JAVA x PHP

Bom dia galera, vou participar de uma reuniao, onde a qual iremos decidir qual linguagem iremos utilizar para desenvolver um sistema web, JAVA (JSF 2.0) ou PHP. Eu e mais 2 programamos em java(sem muitas experiencia) iremos defender JAVA, e 1 ira defender PHP, que programa a 4 anos com php.

Gostaria de pedir ao Senhores, alguns argumento que fale de JAVA, como algumas vantagens e pontos fortes, pontos fracos também, o que posso fazer ou não, segurança, etc. Para mim poder defender o JAVA na reunião. E se alguém tiver de PHP(nunca programei) alguns pontos fortes e fracos também seria bom, pq ja irei saber como me defender.

Desde já agradeço, Abraços a todos.

Não existe essa utopia de tecnologia A melhor que a B!!! O que define tecnologia são os requisitos da própria solução a ser desenvolvida…Conclusão, existe tecnologia mais adequada para certos cenários…
Dependendo do seu cenário a tecnologia A pode ser mais adequada ou A e B podem ser intercambiais, ou seja, se a aplicação for simples…não faz diferença em fazer PHP ou JSP por exemplo…não terá efeitos colaterais…
No entando, Java esta a frente pelos motivos ja conhecidos. Mas sem os requisitos tudo pode ser usado…se não se sabe aonde quer chegar…qualquer caminho funciona…
Porque java? -> http://fernandofranzini.wordpress.com/for-j/

Procure no histórico da lista que você vai achar bastante coisa.

Por exemplo:
http://www.guj.com.br/java/15068-java-versus-php-quem-leva-vantagem-

Cuidado quando estiver defendendo algo, muitas vezes não vale a pena a defesa.

Não estou dizendo que php eh melhor que java e nem ao contrário e muito menos para não expor seu ponto de vista, mas cuidado para não defender o java com unhas e dentes e ter seu nome ligado ao Java… vai que projeto adote PHP… vc pode acabar sendo trocado…

[]s

Bom dia douglascst90, então cara atualmente trabalho com JEE + JSF 2.0 + Hibernate e Spring, mais ja tive uma pequena experiência com PHP sem utilização de frameworks, acredito que para definir em qual linguagem será desenvolvido o sistema existem varios quesitos que precisam ser observado, tais como experiência dos profissionais que irão desenvolve-lo, arquitetura, hospedagem até porque hospedagem PHP+MySQL é mais barato, também os prazos, e principalmente o objetivo do sistema, e não apenas JAVA pelas suas vantagens ou PHP pelas suas vantagens, todos esses pontos e outros precisam ser analizados com calma!

O PHP está em forte crescimento pelo menos aqui na minha região ARARAQUARA, hoje existem otimos frameworks para facilitar seu desenvolvimento tais como CODEIGNITER, ZENDFRAMEWORK, mais na minha opinião, o PHP ainda precisa de melhoras no quesito organização, muito código PHP com código HTML, mais não posso falar muito pois não conheço a fundo, conheço mais pois aqui na empresa onde trabalho o forte e PHP e JAVA então existem varios programadores trabalhando com essa tecnologia.

Já o JAVA é uma linguagem fortemente tipada, consolidada no mercado, tem uma gama de API’s e frameworks muito grande e que possui varios concorrentes, exemplo: ICEFACES, PRIMEFACES e RITCHFACES(Lib’s de componentes que complementam o JSF) que alem de aumentar a qualidade e a quantidade de componentes para nós desenvolvedores também facilita muito o uso, com o uso do JSF a produtividade aumenta muito em relação ao JSP, além de melhorar e muito a estrutura dos códigos XHTML pois com JSF os códigos JAVA ficam em Beans, totalmente separados do XHTML proporcionando mais organização. Existem centenas de outras coisas que poderiam ser citadas por exemplo: EJB etc…

Mais como eu disse acima tudo depende do que será desenvolvido e da expêriencia dos desenvolvedores alocados ao projeto, na minha opnião eu usaria o JAVA para um sistema mais complexo, se for pra um sistema de pequeno ou médio porte ficaria com PHP+CodeIgniter.

espero ter ajudado t+

Cada projeto possui particularidades, sendo assim, o php pode suprir as necessidades do projeto. :wink:

Legal mais então, qual a vantagem para mim utilizar JSF, e a variedade de frameworks que existe com java. Queria ver a opinião dos senhores. Obrigado

A minha opinião é que não se pode comparar java com php…por que php é apenas um simples tecnologia para gerar paginas dinâmicas com algumas opções de frameworks diversos com MVC, SOAP e REST. Já o java é um ecossistema de tecnologias baseados em especificações e proprietárias open e pagas agrupados em plataformas 100% integradas com infinitas opções arquiteturais para dar soluções em aplicações corporativas em gerais. Entenda que PHP não é uma plataforma…apenas uma tecnologia.
Vc pode comparar PHP com JSP que é a tecnologia dentro do Java (JEE) usado para gerar paginas dinâmicas. Vc tb pode comparar algum framework PHP MVC com a JSF é a especificação do Java para MVC tb…
Baseado nos requisitos do seu cenario, vc pode chegar na conclusão das facilidades e complicações de cada uma e seus benefícios gerais…
Não existe comparação do melhor…não existe melhor…existe o mais adequado para seu projeto…
Como eu falei…se vc precisa desenvolver uma aplicação simples web…pode ser qualquer uma das duas!
Por exemplo…sua solução vai chegar a ter regras de negócios com a necessidade ser acessada distribuidamente por outras sistemas partes da solução? se seu requisito dizer q sim…então é java…se não é php…pq php não tem tecnologia para fazer isso…e por ai vai…

1 curtida

A principal diferença entre java e php é que o java é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações standard, enterprise e micro, e o php é um server side script. :wink:

1 curtida

Meu amigo, se for um projeto simples vai de Java sem arruma de frameworks, que só vão atrapalhar se não souber muito bem usar, se for complexo vai de java também com alguns frameworks se souber usá-los, claro :smiley: :smiley:

Ótimo, obrigado Senhores pela colaboração.

[quote=douglascst90]Bom dia galera, vou participar de uma reuniao, onde a qual iremos decidir qual linguagem iremos utilizar para desenvolver um sistema web, JAVA (JSF 2.0) ou PHP. Eu e mais 2 programamos em java(sem muitas experiencia) iremos defender JAVA, e 1 ira defender PHP, que programa a 4 anos com php.

Gostaria de pedir ao Senhores, alguns argumento que fale de JAVA, como algumas vantagens e pontos fortes, pontos fracos também, o que posso fazer ou não, segurança, etc. Para mim poder defender o JAVA na reunião. E se alguém tiver de PHP(nunca programei) alguns pontos fortes e fracos também seria bom, pq ja irei saber como me defender.

Desde já agradeço, Abraços a todos.[/quote]

Na boa ? Se você está com esse tipo de dúvida o melhor que você faz é abster-se dessa decisão. Afinal, se algo sair errado é você quem vai sair queimado, não o GUJ. Se você já se sente com falta de argumentos a favor de Java e existe um programador experiente o suficiente para defender o PHP, na minha opinião, apoie essa decisão. Não podemos encarar tecnologia como time de futebol. Você não está defendendo o Java nem combatendo PHP, você está atendendo a necessidade de um cliente, que vai colocar dinheiro nesse projeto e esperar obter retorno sobre o investimento. Eu cresci muito no meu emprego quando passei a ouvir os mais experientes.

1 curtida

se vocês são iniciantes em java…

então vao de php ué…

Queria apenas ver a opinião de você, os pontos fortes e fracos. Uma breve discussão sobre a plataforma.

Mas obrigado pela dica, vou levar em consideração. Abraços.

[quote]
se vocês são iniciantes em java…

então vao de php ué… [/quote]

A gente não queria deixar de usar java para aprender PHP. Queríamos dar continuidade nos projeto utilizando java web.

[quote=douglascst90][quote]
se vocês são iniciantes em java…

então vao de php ué… [/quote]

A gente não queria deixar de usar java para aprender PHP. Queríamos dar continuidade nos projeto utilizando java web.[/quote]

Acostume-se. Aqui temos um sistema com toda a interface em Flex. Como agora ele precisa ser compatível com iPad seguiremos com GWT daqui pra frente.

gosto dos dois, mas passei a usar mais o php. me pareceu até mais simples. depois meu struts não funcionou no servidor, e deu outros pepinos. na escola a publicacao ficou no offline. php toda hospedagem tem e funciona bem. mas vai de java, se já sabe um pouco.

[quote=rmendes08][quote=douglascst90][quote]
se vocês são iniciantes em java…

então vao de php ué… [/quote]

A gente não queria deixar de usar java para aprender PHP. Queríamos dar continuidade nos projeto utilizando java web.[/quote]

Acostume-se. Aqui temos um sistema com toda a interface em Flex. Como agora ele precisa ser compatível com iPad seguiremos com GWT daqui pra frente. [/quote]

No seu caso, voces estão inovando, criando algo novo, para uma coisa nova. Agora no nosso caso ja acho que é o contrario, deixar de usar java(jsf 2.0,primefaces,hibernate) uma tecnologia “nova”, para usar php, voce me intende? Questão de mercado, experiencia e etc. Acho que nao vale a pena.

Serinho, se o programa é pequeno, vá para PHP que é rapido e fácil de criar.

Se o programa for parrudo, vai para java. Com OO você irá estruturar mais seu programa, e terá uma manutenibilidade maior (se seu programa for bem estruturado). Eu sei que existe OO para php, mas não é muito utilizado.

[quote=douglascst90][quote=rmendes08][quote=douglascst90][quote]
se vocês são iniciantes em java…

então vao de php ué… [/quote]

A gente não queria deixar de usar java para aprender PHP. Queríamos dar continuidade nos projeto utilizando java web.[/quote]

Acostume-se. Aqui temos um sistema com toda a interface em Flex. Como agora ele precisa ser compatível com iPad seguiremos com GWT daqui pra frente. [/quote]

No seu caso, voces estão inovando, criando algo novo, para uma coisa nova. Agora no nosso caso ja acho que é o contrario, deixar de usar java(jsf 2.0,primefaces,hibernate) uma tecnologia “nova”, para usar php, voce me intende? Questão de mercado, experiencia e etc. Acho que nao vale a pena.[/quote]

Veja bem douglas, apesar de não ser tão amplo quanto o Java eu não consideraria a adoção de PHP um retrocesso. Eu não costumo acompanhar a tecnologia, mas ao que me parece, tem coisas novas surgindo em PHP, então não acho que esse seja o argumento.

Mas o ponto que eu quero chegar não é esse.

Ferramenta é um fator secundário no sucesso de um projeto. O que interessa mesmo é a experiência dos desenvolvedores e a intimidade que cada um tem com sua ferramenta. Por exemplo, se eu tiver que fazer um site simples, eu faria em Java. Mesmo não sendo a ferramenta mais apropriada é a linguagem que eu mais conheço, e eu seria mais produtivo nela do que ter que aprender outra. Por isso que eu planejo para um futuro próximo aprender ou Python ou Ruby …

Pelo que você disse, sua equipe tem 2 pessoas que estão aprendendo Java e 1 desenvolvedor c/ 4 anos de PHP. Cara, 4 anos é bastante coisa. Ou seja, o conhecimento acumulado de PHP da equipe é bem maior que o conhecimento de Java, assim, compensa muito mais vocês 2 aprenderem PHP para acompanhá-lo do que jogar fora esse conhecimento e todo mundo aprender Java junto. Nesse caso, vocês estarão aprendendo Java, e não vão entregar software, que é o que interessa.

Certo, vou levar em consideração o que voce disse, e tambem tenho planos para ano que vem, começar a estuda phyton, vi a forma que se programa e gostei.
Valeu a dica. Abraços.