Java X Produtividade

4 respostas
E

Galera, estou dando os primeiros passos em Java e estou cheio de dúvidas, até agora está tudo muito lindo estou usando o jdk4, fiz os meus primeiros programinhas, tudo beleza. Mas a dúvida que sempre tenho e ninguém consegue tirar é o seguinte, em relação a outras linguagens do mercado como delphi ou VB o que vejo é que o desenvolvimento em java em termos de produtividade é muito lento, digo com relação ao poder dos editores delphi e VB que geram grande parte do código da interface, agora o java, estou tentando usar o editor Forté da SUM, aparentemente parece ser um bom editor mas não existe literatura a respeito, tornando a curva de aprendizado muito grande. Se vc. entra em uma livraria por exemplo há milhoes de livros de delphi ou vb, de java também há muitos porém não há livros sobre os editores como jbuilder ou forté ou outro qualquer.

Outra dúvida pouco se vê falar em aplicativos comerciais feitos em java, digo aplicações client/server como PDV´s ou controle de estoque.

Gostaria que alguém com experiência em java comentasse alguma coisa a respeito.

Outra coisa o concorrente direto do java o .Net da microsoft que é bem mais novo que o java possui uma literatura envejável, e ao instalar a .Net percebemos logo de cara que a curva de aprendizado é bem menor para este produto, não estou questionando qual produto seria melhor, é claramente visível a superioridade das vantagens do java. O que questiono é a tão preocupante curva e custo do aprendizado…

Atenciosamente,

Enio da Silveira.

4 Respostas

J

Oi

Java foi desenvolvida para se tornar uma Linguagem de Programação Essencial, hj por exemplo vc deve ter Softwares Java embutidos no seu Celular ou no seu Cartão de Crédito. Quando lançada (Java), foi um grande estouro, todos queriam saber, mas não é esse o objetivo. Por exemplo a Energia Elátrica, todo mundo usa e as vezes nem percebe, não sabe de onde vem e nem que a faz, só foram perceber a importancia na época do apagão, ou seja, Java foi desenvolvida para ser propagada como a Energia, vai estar em Todo lugar, todos vão usar sem saber de onde vem…

Os aplicativos comerciais, realmente aparecem pouco, pois Java é uma linguagem Compilada e Interpretada ao mesmo tempo, como assim? Ele é compilada para um conjunto de ByteCodes (.class – Eles não são códigos de máquina) e aí o interpretador (JVM) os executa. Por isso um pouco de lentidão. Mas na maioria das vezes o que falta mesmo é um bom Projeto de Software.

Os livros sobre Java ou sobre IDE´s Java, estão um pouco extintos sim, mas com um pouco de pesquisa se consegue encontrar alguma coisa… Ja o .Net tem muita coisa, pq é da MicroSoft, eles tem muito mais que a Sun pra investir.

Qualquer dúvida, pode mandar…

T+

E
Quote:

Thanks Jeveaux, valeu mesmo… na verdade tenho um projeto em mente(É um projeto comercial, client/server, inclusive com PDV) …se eu fosse desenvolve-lo em delphi, por exemplo, que é uma ferramenta que domino, tiraria de letra, mas gostaria de me aventurar em java, estou estudando os conceitos de java, Orientação Objeto e UML…mas tenho muito medo de ainda não ser o momento certo para desenvolver uma aplicação assim em java. Qual a sua opinião? Você Acha que terei sucesso? Java está maduro o suficiente para uma aplicação assim?

13/06/2003 - 10:00, jeveaux wrote:

Oi

Java foi desenvolvida para se tornar uma Linguagem de Programação Essencial, hj por exemplo vc deve ter Softwares Java embutidos no seu Celular ou no seu Cartão de Crédito. Quando lançada (Java), foi um grande estouro, todos queriam saber, mas não é esse o objetivo. Por exemplo a Energia Elátrica, todo mundo usa e as vezes nem percebe, não sabe de onde vem e nem que a faz, só foram perceber a importancia na época do apagão, ou seja, Java foi desenvolvida para ser propagada como a Energia, vai estar em Todo lugar, todos vão usar sem saber de onde vem…

Os aplicativos comerciais, realmente aparecem pouco, pois Java é uma linguagem Compilada e Interpretada ao mesmo tempo, como assim? Ele é compilada para um conjunto de ByteCodes (.class – Eles não são códigos de máquina) e aí o interpretador (JVM) os executa. Por isso um pouco de lentidão. Mas na maioria das vezes o que falta mesmo é um bom Projeto de Software.

Os livros sobre Java ou sobre IDE´s Java, estão um pouco extintos sim, mas com um pouco de pesquisa se consegue encontrar alguma coisa… Ja o .Net tem muita coisa, pq é da MicroSoft, eles tem muito mais que a Sun pra investir.

Qualquer dúvida, pode mandar…

T+

R

Enio,

Apesar da excelente explicação que nosso amigo jeveaux deu. Eu poderia acrescentar que desenvolvi uma aplicação que está em fase de testes com 10 usuários na empresa onde trabalho.

O desempenho realmente não é igual ao VB ou Delphi, mas os resultados estão sendo muito bons, inclusive está previsto que esta aplicação irá ser usada por todos os funcionários da empresa (É uma aplicação de atendimento ao cliente), e quanto ao desempenho não tive nenhuma reclamação por parte dos usuários!

Como o jeveaux disse, estou melhorando a codificação para poder melhorar o desempenho.

F

Olá,

acrescentando:

Na JavaMagazine 7(última edição até a presente data) existe um exemplo de aplicação PDV com Java/Swing. O sistema de acompanhamento das últimas eleições(não lembro o nome mas, tem alguams notícias aqui no site) foi feito em Java/Swing tbm. Jbuilder, Netbeas e Eclipse são Java…

Ou seja, se a dúvida é se já é hora de vc se aventurar com java, a resposta é sim. Na verdade há cerca de dois anos é que Java tornou-se realmente comercial, com a consolidação do J2EE.

A produtividade realmente ainda é menor. Igual ao Delphi nunca vai ser. Dúvido que alguma tecnologia um dia tenha velocidade de desenvolvimento igual ou superior ao Delphi.

Existem muitas maneiras de programar em Java e muitas áreas(PDAs, client/server, deskto). Isto torna a curva de aprendizado um tanto lenta.

A dica é se focar no mercado que vc pretende trabalhar.

Alguns exemplo:

Você pode fazer uma aplicação web, 3 camadas, projeto UML, etc. O custo é alto mas o produto é de alta quaidade e a manutenção é simples.

Já se vc precisa fazer um site rápido e sem muita complexidade, existe a possibilidade de usar tabligs da JSTL para aplicações web 2 camadas.

O JBeuilder e o netbeans(deve haver outros), fazem interfaces gráficas ricas só com o arrastar do Mouse.

Concluindo:

Não use chanhão para matar um mosquito e um teco-teco para bombardear o EUA.

Para que isto seja possível é necessário no mínimo ter uma breve noção de como funciona cada uma das "sub-tecnologias" de java.

acho q já me estendi demais… :stuck_out_tongue:

Criado 13 de junho de 2003
Ultima resposta 9 de jul. de 2003
Respostas 4
Participantes 4