Java x .NET

rpz essa é a segunda materia da info que vejo descendo o pau em java… rpz é complicado… vc quer trabalhar aonde? vc tem pretenção… de sair de sua cidade/estado/pais? esses fatores influencia tb no estudo de uma linguaguem… .NET tem suas particularidades e JAVA tb… agora na ponta quem decide é o cliente… ja vi clientes 100% tecnologia M$, e nao aceita nada que no mesmo segmento que nao seja da M$, tudo realitivo… isso…
No banheiro leia mundojava :D(a desse mes da show de bola… nunca vi tanto doutor em uma unica edição) fora a galera do forum os feras como paulo silveira(Mestre), o Guerra(Doutor) :D.

Para conhecer o mercado… dar uma olhada nos sites de vagas de empregos conceitos e veja o que o mercado pede
www.empregosnaweb.com.br
www.empregosbahia.com.br
www.netcarreiras.com.br

flw!!

LPJAVA…vc sempre com uma boa opnião das coisas né… vou começar a ler a mundo Java HJ!

Na verdade o desenvolvimento Java nos EUA supera em muito o número de profissionais .net. Não se pode acreditar em tudo que a revista info publica, pois sua opinião é no mínimo tendenciosa.
Aqui no Brasil, as melhores oportunidades de trabalho estão relacionadas a tecnologia Java.

[quote=Marcio_Nogueira]Na verdade o desenvolvimento Java nos EUA supera em muito o número de profissionais .net. Não se pode acreditar em tudo que a revista info publica, pois sua opinião é no mínimo tendenciosa.
Aqui no Brasil, as melhores oportunidades de trabalho estão relacionadas a tecnologia Java.[/quote]

Não que eu duvide ou concorde de você mas sem citar fontes o que você disse não tem muito valor (exceto, claro, “feeling” que é algo importante mas não é científico). Tenho certeza que a Info, por pior que seja, publica fontes.

[color=darkred]Olá a todos!!! Trazendo denovo o assunto!!!

Eu tenho 21 anos e atualmente trabalho com PHP, e estou querendo migrar para uma tecnologia mais $$$… entendem? rs
A verdade é que as tecnologias hoje de ponta em web são Java e .NET.
Mais qual delas eu devo focar o meu estudo???
Muito se fala, se fala… e nada!
A verdade é que Java é uma linguagem que é utilizada para desktop, Web, Celuar e … etc!
Enquanto .NET é usado para web. Estou errado?
É logico que vai ter muito mais aplicações… muito mais desenvolvedores em Java.
Se colocarmos no Catho uma Disputa JAVA X .NET… a nivel nacional o resultado é esse:

JAVA: 1.145 Registros de Empregos
.NET: 400 Registros de Empregos

Diferença né? E se colocarmos JSP X .NET:
JSP: apenas 38 Registros de Empregos ( sendo que 32 é em são paulo )
.NET: 400 Registros de Emprego

Será que a microsoft está manipulando a Catho, ou o Bill Gates contratou algumas pessoas para ficarem adcionando vagas de emprego na catho??? rs
Vamos ir para o NetCarreiras como o nosso amigo mencionou.

JSP: 175 Vagas de Emprego
.NET: 360 Vagas de Emprego

Podemos levar em conta que a maior parte dessas empresas, são empresas que tinham como foco o ASP, e partiram para o .NET. Levando até uma vantagem em relação a JSP, que não tem antecedentes em web.
Temos que ver também que a Microsoft está cada vez mais entrando no mercado de TI brasileiro, promovendo cursos gratuítos de .NET, parcerias e etc. Isso é importante.

A verdade é que eu sempre fui simpatizante do Java, até já comprei o livro do Deitel… rs Mais gosto da programação para a WEB, que sem dúvida vai ser o futuro dos Sistemas. A tendencia é tudo ir para a Web.
Mais lendo em fóruns… eu to vendo que a .NET está crescendo muito.
Então não podemos formar uma religião Java e fechar os olhos.
A verdade é que as empresas estão optando por .NET, até pelo fato da maior parte dos servidores rodarem em ambiente Windows.
E mais… Para se conseguir conhecimentos sólidos em Java para Web, requer muito mais estudo, e conhecimentos de várias tecnologias, e que acaba sendo até um problema para as empresas.
E é aquela… Nunca vi um sistema que não pudesse ser implementado em qualquer linguagem que seja. Portanto, a discussão JSP (Java) x .NET não se decide na esfera técnica.
Acho que a grande questão é saber qual delas vai dominar num futuro próximo.
Aguardo respostas… para ver se faço a minha escolha… o meu foco de estudo, pois ainda estou pensando pra que lado atiro… rs[/color]

[quote=programadormaia][color=darkred]Olá a todos!!! Trazendo denovo o assunto!!!

Eu tenho 21 anos e atualmente trabalho com PHP, e estou querendo migrar para uma tecnologia mais $$$… entendem? rs
A verdade é que as tecnologias hoje de ponta em web são Java e .NET.
Mais qual delas eu devo focar o meu estudo???
Muito se fala, se fala… e nada!
A verdade é que Java é uma linguagem que é utilizada para desktop, Web, Celuar e … etc!
Enquanto .NET é usado para web. Estou errado?
É logico que vai ter muito mais aplicações… muito mais desenvolvedores em Java.
Se colocarmos no Catho uma Disputa JAVA X .NET… a nivel nacional o resultado é esse:

JAVA: 1.145 Registros de Empregos
.NET: 400 Registros de Empregos

Diferença né? E se colocarmos JSP X .NET:
JSP: apenas 38 Registros de Empregos ( sendo que 32 é em são paulo )
.NET: 400 Registros de Emprego

Será que a microsoft está manipulando a Catho, ou o Bill Gates contratou algumas pessoas para ficarem adcionando vagas de emprego na catho??? rs
Vamos ir para o NetCarreiras como o nosso amigo mencionou.

JSP: 175 Vagas de Emprego
.NET: 360 Vagas de Emprego

Podemos levar em conta que a maior parte dessas empresas, são empresas que tinham como foco o ASP, e partiram para o .NET. Levando até uma vantagem em relação a JSP, que não tem antecedentes em web.
Temos que ver também que a Microsoft está cada vez mais entrando no mercado de TI brasileiro, promovendo cursos gratuítos de .NET, parcerias e etc. Isso é importante.

A verdade é que eu sempre fui simpatizante do Java, até já comprei o livro do Deitel… rs Mais gosto da programação para a WEB, que sem dúvida vai ser o futuro dos Sistemas. A tendencia é tudo ir para a Web.
Mais lendo em fóruns… eu to vendo que a .NET está crescendo muito.
Então não podemos formar uma religião Java e fechar os olhos.
A verdade é que as empresas estão optando por .NET, até pelo fato da maior parte dos servidores rodarem em ambiente Windows.
E mais… Para se conseguir conhecimentos sólidos em Java para Web, requer muito mais estudo, e conhecimentos de várias tecnologias, e que acaba sendo até um problema para as empresas.
E é aquela… Nunca vi um sistema que não pudesse ser implementado em qualquer linguagem que seja. Portanto, a discussão JSP (Java) x .NET não se decide na esfera técnica.
Acho que a grande questão é saber qual delas vai dominar num futuro próximo.
Aguardo respostas… para ver se faço a minha escolha… o meu foco de estudo, pois ainda estou pensando pra que lado atiro… rs[/color][/quote]

Não podemos formar uma relgião Java, mas o que não pode tbm é você fazer uma pesquisa: JSP x .NET e a partir dai sair fazendo analises sem fundamento. JSP nunca foi igual a “Java para Web”. Jamais vc pode dizer que para web .NET tah sendo mais usado pq uma pesquisa JSP x .NET deu um número maior para .NET. A maioria de vagas de java para web sequer citam JSP na descrição da vaga.

[]'s

"

[quote=marcosalex]A Info citou a fonte da pesquisa? Geralmente ela cita a fonte da pesquisa de terceiros e é ela que tem de ser julgada se é válida ou não. Quanto ao JBuilder ganhar pesquisa, hoje ele É o eclipse com alguns plugins adicionais, inclusive com herança visual de formulários.
[/quote]

Como falei em 2005, se você acredita ou não na fonte o problema é seu mas ela está lá.

O cara que quer mudar de emprego, nao precisa aprender outra lang assim pra ganhar mais grana nao. Le sobre design patterns, le sobre RIA, e le sobre Laszlo. Acabou.

Assim o php não está sendo uma linguagem muito valorizada hoje em dia. Tudo bem, que o php é uma linguagem boa e tal… mais é muito popular… nao traz um diferencial

Gostei muito do que você levantou… em relação as ter vagas de java para web, que não mencionam JSP. Isso é verdade… pode ter vagas sim. Mais será mesmo que em oportunidades… o jsp supera ou se iguala ao .net?
Até pq java requer um maior estudo, uma maior analise… e etc… e não podemos perder tempo com linguagens “sem futuro”.

Agora em relação a pesquisa da info que todo mundo diz… eu acho que difilmente uma revista do porte da info, uma das revistas, ou quem sabe a mais conceituada do país publique algo irreal.

Acho que a microsoft é uma ótima desenvolvedora de cópias. Praticamente em toda sua história ela não criou nada de novo. Apenas copiou algo, fez melhor, e foi aprimorando… aprimorando… e monopolizando. E Se paramos para ver o código do .net… ele se assimila muito ao Java.

Atualmente, com o aparecimento de diversas empresas… e até mesmo o fortalecimento do Linux… a microsoft está dando uma caída, mais ainda é uma potência.

Acho que a grande perda do .NET é sua extrema dependencia da Microsoft.

Se paramos para ver o código do .net… ele se assimila muito ao Java.

[quote=Filipe Sabella]Eu odeio a INFO com todo meu coração.
odiando com todo o coração[/quote]

Tb odeio a INFO pra mim INFO eh revista pra nego que nao sabe nada de informatica, ou aqueles vovos que fazem “curso de internet” na SOS computadores (se eh que isso ainda existe) hehehehe

Voltando ao topico, eu sempre fui programador java mudei recentemente pra .NET e minha opiniao eh, .NET/C# eh muito bom, tem a vantagem de ter tudo integrado, o Visual Studio eh muito legal, muito conviniente ter tudo na mesma IDE, unit tests, team explorer, etc etc.
Acho que isso acaba sendo uma vantagem sobre o java porque porque se vc quer fazer um sistema robusto, ter uma boa produtividade vc tem que ter zilhoes de libs e frameworks desenvolvidos por terceiros, etc.
Isso eh um pouco dificil se a empresa vende um sistema que obriga os desenvolvedores do seu cliente a ter conhecimento em milhoes de coisas. Quanto a “curva de aprendizado” (ohhh falei bonito), acho que tanto java quanto .NET sao iguais a unica diferenca eh que .NET vc vai estudar as ferramentas da microsoft e Java vc vai ter que estudar algum framework diferente, pesquisar alguma lib.

Mas pessoalmente (falando como um programador) eu acho Java muito mais divertido e prazeiroso de trabalhar, o programador tem muito mais controle do programa, .NET quando vc compila a solucao vc nunca sabe o que vai acontecer e as vezes mostra cada erro estupido (ala Microsoft) que nao tem NADA a ver com o que esta realmente dando errado ai os desenvolvedores perdem um tempo animal tentando decifrar o que esta acontecendo, fora os codigos estupidos por baixo dos panos que o visual studio adiciona no codigo que uma outra ou outra da merda.

Agora se tem mais programador usando Java do que .NET eu nao faco ideia, eu acredito que tem muita empresa que confia na microsoft e usa seus produtos e nao se importa em pagar caro por isso e tem muito programador que gosta de microsoft e acaba indo por esse caminho. Por outro lado java eh free, quem quer comecar a programar em java eh so baixar e usar, a comunidade java eh grande e ativa, por essa razao tem mais gente usando java do que .NET, pra mim eh dificil de acreditar que alguem vira desenvolvedor .NET por livre e espontanea vontade, mas tem gente que gosta.

//Daniel

[quote=Mauricio Linhares]Num sabia que isso existia, mas achei essa lista hilária:

Lista com as 100 vantagens do .NET

Como ninguém lá no manageability ia fazer, fizeram eles mesmos :lol:

[quote=Lista com as 100 vantagens]

1. Participação ativa das comunidades na construção dos produtos
  2. É mais fácil aprender .NET em grupos de usuários do que Java
    28 ) COM+ é mais simples do que J2EE
    [/quote][/quote]

Cara, conheço o “dono” desta lista - fui aluno dele em um dos mais fracos cursos oficiais da face da terra.
Para ele, clica e arrastar é melhor que qualquer analise.
Já bate boca varias vezes com esta “linda comparação” entre .NET x Java, isso comparando o framework 1.0 com J2EE 1.4
A opnião dele ( autor desta lista ) é no minimo leviana ( posso falar porque fui aluno desta figura )

"

A simples comparação em COM+ e J2EE também.

53% vem das empresas que tem convenio com a Microsoft…dai tem que usar linguagens da Microsoft!

"

Digamos que vc tenha que escolher entre duas coisas pra entrar no mercado de trabalho. Você tem uma visão geral e percebe que uma é mais fácil que a outra de lidar, o que vc prefere? A mais fácil certo?

Posso te afirmar que muita gente tem essa visão e isso faz com que vc esbarre em programador .NET pelas ruas. Eu gostei de Java e a coisa que me impulsiona ainda mais a continuar é a concorrência. Tem surgido vaga em Java aqui na minha empresa, assim como em outras empresas que testemunhei e está muito dificil de conseguir profissional e profissional qualificado ainda. Isso me anima muito. Veja, isso gera concorrência entre empresas, faz com que o salário aumente.

Isso é um dos beneficios do Java.

Todas as pessoas que perguntei sobre o porque do .NET responderam: “ah, é porque é bem mais fácil que Java”.

Preguiça? É só a facilidade de programar que interessa numa linguagem?

[quote=programadormaia][quote=lavh]
Não podemos formar uma relgião Java, mas o que não pode tbm é você fazer uma pesquisa: JSP x .NET e a partir dai sair fazendo analises sem fundamento. JSP nunca foi igual a “Java para Web”. Jamais vc pode dizer que para web .NET tah sendo mais usado pq uma pesquisa JSP x .NET deu um número maior para .NET. A maioria de vagas de java para web sequer citam JSP na descrição da vaga.

[/quote]

Gostei muito do que você levantou… em relação as ter vagas de java para web, que não mencionam JSP. Isso é verdade… pode ter vagas sim. Mais será mesmo que em oportunidades… o jsp supera ou se iguala ao .net?

[/quote]

Leia de novo o que o lavh escreveu:

JSP nunca foi igual a “Java para Web”

A tua pergunta (jsp supera .net?) é meio tosca (sem ofensas). Procure um pouco sobre desenvolvimento web em Java, tu vai ver que o negócio vai muito além de JSP.

Falou!

[quote=wagnerfrancisco][quote=programadormaia][quote=lavh]

[/quote]

[/quote]

Leia de novo o que o lavh escreveu:

JSP nunca foi igual a “Java para Web”

A tua pergunta (jsp supera .net?) é meio tosca (sem ofensas). Procure um pouco sobre desenvolvimento web em Java, tu vai ver que o negócio vai muito além de JSP.

Falou![/quote]

Quando me referi a se o java supera o .NET, é em relação a oportunidades e campo de trabalho. As duas são ótimas linguagens. Tudo que se faz numa se faz na outra.
A questão é… estudar .NET é mais fácil que o java. Como nosso amigo disse, as empresas estão disputando por bons profissionais… e Buscam… pq é dificil achar bons profissionais.
Mais será que para a empresa é melhor pagar alto para ter profissionais java…
ou quem sabe pagar menos por profissionais .NET.
Com a popularização do .NET, o comum é que o preço da mão de obra caia.

Java sempre vai existir… talvez vire um dia o que o cobol é hoje…

Mais na web… com a microsoft investindo alto em desenvolvimento…
com o surgimento de novas tecnologias como Ruby…
vcs não acham que pelo fato das dificuldades que o java oferece… ele não se torne talvez um tipo de linguagem especifica para certas ocasiões?