JavaBeans usando Sessão

Eu pesquisei mas não encontrei nada do tipo…

Tenho um método que inclui registro no BD usando JavaBeans porém quando incluo o usuário através do - HttpSession com HttpServletRequest ele trás Null.

Pergunta de Novato:
Como faço para usar no JavaBeans trazendo o ‘usuário’ que está logado e na sessão que fiz direto no JSP?
Pelo que entendi o HttpSession e o Request só servem para usar no Servlet?
Estou usando Eclipse+TonCat+BD-Oracle

Cara, nao entendi muito bem o que vc quer perguntar…

este é um problema clássico.
Muita gente utiliza threadLocal para resolvê-lo, por exemplo o FacesContext do JSF.

Pesquise sobre ThreadLocal.

Olá Tecnoage…
Eu criei a rotina para logar verificando os dados do usuário na tabela do BD e gravando na sessão tudo pela JSP…

Então eu vou fazer uma inclusão em uma tabela usando uma classe q é chamada pelo:

<jsp:useBean id"Turno" class="cadastro.Turno"/>
<jsp:setProperty name="Turno" property="*"  />

<body>

<jsp:getProperty name="Turno" property="incluir"/>
</body>

Então no meu método para incluir no BD eu declarei HttpSession e HttpServletRequest para pegar o nome do usuário e gravar no BD
Mas eu estou usando o Bean e não o Servlet então ele retorna Null e não grava no BD
Vou colocar parte do código abaixo e desde já agradeço TecnoAge


	public String getIncluir() {
		String s = "";
		try {
			Connection conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:sugartst/sugartst@sugar:1521:sugar");
				
			HttpServletRequest request = null;//Está certo como estou declarando???
			HttpSession session = request.getSession();//Esta certo como estou declarando??

                                                 PreparedStatement sql2 = conexao.prepareStatement("Insert into "
					+ "leo_una_turno(leo_dtturno, leo_hrturno, leo_fechado, leo_user, leo_dtreal, leo_codigo) "
					+ "values(?,?,?,?,SYSDATE,LEO_UNA_TURNO_S.NEXTVAL)");
			sql2.setString(1,leo_dtturno);
			sql2.setString(2,leo_hrturno);
			sql2.setString(3,"N");
			sql2.setString(4,(String)session.getAttribute("leo_user_session"));
			sql2.executeUpdate();
			s = "  Turno e Período incluído com Sucesso.";
			}
			conexao.close();

Marcelo agora complicou mais ainda.
Tá dificil usar somente uma classe para Incluir, alterar e excluir com duas tabelas no BD.
Imagine usar ThreadLocal mas um dia chego ao nível de vocês…rrss

Será que terei q mudar toda a interface(incluir,alterar e excluir) de Bean para Servlet?
Só queria ler uma sessão e grava-la no BD e retornar se gravou ou não com o Bean…