Pessoal, bom dia.
Faz algum tempo que eu estudo e pesquiso meios de fazer jogos em Java.
Usando janelinha JFrame, o melhor meio que encontrei foi desativar o repaint() e criar o meu próprio paint(), chamado de acordo com a Thread principal do jogo, fazendo um active rendering na mão usando uma BufferedImage como buffer...
Além disso, em tela cheia, o melhor jeito até agora é utilizar a FullScreen Exclusive Mode API. Com ela a JVM já usa automaticamente o que o sistema operacional disponibilizar de aceleração gráfica, e em conjunto com o uso de BufferStrategy, a renderização faz automaticamente o uso de um ou mais buffers na renderização ativa...
Entretanto, os dois jeitos têm um problema (grave, no meu entendimento). Imagens com transparência, sejam canal alpha ou imagens PNG, matam a aceleração. Principalmente no modo de tela cheia, que fornece um objeto Graphics, e não o Graphics2D relativo à BufferedImage, então perde-se também nesse modo as características fornecidas pela BufferedImage...
Eu percebi que a aceleração melhora quando setamos RenderingHints no objeto Graphics2D (código abaixo), o que é meio estranho, já que colocando anti-serrilhado e melhorando a qualidade da renderização, coisas que exigem mais processamento, a qualidade aumenta. É como se a JVM só percebesse que pode usar aceleração quando eu forço uma renderização mais pesada... Mas de qualquer forma o canal alpha arruina a aceleração assim mesmo.
public abstract class BufferManager {
/* ... */
private static final Map<Key, Object> hints = loadRenderingHints();
private BufferedImage buffer;
private Graphics2D g2;
private void prepareBuffer(){
buffer = new BufferedImage(WIDTH,HEIGHT,BufferedImage.TYPE_INT_RGB);
g2 = buffer.createGraphics();
g2.setRenderingHints(hints);
}
private static Map<Key, Object> loadRenderingHints() {
Map<Key, Object> hints = new HashMap<Key, Object>();
hints.put(RenderingHints.KEY_ALPHA_INTERPOLATION, RenderingHints.VALUE_ALPHA_INTERPOLATION_QUALITY);
hints.put(RenderingHints.KEY_ANTIALIASING, RenderingHints.VALUE_ANTIALIAS_ON);
hints.put(RenderingHints.KEY_COLOR_RENDERING, RenderingHints.VALUE_COLOR_RENDER_QUALITY);
hints.put(RenderingHints.KEY_DITHERING, RenderingHints.VALUE_DITHER_DEFAULT);
hints.put(RenderingHints.KEY_FRACTIONALMETRICS, RenderingHints.VALUE_FRACTIONALMETRICS_DEFAULT);
hints.put(RenderingHints.KEY_INTERPOLATION, RenderingHints.VALUE_INTERPOLATION_BICUBIC);
hints.put(RenderingHints.KEY_RENDERING, RenderingHints.VALUE_RENDER_QUALITY);
hints.put(RenderingHints.KEY_STROKE_CONTROL, RenderingHints.VALUE_STROKE_NORMALIZE);
hints.put(RenderingHints.KEY_TEXT_ANTIALIASING, RenderingHints.VALUE_TEXT_ANTIALIAS_ON);
return hints;
}
/* ... */
}
Obrigado.