Java x .NET

[quote=andre_guitar7]Digamos que vc tenha que escolher entre duas coisas pra entrar no mercado de trabalho. Você tem uma visão geral e percebe que uma é mais fácil que a outra de lidar, o que vc prefere? A mais fácil certo?

Posso te afirmar que muita gente tem essa visão e isso faz com que vc esbarre em programador .NET pelas ruas. Eu gostei de Java e a coisa que me impulsiona ainda mais a continuar é a concorrência. Tem surgido vaga em Java aqui na minha empresa, assim como em outras empresas que testemunhei e está muito dificil de conseguir profissional e profissional qualificado ainda. Isso me anima muito. Veja, isso gera concorrência entre empresas, faz com que o salário aumente.

Isso é um dos beneficios do Java.

Todas as pessoas que perguntei sobre o porque do .NET responderam: “ah, é porque é bem mais fácil que Java”.

Preguiça? É só a facilidade de programar que interessa numa linguagem?[/quote]

Esse papo de que .NET eh mais facil que java eh papo pr boi dormir, eu nao acho mais facil.
Sinceramente eu tenho mais facilidade com Java do que .NET, quando comecei a programar em Java em 3 meses eu ja tava dominando, ja tava produzindo coisa pra caramba em java e olha que eu trabalhava num banco que era um dos mais inovadores na area de informatica.

Agora trabalho com .NET a 4 meses e ainda tenho muita dificuldade com muitas coisas, acho que isso eh por causa do meu interesse eu tenho mais interesse em Java, parei de ser usuario windows na epoca do windows 3.11. Nao acho que eu ache .NET ruim, mas eu acho Java muito mais legal de se trabalhar (como disse no meu post acima).

Acho que provavelmente eh dificil de achar profissionais bons em .NET tb. Lembro que quando o Visual Basic era popular eu fui fazer uma entrevista e tinha que fazer um teste simples, tipo um form pra cadastrar uns dados. Quando eu terminei o teste o carinha que trabalhava la disse que tinha ido muita gente la falando que tinha experiencia em VB e nao consegui nem fazer esse teste simples.

Estranho vc “esbarrar” tanto programador .NET eu pelo menos quase nao conheco gente que programa em .NET ( so os da empresa que eu trabalho) fora isso eu vejo o contrario, um monte de programador java, as comunidades java cheia de gente enquando as comunidades .NET parecem um cemiterio.

//Daniel

Aqui na minha empresa tem .NET quanto Java.
E de uns tempos para cá tenho assustado como o .NET evoluiu. A turma do .NET está fazendo algumas coisas muito boas em muito pouco tempo.
Produtividade e qualidade está superando de longe os projetos Java aqui dentro.
Fica um pouco difícil de comparar porque utilizamos struts 1 e muita pouca coisa no Struts 2.
Mas mexer com Webservices no .NET é muito fácil(não que no Java não seja) e também a parte gráfica web e muito mais fácil.
Já andei estudando o Seam da vida, achei bem legal mais ainda tem muita coisa a evoluir.
Meu feeling que é que Java não é bom não, é ÓTIMO! Mas para projetos realmentes grandes, utilizando cluster e tudo mais.
Para os projetos que mexo aqui na empresa que são pequenos e de médio porte se eu tivesse escolha colocaria .NET ou Ruby sei lá.

[quote=Hempx]Aqui na minha empresa tem .NET quanto Java.
E de uns tempos para cá tenho assustado como o .NET evoluiu. A turma do .NET está fazendo algumas coisas muito boas em muito pouco tempo.
Produtividade e qualidade está superando de longe os projetos Java aqui dentro.
Fica um pouco difícil de comparar porque utilizamos struts 1 e muita pouca coisa no Struts 2.
Mas mexer com Webservices no .NET é muito fácil(não que no Java não seja) e também a parte gráfica web e muito mais fácil.
Já andei estudando o Seam da vida, achei bem legal mais ainda tem muita coisa a evoluir.
Meu feeling que é que Java não é bom não, é ÓTIMO! Mas para projetos realmentes grandes, utilizando cluster e tudo mais.
Para os projetos que mexo aqui na empresa que são pequenos e de médio porte se eu tivesse escolha colocaria .NET ou Ruby sei lá.

[/quote]

É realmente isso que tenho medo q aconteça, que o Java se torde um Elefante branco, no qual seja uma ferramenta super poderosa, no entanto com o tempo de desenvolvimento alto e grandes custos. E as empresas acacaberem optando por soluções mais rápidas.
E concerteza o maior campo de emprego são em projetos de pequeno e medio porte.
E mesmo os de grande porte, podem ser implementados .NET
EU EM PARTICULAR TENHO UMA ENORME SIMPATIA POR JAVA!!!
Mais tenho medo que ele se torne um elefante branco no qual, poucos sabem utilizar, e que as empresas não desejam arcar com os pesos de custo.

Fala gente tudo bem? A INFO é claro que não é uma revista perfeita, mas também acho exagerado ela ser massacrada desse jeito. Tanto na revista quanto no site da revista tem matérias muito bacanas de alguns softwares (muitos inclusive opensource) para se usar, e várias soluções. Claro, que objetivo de qualquer revista é gerar lucro, mas acho errado dizer que a revista somente defenda patrocinadores e afins. Houveram e há várias matérias sobre softwares e sistemas que não buscam lucro algum. Mes passado mesmo saiu uma boa materia sobre a nova distribuição do opensuse e está ainda nas bancas um curso sobre o ubuntu. Esse mês mesmo saiu uma matéria dizendo como usar melhor o google, enfim, meu ponto é que não devemos enxergar as coisas ao extremo.

Quanto ao Java vs .Net, eu acredito mais no Java já que a tendência agora é que tudo se torne livre. Mas como ainda há muitos softwares e arquiteturas dependente de produtos microsft, o .Net ainda está aí firme e forte.

Abraços ae!

"

[quote=marcosalex].NET tem fama de ser mais fácil porque o Visual Studio tem um ambiente RAD muito produtivo enquanto a maioria dos desenvolvedores Java codificam em ambientes não RAD. Só que o Java hoje também tem ferramentas RAD muito boas, tanto a do Netbeans quanto do JBuilder e de plugins visuais pro Eclipse. Os desenvolvedores Java preferem codificar sem RAD por opção, e não por falta dela e não perdem produtividade por isso. As IDEs Java hoje são tão práticas que mesmo sem programar visualmente a produtividade é elevadíssima.

Só que, claro, os evangelizadores de .NET não contam essa parte, e como a Sun não investe no mesmo nível no Java, ele herdou essa fama.[/quote]

Isso é verdade!!!
A microsoft investe PESADO em publicidade.
pra todo lugar que olhamos está o logo na microsoft, do windows… já vi varios banners do Visual Studio em sites. Isso acaba até fazendo que novas empresas e pessoas partem para essa tecnologia.
Mais como a propaganda é a alma do negócio né!!! e dinheiro para investir eles tem sim…
Tem tanto dinheiro que são realmente capazes de manipular pesquisas e a própria mídia… sem querer dizer que a tal pesquisa da INFO foi comprada.

Que tal no Mercado??? Empresas como Oracle, IBM fazem projeções e grandes estudos (pensando sempre a longo prazo, e apostaram no Java
[/quote]

Ahhh entendi. Não devemos acreditar nas revistas pois são influenciadas pelas grandes organizações!
Mas devemos acreditar nas grandes organizações!

Boa lógica essa, ou falta de.

Olá amigos,

Estou iniciando no java agora, já rodo alguns programas n netbeans e gostaria de saber
se alguem tem algum codigo ja pronto para aplicções web que entra com varios dados e
bem como cpf, nome, idade… armazeno eles e consiga tambem fazer o uplload de videos
para o sevidor, e depois quando iniciar um processo de busca eu consiga obter os dados
armazenados em pdf ou txt.

Obrigado

Todos sabemos que a plataforma .net é um clone do Java com os aderecos da Microsoft. Nao devemos levar em consideracao qualquer reportagem publicada pela revista INFO por nao ser uma fonte de informacao confiável, pois todas as análises, testes e matérias sao altamente tendenciosas e nao condizem em nada com a realidade. :wink:

A Info é muito tendenciosa. Lembro ano passado que saiu uma matéria sobre “o que há de mais moderno nos celulares”. Mas tudo que vi foram oito páginas falando somente sobre o IPhone. Em vários trechos da revista lia-se: “Produto x não é tão bom quanto o IPhone, mas…” É uma revista que sempre esnoba iniciativas de caráter aberto a comunidade. Java e Linux? Não, Microsoft e .Net. Alguma coisa ou outra dá pra se aproveitar na revista, mas nota-se claramente que é uma revista altamente tendenciosa.

Não vejo nenhuma utilidade nesse post, a não ser criar polêmica.
Talvez a única utilidade dele seja relaxar um pouco, apedrejando a Microsoft.

Já passamos por guerras de IDEs, Java x .Net e até política aqui.

Por mim, tranco esse tópico, antes que o flamewar comece, ou que religião entre na pauta.

Me mostre uma fonte de informação que seja imparcial.
Cada um defende seus interesses, de uma maneira ou de outra.
Cabe a você ler o que te interessa e separar o que é bom do que é ruim.

Bom pessoal !

“FALANDO EM CODIGOS, FUNCIONALIDADES, FRAMEWORKS”

Alguem poderia me explicar a diferença em .NET e JAVA ?
.NET tb é orientado a objeto?
Ainda não entendi C#.net , ASP.net, etc … ? tudo é .NET ? são varias linguagens dentro do .NET?

Na verdade a plataforma .net é baseada na plataforma Java, tendo diversas semelhancas:

O código é pré compilado e gera uma IL (intermediate language), para em seguida ser convertido em linguagem de máquina.
Pode-se desenvolver aplicacoes desktp,web,mobile, bem como smart clients.
Orientada a objetos
Código gerenciado pelo .Net Framework (similar ao gerenciamento de código pela JVM).
Conjunto de classes para acesso a dados (ado.net) em ambiente desconectado.

Básicamente, é isso.
Um abraco. :wink:

Estou com uma demo (inclusive código fonte) de um dispositivo biométrico feita em C#.

Coisas que me impressionaram:

1. A interface grafica (correspondente ao swing) é muito mais lenta do a feita em Java. Estranho a minha espectativa éra que fosse muito mais rápida.

2. Na interface existem alguns botões, a àre visível dos botões trunca o label; acho que foi uma bobeada do desenvolvedor, mas passou uma impressão ruim na qualidade da interface.

3. Em C# também tem codificação bem ruim.

Houve alguns detalhes que não gostei (get, set e os []) mas isto é uma questão de preferencia.

flws

[quote=ViniGodoy]Não vejo nenhuma utilidade nesse post, a não ser criar polêmica.
Talvez a única utilidade dele seja relaxar um pouco, apedrejando a Microsoft.

Já passamos por guerras de IDEs, Java x .Net e até política aqui.

Por mim, tranco esse tópico, antes que o flamewar comece, ou que religião entre na pauta.[/quote]

Muito bem dito. Ninguém aprendeu nada neste tópico. Só aconteceu a velha pagação de pau de tecnologia.

Pessoal, esse é um tópico de 2005 que fui ressucitado por um colega com uma dúvida em Java.

O motivo dele ter escolhido esse tópico é que ele veio do .NET.

Maaaaasss, pondo lenha na fogueira, por aqui na região está tendo muita gente que trabalhava com Delphi e VB e tinha ido pra .NET e agora estão vindo pra Java. Outros caíram na estória da MS e tinham saído do Java e agora estão voltando.

Com tudo que o Java enfrenta, ele ainda é uma plataforma muito sólida e que consegue evoluir por várias “ondas” da web.

• começou com Applets em uma época que não existia animação na web
  • quando veio a programação server side com cgi/isapi, ele veio com servlets e matou a pau
  • com ASP e PHP concorrendo, evoluiu para o JSP
  • agora com ASP.NET tem o JSF e vários frameworks
  • com o advento das RIAs, veio o JavaFX

Cada vez que alguém vem profetizar a marca da plataforma, ela consegue se reinventar e continuar em alta.
Não existe linguagem eterna e não é recomendado a um bom profissional ficar com um mercado muito restrito de linguagem, mas o Java é um mercado lucrativo e ainda promete muito.

[quote=marcosalex]Pessoal, esse é um tópico de 2005 que fui ressucitado por um colega com uma dúvida em Java.

O motivo dele ter escolhido esse tópico é que ele veio do .NET.

Maaaaasss, pondo lenha na fogueira, por aqui na região está tendo muita gente que trabalhava com Delphi e VB e tinha ido pra .NET e agora estão vindo pra Java. Outros caíram na estória da MS e tinham saído do Java e agora estão voltando.

Com tudo que o Java enfrenta, ele ainda é uma plataforma muito sólida e que consegue evoluir por várias “ondas” da web.

• começou com Applets em uma época que não existia animação na web
  • quando veio a programação server side com cgi/isapi, ele veio com servlets e matou a pau
  • com ASP e PHP concorrendo, evoluiu para o JSP
  • agora com ASP.NET tem o JSF e vários frameworks
  • com o advento das RIAs, veio o JavaFX

Cada vez que alguém vem profetizar a marca da plataforma, ela consegue se reinventar e continuar em alta.
Não existe linguagem eterna e não é recomendado a um bom profissional ficar com um mercado muito restrito de linguagem, mas o Java é um mercado lucrativo e ainda promete muito.[/quote]

Mas engraçado que esse tipo de tópico só gera papo furado. Qual a diferença entre usar dot net ou java?
Irei usar o que resolver meu problema.

Olá amigos,

Eu fiz um programa em jsp que armazena varios dados de um cliente e
gostaria de saber como faço para que este cliente consiga anexar uma apresentação
e buscar ela qdo necessário, alguem pode me dar uma força aí???

Obrigado, abç.

Tal vez o maior problema do Java saja de fato a quantidade de frameworks a ser aprendida. No .net, o .net framework gerencia e disponibiliza todos os recursos para o desenvolvimento de diversos tipos de aplicacao.

Assim como alguns membros do Guj, vim do .net para o Java e acredito no potencial do mesmo como plataforma de desenvolvimento. :wink: