Java X PHP

:?: Olá,

Sou desenvolvedor de sistemas, tenho algumas dúvidas em relação as linguagens PHP e Java.
Na empresa onde trabalho iremos desenvolver um sistema financeiro e orçamentário muito complexo, cheio de cálculos e teremos que nos comunicar com as instituiçoes financeiras também.
Este sistema será usado em todas as filiais da empresa que fica no interior de São Paulo, acessando diretamente aqui na capital utilizando o Banco de Dados Oracle.

A minha dúvida é a seguinte, qual a melhor opção Java ou PHP?

Não sabemos se o PHP vai suportar a complexidade do sistema sendo utilizado por centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Eu sei que Java suporta qualquer tipo de complexidade de sistema, agora PHP fico na dúvida, pois o próprio nome diz “Personal Home Page”.

Se vc´s tiver as vantagens e desvantagens de cada um, e alguns cases com sistemas complexos eu agradeço muito.

PHP é hypertext pre-processor… é o q diz no php.net

para trabalhar com números, acho melhor Java, mesmo… e se vc está tão confiante em Java, pq arriscar com PHP?

:?: Não estou confiante, estou em dúvida.
Pois temos variáveis importantes no meio disso tudo.
Tais como Tempo de Desenvolvimento, performace, custo etc, etc… :?:

para as variáveis tempo de desenvolvimento e custo, se a sua equipe domina PHP mais q Java, vai ser mais barato e rápido com PHP.

não acho q PHP vá deixar a desejar quanto a performace, nem teria pq.

A Oracle investe bastante em Java, oque pode ser uma vantagem… tem bantante coisa no site da OTN (otn.oracle.com)

Se o sistema é muuuiiito gigante usar EJB, servidores de aplicação, etc, vai t dar inúmeras vantagens… por exemplo o JBOSS, se eu não me engano, tem até sistema de clustering e balanceamente etc. Das rotinas financeiras q vc vai ter q desenvolver, acredito que seja mais fácil encontrar coisa pronta em Java… outra vantagem…

acho q t confundi mais ainda, né? foi mal, mas eu tb não saberia escolher… acho q vc tem q analisar a tua equipe principalmente. Se o pessoal não manja nada de java, nem adianta pq se for pra fazer JSP simples não vale a pena não… só se for pra usar td q java tem pra oferecer.

:?: O maior problema são nossos usuários, e o mini-mundo onde este sistema estara atuando.

temos atualmente muitos usuários espalhados no estado de São Paulo.

Dá-lhe Teo,

Posso te chamar de Teo ? hehehe
Seguinte, não sei se já deves ter percebido, mas normalmente o pessoal que gosta de Java vai te dizer que é bem melhor que Php, e vice-versa.

Mas uma coisa que vai interferir no teu julgamento é bem o que Neto já disse, depende do preparo da tua equipe. É muito mais rápido pro pessoal fazer o projeto baseado no conhecimento que eles já têm.

O tempo que tu vais dispor pra poder entregar esse projeto também é importante, pios se for pra aprender a linguagem do zero, vale a pena usar um pouco mais do tempo e aprender o Java, utilizando tudo o que a linguagem oferece. Dependendo do tamanho da equipe, talvez valha a pena fazer “mini-cursos” pra que todos aprendam de forma mais rápida e uniforme, possibilitando a solução de dúvidas de maneira muito mais fácil e eficiente.

Eu, pessoalmente, prefiro Java, acho Php uma linguagem dos infernos, mas eu também achava o java assim quando troquei de pascal pra java.

Espero que os conselhos do pessoal te ajudem a escolher. Boa Sorte!

[]s

:!: bem atualmente utilizamos o Oracle form’s “abandonado pela oracle” que é um verdadeiro Elefante de tão pesado que é na rede.

tem ferramentas que convertem de oracle form para java, não sei se bem, mas… eu vi um anúncio numa Oracle Magazine… se vc quiser, posso vasculhar nas edições antigas…

teofilo,

Já programei com PHP e Java, trabalho com sistemas financeiros e entendo a sua preocupação. Aconselho vc a trabalhar com uma linguagem Orientada a Objetos que irá lhe ajudar muito, principalmente na reutilização de componentes… bem essas coisas.

Bem o PHP é procedural porém andei visitando a comunidade PHP e vi que eles estão levando o PHP para OO. Vantagens do PHP: Muito mais fácil de se aprender e desenvolver, aplicações pequenas e médias roda muito bem. Inclusive conheço um pessoal da acasadolinux.com.br que possuem um ERP desenvolvido com PHP.

As vantagens do Java são muitas tb, mas o que acredito ser a mais importante é que Java não é só uma linguagem de programação é uma tecnologia que a cada dia está melhor, mais abrangente e com mais e mais desenvolvedores.

Aconselho usar Java. Não podemos negar que as duas principais tecnologias de hoje e do futuro próximo são Java e .Net, acredito que o PHP continuará sendo uma alternativa para pequenos e médios projetos.

Espero ter lhe ajudado. Caso queira trocar mais idéias estamos ai!

Até mais,

Ricardo Serra
www.portaljava.com
www.open.org.br

Sei q o tema aqui não é PHP, mas quanto à Orientação a Objetos de PHP, parece que está bem consolidado… visite o site: http://www.phpclasses.org/ (nesse minuto tá fora do ar).

Lá tem muita classe pra PHP. Vale a pena conferir…