Java3d esta impressionante! jogo 3d do guj?

29 respostas
Paulo_Silveira

Faz algum tempo, eu olhei o java 3d e alguns exemplos.
Eles até estavam legais, mas o frame por segundo estava baixo, os efeitos especiais mal funcionavam e todo o resto do computador ficava lento.

Baixei o java3d 1.3, e como gosto muito do jogo never winter nights, acabei esbarrando nesse projeto java:
http://nwn-j3d.sourceforge.net

Fiquei impressionado. A leitura é rápida, a imagem fica linda, e a animação fica perfeita! é incrível mesmo! Olhem os efeitos especiais:
http://nwn-j3d.sourceforge.net/loader.screenshots.php

Essas são fotos de modelos em movimento. Eles não são renderizados e ficam parados! Voce escolhe qual animacao do arquivo .MDL voce quer executar. O MDL do never winter nights esta em formato ASCII, entao o parser eh muito simples.

Então estou com vontade de lançar o projeto de um jogo 3d. Sempre gostei de openGL, como muitos daqui (neh FLC?). Mas programar em C, com poucos recursos, error prone, sem orientação a objetos, é algo MUITO triste e chato atualmente!

O que voces acham? quem tem experiencia com java3d? Visitem:
http://www.j3d.org

29 Respostas

J

entao
como estava falando com o coutinho estamos com a ideia de fazer um joguinho em java mesmo, algo tipo um turn-based combat, bem simples, pra ser jogado pela net por ip
isso saiu do projeto antigo com o ale de fazer o chat com o joguinho em builder…
bem… com isso acho q pode ser mesmo usando java3d, assim q passar o sufoco do final de semestre a gente ve melhor isso

soh uma coisa, nwn tem um editor de modelos?

Rafael_Steil

rules!!!

Rafael

Umlauf

Por falar em jogos, alguém aí já mexeu com Lego Mindstorms?

Dei uma olhada por cima no site da Lego e achei bem legal, mas nunca mexi. Dá pra programar os brinquedinhos com Java?

[]'s

F

“Rob Fleming”:
Por falar em jogos, alguém aí já mexeu com Lego Mindstorms?

Dei uma olhada por cima no site da Lego e achei bem legal, mas nunca mexi. Dá pra programar os brinquedinhos com Java?

[]'s

Pauloooooooo???

D

Aih pessoal… como eu sou iniciante em Java, nem posso ajudar muito no projeto do jogo 3D, mas tenho facilidade com desenhos e ilustracoes em 3D… se ajudar…

um abraco

aconstantino

3d rulez

Paulo_Silveira

Ja dei umas palestras sobre o assunto. Tenho um mindstorms e uso java nele. Ve os meus slides em www.paulo.com.br

Adler_Medrado

DEUS SEJA LOUVADO!

Os gráficos são doidêra!

[]s

luiz_ross

Sei lá, uma idéia que eu acho legal seria montar um RPG tipo Final Fantasy X ou Resident Evil, ou um de corrida tipo GRAN TURISMO 3 hehehehe!!!

PS2 ít´s all!!!!!!! XBox Fuck!!!!!!!
R

caro Paulo…

como faco p/ executar aquele ex. de Java3D na minha maquina??
o q preciso pegar?? o q executar??

obrigado

richardpeder

A cada dia que passa fico mais assustado com o poder desta linguagem…achei interessante a ideia de desenvolver um jogo com o java, mas gostaria de propor que acharia interessante um jogo no estilo Duke Nukem em java, não sei muita coisa em java e nem teria muito tempo, mas gostaria de ajudar a desenvolver algo sobre.

valeu e ate mais…

I

como faco pra chamar uma instacia do java 3d exemplo J3DGraphics2D gd = new … ?

kaique

Estou fazendo uma cadeira nesse semestre de computação gráfica. A minha experiência com OpenGL é zero, mas caso vocês me dêem espaço, gostaria de participar de uma produção nesse tipo. Sempre achei interessante a área de desenvolvimento de jogos.
Como a gente faz para poder participar? Precisa ter experiência na parada?

[]'s.

P

Olá,

Tenho alguma experiencia sim com OpenGL(visualização científica), mas nada aplicado pra Java3D. Mas sim usando OpenInventor, Irrlicht engine e Ogre3D. Como a propria engine do Blender.

Teve um amigo meu que tava criando uma engine de renderização de arquivos 3D pela WEB. Basicamente, pra renderizar plantas de apartamentos. Ele jogava o .CAD em um conversor que lia o arquivo e montava o 3D e renderizava. O unico problema é que só visualizava paredes retas, nenhuma curvinha. Mas os elementos ele colocava por fora (cadeira, etc) e ifcava uma beleza. O lightning dele é ruim.

Com 3D em si (models, lightning, etc) eu tenho uma boa experiencia. Por um tempo abandonei o coding pra mexer em blender e consegui boas coisas.

Caso alguém tenha interesse, bem que poderiamos dar um olhada nisso de renderização Web 3D e tentar melhorar.

Eu topo. Tô precisando de um projeto.

art56

Nossa! Game 3D em JAVA!!! :stuck_out_tongue:

Quem sabe um dia o JAVA um irá fazer frente ao C++ em relação a jogos. :lol:

Marky.Vasconcelos

O problema de fazer jogos em Java é que ele só roda em PC, com C++ voce tem os consoles, que interessa muito mais a industria de games.

art56

Isso e verdade, mas mesmo assim existem empresas como a Blizzard que vivem apenas com games para PC.
Uma vantagem legal do JAVA, na minha opnião, são dispositivos moveis, creio que e uma boa plataforma para jogos, principalmente com o 3D ao inves do “chatinho” 2D.

Enfim espero que algum dia seja possível alguns blockbusters em JAVA! :smiley:

rmendes08

Mas daí para implementar uma VM para consoles é um pulo! É claro que o buraco é um pouco mais embaixo (talvez os fabricantes de console não sejam adeptos da idéia “write once, run anywhere”), mas a impressão que tive é que já é viável escrever aplicações como requisitos de tempo real em Java, ou seja, o impedimento já não é de ordem técnica.

M

A última vez que tinha testado, estava na versão 1.4, vi que está na 1.5, muito bom.

Acho que na época não pegou mais porque a Sun já estava com problemas financeiros. Vamos ver depois que sair o Java 7, quais rumos o Java irá tomar.

J

Mas daí para implementar uma VM para consoles é um pulo! É claro que o buraco é um pouco mais embaixo (talvez os fabricantes de console não sejam adeptos da idéia “write once, run anywhere”), mas a impressão que tive é que já é viável escrever aplicações como requisitos de tempo real em Java, ou seja, o impedimento já não é de ordem técnica.

Ninguém vai escrever uma vm para nenhum console pois existem hardwares de diferentes tipos. Uma vm para blizzard não teria a menor importância, já que ela possui hardware próprio e software proprio(a engine dela).

Grinvon

Não sabia que Paulo gostava de NWN, sem dúvida, é um ótimo jogo, permite um construção enorme de coisas naquela linguagem que parecia uma mistura de Java e C (já até esqueci o nome). Darei uma olhada nesse projeto, pena que tenho “medo” de tentar desenvolver um jogo, mesmo tendo vontade, e mesmo tendo desenvolvido algumas coisas pessoais para meu uso.

J

Paulo Silveira:
Faz algum tempo, eu olhei o java 3d e alguns exemplos.
Eles até estavam legais, mas o frame por segundo estava baixo, os efeitos especiais mal funcionavam e todo o resto do computador ficava lento.

Baixei o java3d 1.3, e como gosto muito do jogo never winter nights, acabei esbarrando nesse projeto java:
http://nwn-j3d.sourceforge.net

Fiquei impressionado. A leitura é rápida, a imagem fica linda, e a animação fica perfeita! é incrível mesmo! Olhem os efeitos especiais:
http://nwn-j3d.sourceforge.net/loader.screenshots.php

Essas são fotos de modelos em movimento. Eles não são renderizados e ficam parados! Voce escolhe qual animacao do arquivo .MDL voce quer executar. O MDL do never winter nights esta em formato ASCII, entao o parser eh muito simples.

Então estou com vontade de lançar o projeto de um jogo 3d. Sempre gostei de openGL, como muitos daqui (neh FLC?). Mas programar em C, com poucos recursos, error prone, sem orientação a objetos, é algo MUITO triste e chato atualmente!

O que voces acham? quem tem experiencia com java3d? Visitem:
http://www.j3d.org

Olá Paulo. A j3d é muito boa sim. Normalmente ela usa opengl para sistemas linux e direct3d no windows, pois o suporte para opengl em sistemas win32/64 não é muito bom(por causa do proprio directx mesmo, ela recebe menos atenção da microsoft).

A j3d embora seja boa está muito desatualizada. Na minha opinião as novas bibliotecas e engines tem a agregar mais que ela.

O port da própria opengl - a jogl - http://download.java.net/media/jogl/www/
A jmonkey - Agora tem um motor de física novo - http://www.jmonkeyengine.com/

ViniGodoy

art56:
Nossa! Game 3D em JAVA!!! :stuck_out_tongue:
Quem sabe um dia o JAVA um irá fazer frente ao C++ em relação a jogos. :lol:

Pois é, como vc pode ver pelo primeiro post, isso existe desde 2002.

Agora, se quer ver exemplos de outros games 3D em Java mais modernos um pouco, veja esses aqui:
http://www.taikodom.com.br (sim, é nacional)
http://www.minecraft.net/

ViniGodoy

É um pulo que ninguém quer dar.

O que os consoles vendem? Diferenciação de hardware + games exclusivo.
Que empresa de console em sã consciência autorizaria a implementação de algo que irá nivelar todo o hardware, e literalmente acabar com a exclusividade de títulos?

Se forem fazer algo assim, será apenas para o mercado Indie, como a MS faz para as plataformas dela (com o XNA, você pode desenvolver para X-Box, PC, Zune e Windows Phone 7).

Certa vez, uma empresa chamada EA Games chegou a propor algo parecido, e foi duramente criticada.
Esse artigo mostra a opinião de alguns analistas da área: http://www.gamasutra.com/view/feature/2012/analyze_this_will_there_ever_be_.php

ViniGodoy

Outra opção similar é a LWJGL: http://lwjgl.org/

É ela que uso no Alegria.

ViniGodoy

Outros problemas do Java em jogos:

1. Não tem integração direta com o hardware. Ou você escolhe um binding, ou escreve um (o que é um trabalho de C++), ou fica sem. Você sempre estará um passo atrás para novos dispositivos.
    Por exemplo, tente fazer um jogo em Java usando DirectX…
  2. O garbage collector pode, sim, representar alguns glitches no seu jogo;
  3. Quase não existe suporte oficial da Oracle (nem havia da Sun) para jogos em Java, a maior parte é por API de terceiros pessimamente documentadas. Vários projetos foram totalmente descontinuados: Java3D, DarkStar (agora RedDwarf), JInput e a própria JOGL. A Sun oscilou muito em acatar e não acatar jogos como parte de seus objetivos, e isso trouxe um prejuízo grande para a comunidade. Muitos desses projetos são mantidos ainda pela comunidade.

Some isso ao já citado fato de não haver qualquer tipo de interesse por parte da industria dos BlockBusters, e vc vai ter uma visão bem realista do que o Java representa para o desenvolvimento de jogos.

Agora, para quem quer fazer jogos Indie, é uma excelente linguagem.

J

ViniGodoy:
Outros problemas do Java em jogos:

1. Não tem integração direta com o hardware. Ou você escolhe um binding, ou escreve um (o que é um trabalho de C++), ou fica sem. Você sempre estará um passo atrás para novos dispositivos.
    Por exemplo, tente fazer um jogo em Java usando DirectX…
  2. O garbage collector pode, sim, representar alguns glitches no seu jogo;
  3. Quase não existe suporte oficial da Oracle (nem havia da Sun) para jogos em Java, a maior parte é por API de terceiros pessimamente documentadas. Vários projetos foram totalmente descontinuados: Java3D, DarkStar (agora RedDwarf), JInput e a própria JOGL. A Sun oscilou muito em acatar e não acatar jogos como parte de seus objetivos, e isso trouxe um prejuízo grande para a comunidade. Muitos desses projetos são mantidos ainda pela comunidade.

Some isso ao já citado fato de não haver qualquer tipo de interesse por parte da industria dos BlockBusters, e vc vai ter uma visão bem realista do que o Java representa para o desenvolvimento de jogos.

Agora, para quem quer fazer jogos Indie, é uma excelente linguagem.

É isso ae. Por incrível que possa parecer, é mais complicado usar java para jogos A do que c++ devido a esses empecilhos citados.

Edufa

Olá Vini
Na parte servidor, como vc ve o uso do java ?

Eu estava olhando o DarkStar (agora RedDwarf), e a proposta parece interessante, apesar do desenvolvimento andar meio lento, mas tb não pesquisei outras iniciativas e frameworks para o lado servidor (java).

M

Essa é uma área que sempre achei que não estava sendo bem explorada pelo Java na época da Sun. Vamos ver se com a Oracle vai mudar alguma coisa no médio prazo…

Criado 5 de novembro de 2002
Ultima resposta 8 de fev. de 2011
Respostas 29
Participantes 22