saiu uma matéria na info falando sobre esse tema… dizia q 53% do mercado norte-americano usa .net… e q 33% dos programadores java estão no brasil… eu queria saber quem vcs acham que irá ganhar essa disputa… (apesar de eu estar crente que vai ser o java…) e se java é tão bom assim o q leva uma pessoa a escolher o .NET??? flw!!!1 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Java x .NET
81 Respostas
Qual é a fonte desses 53%???
53% de qual mercado?
eu naum entendi muito bem a sua pergunta mais essa matéria saiu na info exame… e nela dizia q 53% do mercado norte-americano usavam .NET
Como eu já dei a entender aqui no forum, INFO=Revista para iniciantes em montagens de computador (sem querer ofender ninguém), e como muitos dizem patrocinada por empresas com muito dinheiro que influenciam DIRETAMENTE nas suas materias.
Para olhar para o futuro eu prefiro ver a quantidade de empresa que fazem a os serviços (ibm, oracle e etc) que apoiam o Java e que apoiam o .NET.
E mais, eu DUVIDO nesses números que tu passou! 
Como eu já dei a entender aqui no forum, INFO=Revista para iniciantes em montagens de computador (sem querer ofender ninguém), e como muitos dizem patrocinada por empresas com muito dinheiro que influenciam DIRETAMENTE nas suas materias.
Para olhar para o futuro eu prefiro ver a quantidade de empresa que fazem a os serviços (ibm, oracle e etc) que apoiam o Java e que apoiam o .NET.
E mais, eu DUVIDO nesses números que tu passou! :)
ah…cara se vc não pode confiar nas revistas… em quem vc vai confiar… agora dos números eu tenho certeza que são exatamente os que estavão escritos na revista… sobre ser revista pra iniciante…bom eu leio pq aborda tudo… agora vc não me respondeu pq vc acha q o .Net ta crescendo tanto…
Que tal no Mercado??? Empresas como Oracle, IBM fazem projeções e grandes estudos (pensando sempre a longo prazo, e apostaram no Java, mas não simplesmente eu vou usar java, hoje a Oracle tem seus instaladores desenvolvidos em Java, seus produtos rodando em cima da Plataforma Java e está migrando todo seu desenvolvimento para Java, será que eles não fizeram uma análise antes de tomar esta decisão?
Acho interessante ler revistas (eu leio muitas) mas uma análise é necessária, não seguir a risca o que uma revista diz…
Por exemplo se você pegar a ComputerWorld vai encontrar o seguinte
Eu trabalho com Java e Oracle temos diversos clientes migrando de Microsoft .Net para Java, agora quanto a quem é melhor (Java ou .Net) obviamente que eu defendo Java e vendo esta idéia, podemos mostrar os prós e contras de cada linguagem, mas no final quem vai decidir é o cliente…
rsrsrsrsrs… falo tudo agora… tô impressionado!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: parece meu pai falando!!!
deniswsrosa, eu não disse que você estava errado ou que tenha se enganado, eu acredito em ti, e acredito mais ainda que esses números tenham saido na INFO, e tenho certaza que só sairam na INFO. Essa revista não é de hoje, é muito ruim, as noticias que saem nela são de 3 meses atráz, e as matérias são totalmente tendenciosas. Eu acho que as revistas tem que ter patrocinadores para se manter, até ai tudo certo, o problema é uma revista ser tendenciosa para beneficiar seus patrocinadores, isso faz com que ela fique sem credibilidade. Eu parei de ler ela a muito tempo, mas nem foi por isso, foi porque não tem nada de interessante nela mesmo. :).
Eu acho que o Java tem muitos problemas, mas com certeza é a plataforma que tem maiores chances de no futuro ainda estar entre nós. Ela pode acabar amanha, o .NET pode dominar, pode, pode mesmo, mas pelo apoio macisso que tem da industria o Java é hoje a plataforma que provavelmente vai ter um futuro melhor.
E de novo, não acredito que tenha mais gente (esse é o mercado?) usando .NET do que Java nos EUA
vivendo e aprendendo por isso q eu adoro esse fórum… puts cara tenho aprendido muuita coisa… pra mim a info tinha credibilidade pre caramba!!! vlw pela dica!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Em qual edição você viu isso?
Outra coisa, a INFO fez uma pesquisa sobre o que era usado nas “grandes empresas” do Brasil (as que fazem propaganda com a Abril) e na parte de servidores de aplicação deu WebSphere na cabeça e o Tomcat não foi nem citado. Estranho, o Tomcat é de muito longe o servidor de aplicações (tá bom servlet container, mas ninguém usa EJB mesmo :lol: ) mais utilizado no planeta e não foi nem citado…
Na edição seguinte, saiu uma notinha pedindo desculpas por eles não terem incluído o Tomcat na pesquisa (parece que os milhares de usuários reclamaram né…).
Servidor de Aplicação != EJB Container 
As pesquisas da INFO são algo do tipo:
“A Telefonica realizou uma pesquisa inédita e deu como o Terra o melhor provedor do Brasil, com 70% de preferência contra 14% do segundo colocado.”.
Pra quem não sabe que o provedor Terra é da Telefonica, até acredita numa coisa dessas.
Afinal a meta é o marketing, o dinheiro e não a precisão da informação. Facilmente um 14% vira 70%, conforme a necessidade.
Eu odeio a INFO com todo meu coração.
odiando com todo o coração
caraca não sabia dessa máfia!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Não existem nada melhor para fazer marketing do que revistas.
A info é exageradamente campeã nisso. Mas não quer dizer que todas as matérias da revista sejam mentiras.
Eu particularmente não gosto da revista.
Denis, basta usar uma exclamacao e um emoticon que a gente ja entende que vc esta surpreso, alem de nao parecer que todos os seus posts sao um bloco do olodum, voce ainda economiza um pouco das nossas retinas 
Apoiado, inclua meu coração ai!
Apoiado, inclua meu coração ai!
if (revista.getName().equals("Info")) {
i++;
} else if (revista.getName().equals("Época)) {
i += 1000;
} else if (revista.getName().equals("Veja)) {
i += 1000000;
}
// uma incremento extra caso a editora seja a Abril
if (revista.getEditora().equals("Abril")) {
i += 1000;
}
// outra incremento extra caso haja ligação com algum Marinho
f (revista.getParceiros().contains("***Marinho")) {
i += [telefone removido];
}
DenisWRosa, posso te fazer uma pergunta?
Quantas carinhas do tipo :shock: :shock: :shock: vc vai colocar em seus post se eu te contar e Papai Noel e Coelhinho da Páscoa não existem? :mrgreen:
Abraços!
Thiago
Só para constar aqui, se alguém tem dúvida sobre este tema, sabádo no Conexão Java tem a palestra .NET x Java – A visao que você jamais viu ( Hamilton Verissimo x TBC, Rodrigo Kumpera), que acredito eu, abordará pontos de comparação mais confiáveis que os utilizado pela referida INFO.
Estatísticas são a forma menos honesta de mentir.
Outro dia eu vi que COBOL representava mais de 90% do mercado. Isso procede?
Quem aí (tirando o luca) é do tempo em que a INFO era suplemento da EXAME e era uma revista de verdade?
Calmaí, Thiago, só uma observaçãozinha no seu código:
// Os especiais do Barks são legais, pô.
if( !revista.getTema().equals("Disney") ) {
if (revista.getName().equals("Info")) {
i++;
} else if (revista.getName().equals("Época")) {
i += 1000;
} else if (revista.getName().equals("Veja")) {
i += 1000000;
}
// uma incremento extra caso a editora seja a Abril
if (revista.getEditora().equals("Abril")) {
i += 1000;
}
// outra incremento extra caso haja ligação com algum Marinho
if (revista.getParceiros().contains("***Marinho")) {
i += [telefone removido];
}
}
Falando sério, parei com a INFO faz tempo. Além das estatísticas furadas, do excesso de merchandising e do nível baixo, eles repetiam as matérias ciclicamente. Aí não dá.
Eu sou. E nem sou tão velho assim.
O COBOL acredito que não tem esse percentual do mercado, mas em alguns nichos ainda é bem utilizado, tanto que na próxima semana precisarei começar a estudar Cobol novamente
(Estudar sempre é bom)
E provavelmente com o tempo eles estaram migrando para .Net, pelo menos é esse o caminho que alguns empresas estão tomando 
[]s Chulao
Eu também não, mas isso tem mais 12 anos e 12 anos se tratando de informática é quase um século.
Pow…
A Info é ruim, mas a Corporate e a Exame sao boas. Tem marketing, mas faz parte. 
]['s
Estatísticas são a forma menos honesta de mentir.Outro dia eu vi que COBOL representava mais de 90% do mercado. Isso procede?
Pois é… também ouvi uma lenda assim.
Ocorre que o maior mercado de TI são as instituições financeiras (bancos). Como existe um legado monstro, maior que os maiores legados que qualquer um de nós já tenha visto, ninguém vai sair reprogramando estes legados. Esses códigos datam da década de 70… E até hoje, a maioria das coisas feitas nos bancos, nas cavernas ocultas dos bancos ainda são feitas em Cobol (pelo menos, assim contam as testemunhas que conheço).
A estatística da Info não é falsa (mas eu demorei muito para perceber que o deniswsrosa não estava sendo cínico). O que ocorre é a forma como é feita a contagem… (aham!) Como já foi dito, qualquer projeto que utilize a nova versão do MS SQL Server é dito utilizar .NET . Viu como é fácil ser um desenvolvedor .Net . Aliás, se uma empresa atualizar o Visual Studio para o Visual Studio .NET e continuar usando os VBs da mesma forma que usava antes, não importa, serão contadas como desenvolvedores .NET (lógico!).
Mas realmente me impressiona a queda-de-braço da Microsoft contra TODOS (e contra a verdade também). A briga da Microsoft contra o Linux (e todos os fabricantes e distribuidores dos demais sistemas operacionais), a briga contra o J2ee (e todos os fabricantes dessa plataforma), a briga contra o firefox, etc.
A IBM criou um verdadeiro monstro!!! Quantos anos passarão para o mercado atingir a normalidade!?
Estatísticas são a forma menos honesta de mentir.Outro dia eu vi que COBOL representava mais de 90% do mercado. Isso procede?
Procede! Se considerarmos o mercado que usa mainframes NÃO-IBM (tipo Unisys, Bull,…), a informação é verdadeira. Se considerarmos ambiente IBM (Z/OS, AS/400, AS/390,…) então acho que a proporção fica 65% COBOL, 20% PL1, 15% Natural. 
*Daniel exercitando seu chutômetro enquanto odeia com todo o coração a Info Exame
É um pouco fora do assunto, e apesar de ser um brincadeira, acho que vale a pena reparar em algumas semelhanças, como no caso abaixo!
Como diz um bom e velho ditado, A História é Cíclica!
Complementando!
A História é Cíclica, e as farsas também!

Um bom exemplo de jogo de interesses!
Atrasado e voltando a falar da info…
Sem falar que elegeram o JBuilder como melhor IDE… e Eclipse que é bom nada 
Atrasado e voltando a falar da info…
Sem falar que elegeram o JBuilder como melhor IDE… e Eclipse que é bom nada :P
Mas isso até que passa, melhor IDE vária muito de pessoa para pessoa. Quem sabe o Eclipse hoje seja a mais usada mas não necessariamente MELHOR :roll: .
Thiago, não é só a editora abril que tá noticiando as trabapalhadas do PT. 
concordo! Minha inteção não é defender o PT, mas quero sim defender que O PT fez a cagada, e existem outros interesses maiores por traz de tudo isso!
Veja só, enquanto a Veja fica insistindo em empachement, há uma outra revista tanto atacando PT, mas que também mostra um tal de Orelhudo na capa e suas influências! E esse orelhudo dificilmente é citado em revistas da editora abril!
Viche… melhor eu parar… essa discussão se começar seria iterminável!
É só eles conseguirem colocar o nome mesmo de Lula no meio da bagaceira, mas enquanto o nome dele não for citado, ninguém vai fazer nada, porque o povo não quer impeachment, só a Rede Globo, o conglomerado Abril, o PSDB e todo mundo sabe o resto :lol:
Eu fico até com vergonha de ver isso, principalmente porque eu recebo o meu “canudo” de jornalista no fim do ano que vem… parece que as chances de eu trabalhar com isso estão ficando cada vez mais remotas…
O pior nao é conosco, mas sim com quem se deixa influenciar por tudo que le sem ter informacoes suficientes pra isso.
Mas voltamos a Info que é o foco do tópico.
]['s
Num sabia que isso existia, mas achei essa lista hilária:
Lista com as 100 vantagens do .NET
Como ninguém lá no manageability ia fazer, fizeram eles mesmos :lol:
92) Participação ativa das comunidades na construção dos produtos
- Produto único e integrado, menor necessidade de recorrer a pacotes de terceiros - ProdutoUnico
Nossa… essa sequencia foi boa!
Eu não sabia que a galera do .NET gosta de contruir novos produtos mesmo sabendo que a tecnologia .NET é um produto que tem tudo integrado, e que não é necessário recorrer a pacotes de terceiros! :lol: :lol:
Nossa, como diz o ditado! O Peixe morre pela boca!
No laboratório de desenvolvimento de software da Microsoft
Uso a mesma qtde de dedos pra representar a participação das comunidades Java e .NET: Java em milhares, .NET em unidades :)
Opa...Participação nos lucros? Personalização do engessado VS.NET ?
Ainda tem umas pérolas by
http://www.devaspnet.com.br/wikinetjava/default.aspx/MyWiki/MaisProfissionais.htm
Ainda tem umas pérolas by
http://www.devaspnet.com.br/wikinetjava/default.aspx/MyWiki/MaisProfissionais.htm
“O .NET possui um volume maior de profissionais disponíveis no mercado devido a migração dos profissionais VB e Delphi para .NET . Além disso muitos profissionais JAVA também migraram. É comum vermos profissionais JAVA que se decepcionaram com o ambiente JAVA e migraram para o .NET, mas o contrário é muito raro…l”
Pois é né… eu to cadastrado na lista “C# Brasil” (a maior lista de C# do Yahoo! Grupos) e o movimento lá é “assustador”. Assustadoramente parado :lol:
Parece que ninguém programa ou então todo mundo sabe de tudo :mrgreen:
…Oq eu vou ler no banheiro agora??? Talves o manual do DVD…
rpz essa é a segunda materia da info que vejo descendo o pau em java… rpz é complicado… vc quer trabalhar aonde? vc tem pretenção… de sair de sua cidade/estado/pais? esses fatores influencia tb no estudo de uma linguaguem… .NET tem suas particularidades e JAVA tb… agora na ponta quem decide é o cliente… ja vi clientes 100% tecnologia M$, e nao aceita nada que no mesmo segmento que nao seja da M$, tudo realitivo… isso…
No banheiro leia mundojava :D(a desse mes da show de bola… nunca vi tanto doutor em uma unica edição) fora a galera do forum os feras como paulo silveira(Mestre), o Guerra(Doutor) :D.
Para conhecer o mercado… dar uma olhada nos sites de vagas de empregos conceitos e veja o que o mercado pede
www.empregosnaweb.com.br
www.empregosbahia.com.br
www.netcarreiras.com.br
flw!!
LPJAVA…vc sempre com uma boa opnião das coisas né… vou começar a ler a mundo Java HJ!
Na verdade o desenvolvimento Java nos EUA supera em muito o número de profissionais .net. Não se pode acreditar em tudo que a revista info publica, pois sua opinião é no mínimo tendenciosa.
Aqui no Brasil, as melhores oportunidades de trabalho estão relacionadas a tecnologia Java.
Na verdade o desenvolvimento Java nos EUA supera em muito o número de profissionais .net. Não se pode acreditar em tudo que a revista info publica, pois sua opinião é no mínimo tendenciosa.
Aqui no Brasil, as melhores oportunidades de trabalho estão relacionadas a tecnologia Java.
Não que eu duvide ou concorde de você mas sem citar fontes o que você disse não tem muito valor (exceto, claro, “feeling” que é algo importante mas não é científico). Tenho certeza que a Info, por pior que seja, publica fontes.
[color=darkred]Olá a todos!!! Trazendo denovo o assunto!!!
Eu tenho 21 anos e atualmente trabalho com PHP, e estou querendo migrar para uma tecnologia mais $$$… entendem? rs
A verdade é que as tecnologias hoje de ponta em web são Java e .NET.
Mais qual delas eu devo focar o meu estudo???
Muito se fala, se fala… e nada!
A verdade é que Java é uma linguagem que é utilizada para desktop, Web, Celuar e … etc!
Enquanto .NET é usado para web. Estou errado?
É logico que vai ter muito mais aplicações… muito mais desenvolvedores em Java.
Se colocarmos no Catho uma Disputa JAVA X .NET… a nivel nacional o resultado é esse:
JAVA: 1.145 Registros de Empregos
.NET: 400 Registros de Empregos
Diferença né? E se colocarmos JSP X .NET:
JSP: apenas 38 Registros de Empregos ( sendo que 32 é em são paulo )
.NET: 400 Registros de Emprego
Será que a microsoft está manipulando a Catho, ou o Bill Gates contratou algumas pessoas para ficarem adcionando vagas de emprego na catho??? rs
Vamos ir para o NetCarreiras como o nosso amigo mencionou.
JSP: 175 Vagas de Emprego
.NET: 360 Vagas de Emprego
Podemos levar em conta que a maior parte dessas empresas, são empresas que tinham como foco o ASP, e partiram para o .NET. Levando até uma vantagem em relação a JSP, que não tem antecedentes em web.
Temos que ver também que a Microsoft está cada vez mais entrando no mercado de TI brasileiro, promovendo cursos gratuítos de .NET, parcerias e etc. Isso é importante.
A verdade é que eu sempre fui simpatizante do Java, até já comprei o livro do Deitel… rs Mais gosto da programação para a WEB, que sem dúvida vai ser o futuro dos Sistemas. A tendencia é tudo ir para a Web.
Mais lendo em fóruns… eu to vendo que a .NET está crescendo muito.
Então não podemos formar uma religião Java e fechar os olhos.
A verdade é que as empresas estão optando por .NET, até pelo fato da maior parte dos servidores rodarem em ambiente Windows.
E mais… Para se conseguir conhecimentos sólidos em Java para Web, requer muito mais estudo, e conhecimentos de várias tecnologias, e que acaba sendo até um problema para as empresas.
E é aquela… Nunca vi um sistema que não pudesse ser implementado em qualquer linguagem que seja. Portanto, a discussão JSP (Java) x .NET não se decide na esfera técnica.
Acho que a grande questão é saber qual delas vai dominar num futuro próximo.
Aguardo respostas… para ver se faço a minha escolha… o meu foco de estudo, pois ainda estou pensando pra que lado atiro… rs[/color]
[color=darkred]Olá a todos!!! Trazendo denovo o assunto!!!Eu tenho 21 anos e atualmente trabalho com PHP, e estou querendo migrar para uma tecnologia mais $$$… entendem? rs
A verdade é que as tecnologias hoje de ponta em web são Java e .NET.
Mais qual delas eu devo focar o meu estudo???
Muito se fala, se fala… e nada!
A verdade é que Java é uma linguagem que é utilizada para desktop, Web, Celuar e … etc!
Enquanto .NET é usado para web. Estou errado?
É logico que vai ter muito mais aplicações… muito mais desenvolvedores em Java.
Se colocarmos no Catho uma Disputa JAVA X .NET… a nivel nacional o resultado é esse:JAVA: 1.145 Registros de Empregos
.NET: 400 Registros de EmpregosDiferença né? E se colocarmos JSP X .NET:
JSP: apenas 38 Registros de Empregos ( sendo que 32 é em são paulo )
.NET: 400 Registros de EmpregoSerá que a microsoft está manipulando a Catho, ou o Bill Gates contratou algumas pessoas para ficarem adcionando vagas de emprego na catho??? rs
Vamos ir para o NetCarreiras como o nosso amigo mencionou.JSP: 175 Vagas de Emprego
.NET: 360 Vagas de EmpregoPodemos levar em conta que a maior parte dessas empresas, são empresas que tinham como foco o ASP, e partiram para o .NET. Levando até uma vantagem em relação a JSP, que não tem antecedentes em web.
Temos que ver também que a Microsoft está cada vez mais entrando no mercado de TI brasileiro, promovendo cursos gratuítos de .NET, parcerias e etc. Isso é importante.A verdade é que eu sempre fui simpatizante do Java, até já comprei o livro do Deitel… rs Mais gosto da programação para a WEB, que sem dúvida vai ser o futuro dos Sistemas. A tendencia é tudo ir para a Web.
Mais lendo em fóruns… eu to vendo que a .NET está crescendo muito.
Então não podemos formar uma religião Java e fechar os olhos.
A verdade é que as empresas estão optando por .NET, até pelo fato da maior parte dos servidores rodarem em ambiente Windows.
E mais… Para se conseguir conhecimentos sólidos em Java para Web, requer muito mais estudo, e conhecimentos de várias tecnologias, e que acaba sendo até um problema para as empresas.
E é aquela… Nunca vi um sistema que não pudesse ser implementado em qualquer linguagem que seja. Portanto, a discussão JSP (Java) x .NET não se decide na esfera técnica.
Acho que a grande questão é saber qual delas vai dominar num futuro próximo.
Aguardo respostas… para ver se faço a minha escolha… o meu foco de estudo, pois ainda estou pensando pra que lado atiro… rs[/color]
Não podemos formar uma relgião Java, mas o que não pode tbm é você fazer uma pesquisa: JSP x .NET e a partir dai sair fazendo analises sem fundamento. JSP nunca foi igual a “Java para Web”. Jamais vc pode dizer que para web .NET tah sendo mais usado pq uma pesquisa JSP x .NET deu um número maior para .NET. A maioria de vagas de java para web sequer citam JSP na descrição da vaga.
[]'s
"
A Info citou a fonte da pesquisa? Geralmente ela cita a fonte da pesquisa de terceiros e é ela que tem de ser julgada se é válida ou não. Quanto ao JBuilder ganhar pesquisa, hoje ele É o eclipse com alguns plugins adicionais, inclusive com herança visual de formulários.
Como falei em 2005, se você acredita ou não na fonte o problema é seu mas ela está lá.
O cara que quer mudar de emprego, nao precisa aprender outra lang assim pra ganhar mais grana nao. Le sobre design patterns, le sobre RIA, e le sobre Laszlo. Acabou.
Assim o php não está sendo uma linguagem muito valorizada hoje em dia. Tudo bem, que o php é uma linguagem boa e tal… mais é muito popular… nao traz um diferencial
Gostei muito do que você levantou… em relação as ter vagas de java para web, que não mencionam JSP. Isso é verdade… pode ter vagas sim. Mais será mesmo que em oportunidades… o jsp supera ou se iguala ao .net?
Até pq java requer um maior estudo, uma maior analise… e etc… e não podemos perder tempo com linguagens “sem futuro”.
Agora em relação a pesquisa da info que todo mundo diz… eu acho que difilmente uma revista do porte da info, uma das revistas, ou quem sabe a mais conceituada do país publique algo irreal.
Acho que a microsoft é uma ótima desenvolvedora de cópias. Praticamente em toda sua história ela não criou nada de novo. Apenas copiou algo, fez melhor, e foi aprimorando… aprimorando… e monopolizando. E Se paramos para ver o código do .net… ele se assimila muito ao Java.
Atualmente, com o aparecimento de diversas empresas… e até mesmo o fortalecimento do Linux… a microsoft está dando uma caída, mais ainda é uma potência.
Acho que a grande perda do .NET é sua extrema dependencia da Microsoft.
Se paramos para ver o código do .net… ele se assimila muito ao Java.
Tb odeio a INFO pra mim INFO eh revista pra nego que nao sabe nada de informatica, ou aqueles vovos que fazem “curso de internet” na SOS computadores (se eh que isso ainda existe) hehehehe
Voltando ao topico, eu sempre fui programador java mudei recentemente pra .NET e minha opiniao eh, .NET/C# eh muito bom, tem a vantagem de ter tudo integrado, o Visual Studio eh muito legal, muito conviniente ter tudo na mesma IDE, unit tests, team explorer, etc etc.
Acho que isso acaba sendo uma vantagem sobre o java porque porque se vc quer fazer um sistema robusto, ter uma boa produtividade vc tem que ter zilhoes de libs e frameworks desenvolvidos por terceiros, etc.
Isso eh um pouco dificil se a empresa vende um sistema que obriga os desenvolvedores do seu cliente a ter conhecimento em milhoes de coisas. Quanto a “curva de aprendizado” (ohhh falei bonito), acho que tanto java quanto .NET sao iguais a unica diferenca eh que .NET vc vai estudar as ferramentas da microsoft e Java vc vai ter que estudar algum framework diferente, pesquisar alguma lib.
Mas pessoalmente (falando como um programador) eu acho Java muito mais divertido e prazeiroso de trabalhar, o programador tem muito mais controle do programa, .NET quando vc compila a solucao vc nunca sabe o que vai acontecer e as vezes mostra cada erro estupido (ala Microsoft) que nao tem NADA a ver com o que esta realmente dando errado ai os desenvolvedores perdem um tempo animal tentando decifrar o que esta acontecendo, fora os codigos estupidos por baixo dos panos que o visual studio adiciona no codigo que uma outra ou outra da merda.
Agora se tem mais programador usando Java do que .NET eu nao faco ideia, eu acredito que tem muita empresa que confia na microsoft e usa seus produtos e nao se importa em pagar caro por isso e tem muito programador que gosta de microsoft e acaba indo por esse caminho. Por outro lado java eh free, quem quer comecar a programar em java eh so baixar e usar, a comunidade java eh grande e ativa, por essa razao tem mais gente usando java do que .NET, pra mim eh dificil de acreditar que alguem vira desenvolvedor .NET por livre e espontanea vontade, mas tem gente que gosta.
//Daniel
Num sabia que isso existia, mas achei essa lista hilária:Lista com as 100 vantagens do .NET
Como ninguém lá no manageability ia fazer, fizeram eles mesmos :lol:
- Participação ativa das comunidades na construção dos produtos
- É mais fácil aprender .NET em grupos de usuários do que Java
28 ) COM+ é mais simples do que J2EE
Cara, conheço o “dono” desta lista - fui aluno dele em um dos mais fracos cursos oficiais da face da terra.
Para ele, clica e arrastar é melhor que qualquer analise.
Já bate boca varias vezes com esta “linda comparação” entre .NET x Java, isso comparando o framework 1.0 com J2EE 1.4
A opnião dele ( autor desta lista ) é no minimo leviana ( posso falar porque fui aluno desta figura )
"
A simples comparação em COM+ e J2EE também.
53% vem das empresas que tem convenio com a Microsoft…dai tem que usar linguagens da Microsoft!
"
Digamos que vc tenha que escolher entre duas coisas pra entrar no mercado de trabalho. Você tem uma visão geral e percebe que uma é mais fácil que a outra de lidar, o que vc prefere? A mais fácil certo?
Posso te afirmar que muita gente tem essa visão e isso faz com que vc esbarre em programador .NET pelas ruas. Eu gostei de Java e a coisa que me impulsiona ainda mais a continuar é a concorrência. Tem surgido vaga em Java aqui na minha empresa, assim como em outras empresas que testemunhei e está muito dificil de conseguir profissional e profissional qualificado ainda. Isso me anima muito. Veja, isso gera concorrência entre empresas, faz com que o salário aumente.
Isso é um dos beneficios do Java.
Todas as pessoas que perguntei sobre o porque do .NET responderam: “ah, é porque é bem mais fácil que Java”.
Preguiça? É só a facilidade de programar que interessa numa linguagem?
Não podemos formar uma relgião Java, mas o que não pode tbm é você fazer uma pesquisa: JSP x .NET e a partir dai sair fazendo analises sem fundamento. JSP nunca foi igual a “Java para Web”. Jamais vc pode dizer que para web .NET tah sendo mais usado pq uma pesquisa JSP x .NET deu um número maior para .NET. A maioria de vagas de java para web sequer citam JSP na descrição da vaga.Gostei muito do que você levantou… em relação as ter vagas de java para web, que não mencionam JSP. Isso é verdade… pode ter vagas sim. Mais será mesmo que em oportunidades… o jsp supera ou se iguala ao .net?
…
Leia de novo o que o lavh escreveu:
JSP nunca foi igual a “Java para Web”
A tua pergunta (jsp supera .net?) é meio tosca (sem ofensas). Procure um pouco sobre desenvolvimento web em Java, tu vai ver que o negócio vai muito além de JSP.
Falou!
Não podemos formar uma relgião Java, mas o que não pode tbm é você fazer uma pesquisa: JSP x .NET e a partir dai sair fazendo analises sem fundamento. JSP nunca foi igual a “Java para Web”. Jamais vc pode dizer que para web .NET tah sendo mais usado pq uma pesquisa JSP x .NET deu um número maior para .NET. A maioria de vagas de java para web sequer citam JSP na descrição da vaga.Gostei muito do que você levantou… em relação as ter vagas de java para web, que não mencionam JSP. Isso é verdade… pode ter vagas sim. Mais será mesmo que em oportunidades… o jsp supera ou se iguala ao .net?
…
Leia de novo o que o lavh escreveu:
JSP nunca foi igual a “Java para Web”
A tua pergunta (jsp supera .net?) é meio tosca (sem ofensas). Procure um pouco sobre desenvolvimento web em Java, tu vai ver que o negócio vai muito além de JSP.
Falou!
Quando me referi a se o java supera o .NET, é em relação a oportunidades e campo de trabalho. As duas são ótimas linguagens. Tudo que se faz numa se faz na outra.
A questão é… estudar .NET é mais fácil que o java. Como nosso amigo disse, as empresas estão disputando por bons profissionais… e Buscam… pq é dificil achar bons profissionais.
Mais será que para a empresa é melhor pagar alto para ter profissionais java…
ou quem sabe pagar menos por profissionais .NET.
Com a popularização do .NET, o comum é que o preço da mão de obra caia.
Java sempre vai existir… talvez vire um dia o que o cobol é hoje…
Mais na web… com a microsoft investindo alto em desenvolvimento…
com o surgimento de novas tecnologias como Ruby…
vcs não acham que pelo fato das dificuldades que o java oferece… ele não se torne talvez um tipo de linguagem especifica para certas ocasiões?
Digamos que vc tenha que escolher entre duas coisas pra entrar no mercado de trabalho. Você tem uma visão geral e percebe que uma é mais fácil que a outra de lidar, o que vc prefere? A mais fácil certo?Posso te afirmar que muita gente tem essa visão e isso faz com que vc esbarre em programador .NET pelas ruas. Eu gostei de Java e a coisa que me impulsiona ainda mais a continuar é a concorrência. Tem surgido vaga em Java aqui na minha empresa, assim como em outras empresas que testemunhei e está muito dificil de conseguir profissional e profissional qualificado ainda. Isso me anima muito. Veja, isso gera concorrência entre empresas, faz com que o salário aumente.
Isso é um dos beneficios do Java.
Todas as pessoas que perguntei sobre o porque do .NET responderam: “ah, é porque é bem mais fácil que Java”.
Preguiça? É só a facilidade de programar que interessa numa linguagem?
Esse papo de que .NET eh mais facil que java eh papo pr boi dormir, eu nao acho mais facil.
Sinceramente eu tenho mais facilidade com Java do que .NET, quando comecei a programar em Java em 3 meses eu ja tava dominando, ja tava produzindo coisa pra caramba em java e olha que eu trabalhava num banco que era um dos mais inovadores na area de informatica.
Agora trabalho com .NET a 4 meses e ainda tenho muita dificuldade com muitas coisas, acho que isso eh por causa do meu interesse eu tenho mais interesse em Java, parei de ser usuario windows na epoca do windows 3.11. Nao acho que eu ache .NET ruim, mas eu acho Java muito mais legal de se trabalhar (como disse no meu post acima).
Acho que provavelmente eh dificil de achar profissionais bons em .NET tb. Lembro que quando o Visual Basic era popular eu fui fazer uma entrevista e tinha que fazer um teste simples, tipo um form pra cadastrar uns dados. Quando eu terminei o teste o carinha que trabalhava la disse que tinha ido muita gente la falando que tinha experiencia em VB e nao consegui nem fazer esse teste simples.
Estranho vc “esbarrar” tanto programador .NET eu pelo menos quase nao conheco gente que programa em .NET ( so os da empresa que eu trabalho) fora isso eu vejo o contrario, um monte de programador java, as comunidades java cheia de gente enquando as comunidades .NET parecem um cemiterio.
//Daniel
Aqui na minha empresa tem .NET quanto Java.
E de uns tempos para cá tenho assustado como o .NET evoluiu. A turma do .NET está fazendo algumas coisas muito boas em muito pouco tempo.
Produtividade e qualidade está superando de longe os projetos Java aqui dentro.
Fica um pouco difícil de comparar porque utilizamos struts 1 e muita pouca coisa no Struts 2.
Mas mexer com Webservices no .NET é muito fácil(não que no Java não seja) e também a parte gráfica web e muito mais fácil.
Já andei estudando o Seam da vida, achei bem legal mais ainda tem muita coisa a evoluir.
Meu feeling que é que Java não é bom não, é ÓTIMO! Mas para projetos realmentes grandes, utilizando cluster e tudo mais.
Para os projetos que mexo aqui na empresa que são pequenos e de médio porte se eu tivesse escolha colocaria .NET ou Ruby sei lá.
Aqui na minha empresa tem .NET quanto Java.
E de uns tempos para cá tenho assustado como o .NET evoluiu. A turma do .NET está fazendo algumas coisas muito boas em muito pouco tempo.
Produtividade e qualidade está superando de longe os projetos Java aqui dentro.
Fica um pouco difícil de comparar porque utilizamos struts 1 e muita pouca coisa no Struts 2.
Mas mexer com Webservices no .NET é muito fácil(não que no Java não seja) e também a parte gráfica web e muito mais fácil.
Já andei estudando o Seam da vida, achei bem legal mais ainda tem muita coisa a evoluir.
Meu feeling que é que Java não é bom não, é ÓTIMO! Mas para projetos realmentes grandes, utilizando cluster e tudo mais.
Para os projetos que mexo aqui na empresa que são pequenos e de médio porte se eu tivesse escolha colocaria .NET ou Ruby sei lá.
É realmente isso que tenho medo q aconteça, que o Java se torde um Elefante branco, no qual seja uma ferramenta super poderosa, no entanto com o tempo de desenvolvimento alto e grandes custos. E as empresas acacaberem optando por soluções mais rápidas.
E concerteza o maior campo de emprego são em projetos de pequeno e medio porte.
E mesmo os de grande porte, podem ser implementados .NET
EU EM PARTICULAR TENHO UMA ENORME SIMPATIA POR JAVA!!!
Mais tenho medo que ele se torne um elefante branco no qual, poucos sabem utilizar, e que as empresas não desejam arcar com os pesos de custo.
Fala gente tudo bem? A INFO é claro que não é uma revista perfeita, mas também acho exagerado ela ser massacrada desse jeito. Tanto na revista quanto no site da revista tem matérias muito bacanas de alguns softwares (muitos inclusive opensource) para se usar, e várias soluções. Claro, que objetivo de qualquer revista é gerar lucro, mas acho errado dizer que a revista somente defenda patrocinadores e afins. Houveram e há várias matérias sobre softwares e sistemas que não buscam lucro algum. Mes passado mesmo saiu uma boa materia sobre a nova distribuição do opensuse e está ainda nas bancas um curso sobre o ubuntu. Esse mês mesmo saiu uma matéria dizendo como usar melhor o google, enfim, meu ponto é que não devemos enxergar as coisas ao extremo.
Quanto ao Java vs .Net, eu acredito mais no Java já que a tendência agora é que tudo se torne livre. Mas como ainda há muitos softwares e arquiteturas dependente de produtos microsft, o .Net ainda está aí firme e forte.
Abraços ae!
"
.NET tem fama de ser mais fácil porque o Visual Studio tem um ambiente RAD muito produtivo enquanto a maioria dos desenvolvedores Java codificam em ambientes não RAD. Só que o Java hoje também tem ferramentas RAD muito boas, tanto a do Netbeans quanto do JBuilder e de plugins visuais pro Eclipse. Os desenvolvedores Java preferem codificar sem RAD por opção, e não por falta dela e não perdem produtividade por isso. As IDEs Java hoje são tão práticas que mesmo sem programar visualmente a produtividade é elevadíssima.Só que, claro, os evangelizadores de .NET não contam essa parte, e como a Sun não investe no mesmo nível no Java, ele herdou essa fama.
Isso é verdade!!!
A microsoft investe PESADO em publicidade.
pra todo lugar que olhamos está o logo na microsoft, do windows… já vi varios banners do Visual Studio em sites. Isso acaba até fazendo que novas empresas e pessoas partem para essa tecnologia.
Mais como a propaganda é a alma do negócio né!!! e dinheiro para investir eles tem sim…
Tem tanto dinheiro que são realmente capazes de manipular pesquisas e a própria mídia… sem querer dizer que a tal pesquisa da INFO foi comprada.
Que tal no Mercado??? Empresas como Oracle, IBM fazem projeções e grandes estudos (pensando sempre a longo prazo, e apostaram no Java
Ahhh entendi. Não devemos acreditar nas revistas pois são influenciadas pelas grandes organizações!
Mas devemos acreditar nas grandes organizações!
Boa lógica essa, ou falta de.
Olá amigos,
Estou iniciando no java agora, já rodo alguns programas n netbeans e gostaria de saber
se alguem tem algum codigo ja pronto para aplicções web que entra com varios dados e
bem como cpf, nome, idade… armazeno eles e consiga tambem fazer o uplload de videos
para o sevidor, e depois quando iniciar um processo de busca eu consiga obter os dados
armazenados em pdf ou txt.
Obrigado
Todos sabemos que a plataforma .net é um clone do Java com os aderecos da Microsoft. Nao devemos levar em consideracao qualquer reportagem publicada pela revista INFO por nao ser uma fonte de informacao confiável, pois todas as análises, testes e matérias sao altamente tendenciosas e nao condizem em nada com a realidade. 
A Info é muito tendenciosa. Lembro ano passado que saiu uma matéria sobre “o que há de mais moderno nos celulares”. Mas tudo que vi foram oito páginas falando somente sobre o IPhone. Em vários trechos da revista lia-se: “Produto x não é tão bom quanto o IPhone, mas…” É uma revista que sempre esnoba iniciativas de caráter aberto a comunidade. Java e Linux? Não, Microsoft e .Net. Alguma coisa ou outra dá pra se aproveitar na revista, mas nota-se claramente que é uma revista altamente tendenciosa.
Não vejo nenhuma utilidade nesse post, a não ser criar polêmica.
Talvez a única utilidade dele seja relaxar um pouco, apedrejando a Microsoft.
Já passamos por guerras de IDEs, Java x .Net e até política aqui.
Por mim, tranco esse tópico, antes que o flamewar comece, ou que religião entre na pauta.
Me mostre uma fonte de informação que seja imparcial.
Cada um defende seus interesses, de uma maneira ou de outra.
Cabe a você ler o que te interessa e separar o que é bom do que é ruim.
Bom pessoal !
“FALANDO EM CODIGOS, FUNCIONALIDADES, FRAMEWORKS”
Alguem poderia me explicar a diferença em .NET e JAVA ?
.NET tb é orientado a objeto?
Ainda não entendi C#.net , ASP.net, etc … ? tudo é .NET ? são varias linguagens dentro do .NET?
Na verdade a plataforma .net é baseada na plataforma Java, tendo diversas semelhancas:
O código é pré compilado e gera uma IL (intermediate language), para em seguida ser convertido em linguagem de máquina.
Pode-se desenvolver aplicacoes desktp,web,mobile, bem como smart clients.
Orientada a objetos
Código gerenciado pelo .Net Framework (similar ao gerenciamento de código pela JVM).
Conjunto de classes para acesso a dados (ado.net) em ambiente desconectado.
Básicamente, é isso.
Um abraco. 
Estou com uma demo (inclusive código fonte) de um dispositivo biométrico feita em C#.
Coisas que me impressionaram:
-
A interface grafica (correspondente ao swing) é muito mais lenta do a feita em Java. Estranho a minha espectativa éra que fosse muito mais rápida.
-
Na interface existem alguns botões, a àre visível dos botões trunca o label; acho que foi uma bobeada do desenvolvedor, mas passou uma impressão ruim na qualidade da interface.
-
Em C# também tem codificação bem ruim.
Houve alguns detalhes que não gostei (get, set e os []) mas isto é uma questão de preferencia.
flws
Talvez a única utilidade dele seja relaxar um pouco, apedrejando a Microsoft.Já passamos por guerras de IDEs, Java x .Net e até política aqui.
Por mim, tranco esse tópico, antes que o flamewar comece, ou que religião entre na pauta.
Muito bem dito. Ninguém aprendeu nada neste tópico. Só aconteceu a velha pagação de pau de tecnologia.
Pessoal, esse é um tópico de 2005 que fui ressucitado por um colega com uma dúvida em Java.
O motivo dele ter escolhido esse tópico é que ele veio do .NET.
Maaaaasss, pondo lenha na fogueira, por aqui na região está tendo muita gente que trabalhava com Delphi e VB e tinha ido pra .NET e agora estão vindo pra Java. Outros caíram na estória da MS e tinham saído do Java e agora estão voltando.
Com tudo que o Java enfrenta, ele ainda é uma plataforma muito sólida e que consegue evoluir por várias “ondas” da web.
- começou com Applets em uma época que não existia animação na web
- quando veio a programação server side com cgi/isapi, ele veio com servlets e matou a pau
- com ASP e PHP concorrendo, evoluiu para o JSP
- agora com ASP.NET tem o JSF e vários frameworks
- com o advento das RIAs, veio o JavaFX
Cada vez que alguém vem profetizar a marca da plataforma, ela consegue se reinventar e continuar em alta.
Não existe linguagem eterna e não é recomendado a um bom profissional ficar com um mercado muito restrito de linguagem, mas o Java é um mercado lucrativo e ainda promete muito.
Pessoal, esse é um tópico de 2005 que fui ressucitado por um colega com uma dúvida em Java.O motivo dele ter escolhido esse tópico é que ele veio do .NET.
Maaaaasss, pondo lenha na fogueira, por aqui na região está tendo muita gente que trabalhava com Delphi e VB e tinha ido pra .NET e agora estão vindo pra Java. Outros caíram na estória da MS e tinham saído do Java e agora estão voltando.
Com tudo que o Java enfrenta, ele ainda é uma plataforma muito sólida e que consegue evoluir por várias “ondas” da web.
- começou com Applets em uma época que não existia animação na web
- quando veio a programação server side com cgi/isapi, ele veio com servlets e matou a pau
- com ASP e PHP concorrendo, evoluiu para o JSP
- agora com ASP.NET tem o JSF e vários frameworks
- com o advento das RIAs, veio o JavaFX
Cada vez que alguém vem profetizar a marca da plataforma, ela consegue se reinventar e continuar em alta.
Não existe linguagem eterna e não é recomendado a um bom profissional ficar com um mercado muito restrito de linguagem, mas o Java é um mercado lucrativo e ainda promete muito.
Mas engraçado que esse tipo de tópico só gera papo furado. Qual a diferença entre usar dot net ou java?
Irei usar o que resolver meu problema.
Olá amigos,
Eu fiz um programa em jsp que armazena varios dados de um cliente e
gostaria de saber como faço para que este cliente consiga anexar uma apresentação
e buscar ela qdo necessário, alguem pode me dar uma força aí???
Obrigado, abç.
Tal vez o maior problema do Java saja de fato a quantidade de frameworks a ser aprendida. No .net, o .net framework gerencia e disponibiliza todos os recursos para o desenvolvimento de diversos tipos de aplicacao.
Assim como alguns membros do Guj, vim do .net para o Java e acredito no potencial do mesmo como plataforma de desenvolvimento. 
Pois é, ao mesmo tempo de ter a vantagem de incentivar concorrência entre frameworks e as empresas desenvolvedoras tem a desvantagem de fragmentar o mercado. Quantas vezes a gente coloca um tópico do tipo "Estou com um problema X, uso IDE a, Framework b, c, d " e alguém responde “Não acontece comigo, uso a mesma IDE mas o Framework b, c, x”.
Talvez a única utilidade dele seja relaxar um pouco, apedrejando a Microsoft.Já passamos por guerras de IDEs, Java x .Net e até política aqui.
+1.
Vou trancar (ainda sou da opinião que tópicos velhos deveriam se trancar automaticamente, após algum tempo - digamos 3 meses).