Estou fazendo um aplicativo com JSP e Servlet, só que meu problema está no JavaBean. Estou com uma dúvida conceitual sobre como montar o Javabean pois quero que esse Javabean grave os dados em um banco dados. Usando como exemplo uma classe Produto, que tem como propriedades nome, qtd, preco, eu monto o Javabean clássico com todos os getters e setters. Só que como é o conceito pra eu fazer a persistência? É um metódo dentro desse mesmo bean? É outro bean que faz o acesso ao BD e instancia o bean produto? Ou eu faço toda a perta de gravação do BD no servlet controlador?
Darwin, tem um modelo q a galera (e eu tbm) usa que é muito legal pra este tipo de situação. É o Chamado Data Access Object, ou simplesmente DAO. Esse modelo diz para criar uma outra classe, por exemplo ProductDAO, para persistir os objetos pra vc. Assim, dentro de ProductDAO, vc cria a conexao com o banco de dados e fornece métodos para gravar um objeto do tipo Product:
Product meuProduto = new Product("Mouse", 14);
ProductDAO.add(meuProduto);
Aqui na empresa, usamos assim:
JSP : Só apresentação e uma ou outra condicional.
JavaBean: controle de tarefas (carregar controles, salvar, obter, cancelar, etc.)
Facade(Java): Métodos do WebService para persistir dados (salvar entidades, excluir entidades, atualizar entidades, obter informaões.)
Hibernate: framework para persistencia.
BD.
Bem cara, uma boa maneira de tu exibir estes dados também seria através do uso de JSTL, alias é a mais recomendada. Para buscar os dados em teus Beans utilize ArrayList é uma boa opção.