JavaBeans

12 respostas
S

Pessoal, mesmo quando utilizo interface gráfica é necessário utilizar Javabens ou não precisa ? Posso pegar os valores de todas as JTextFields e jogar direto no banco ?

Atc,
Fernando.

12 Respostas

marcosvidolin

Olá

• Os nomes de métodos listeners usados para registrar um listener com uma fonte de eventos devem possuir o prefixo add, seguido do tipo do listener.
  • Nomes de métodos listeners usados para remover um listener devem possuir o prefixo remove, segiodo do tipo de listener.
  • O tipo de listener a ser adicionado ou removido deve ser passado como argumento para o método.

mais detalhes no link http://marcosvidolin.wordpress.com/2009/10/16/certificacao-scjp-padroes-javabeans-post-003/

espero que tenha ajudado.
[]'s

javer

santos.fernando:
Pessoal, mesmo quando utilizo interface gráfica é necessário utilizar Javabens ou não precisa ? Posso pegar os valores de todas as JTextFields e jogar direto no banco ?

Atc,
Fernando.

Não é recomendando que você faça isso, trabalhar com Objetos para “transportar” dados de uma camada para a outra é sempre a melhor opção (já comece fazendo certo), o “jogar direto no banco” que você mencionou deve ser feito em outra camada do sistema, não na apresentação dos dados, geralmente se faz isso usando um DAO (Data Access Object) para o qual você envio seu Objeto javabean (um Cliente, por exempo) e esse DAO salva/atualiza/exclui/etc.

S

Javer, entendi o que vc disse, o que eu não consegui entender foi: Capturo os dados que vem do Formulário e Encapsulo dentro do Objeto javabeans e depois jogo pro DAO ?

javer

Perfeito, exatamente isso.

Algo como:
Cliente cliente = new Cliente();
cliente.setNome(campoNomeCliente.getText());
cliente.setTelefone(campoTelefone.getText());

boolean salvar = new ClienteDAO().salvar(cliente);
if(salvar){
    // Cliente salvo com sucesso, bla bla bla
}
S

Valeu Javer, essa era a minha dúvida, agora tá 100% …

Obrigado.

S

Só mais uma coisinha, o meu DAO vai conter apenas os métodos do tipo, atualizar, excluir, inserir, etc ?

edmarr

Bom respondendo a pergunta , ele pode ter metodos de pesquisas , listagens , ou seja qquer metodo de manipulação do cliente .

S

Ok, Edmarr e o preparedStatement se encaixaria aonde ?

edmarr

Todas as consultas sql, e persistencia , ficaria no seu DAO

S

Outra dúvida, qtos DAO´s eu posso possuir em um programa, caso tenho uma tela de Cadastro de Cliente, outra tela de cadastro de Cidade, outra tela de Cadastro de Enderecos, apenas um DAO pra todos ou um DAO pra cada um ?
O que seria uma persistencia, um exemplo básico.

Atc,
Fernando.

edmarr

A ideia eh vc ter um baixo acoplamento e uma alta coesao , ou seja classe bem definidas , interfaces bem estruturadas ,
e sim um dao para cada tipo de cadastro seja ele cliente , endereco , produto .

O basico para o dao eh inserir, editar , remover e listar .

S

Valeu pela dica

Atc,
Fernando.

Criado 10 de dezembro de 2009
Ultima resposta 11 de dez. de 2009
Respostas 12
Participantes 4