Javac: Como compilar seu primeiro programa sem problemas?;

Como muitos quebrei a cabeça para compilar o meu primeiro programinha por isso vai umas dicas.
Usarei como exemplo o mais banal dos programa em Java, que inclusive tem tutorialhttp://www.guj.com.br/article.show.logic?id=16 publicado neste fórum.
A minha intenção é ser o mais simples possível pra quem está começando.

public class HelloWordConsole {
   public static void main(String args[]) {
      System.out.println("Hello, World!!!");
   }
}

Como fazer:
1- Digite o programinha no notepad;
2- Salve o com o mesmo nome da classe seguido de .java, no nosso caso seria “HelloWordConsole.java”. Antes de clicar em SALVAR verifique o padrão de codificação que normalmente no Win vem por default UTF-8. Se for o caso altere para ANSI. Java é case sensitive portanto respeite as letras maiúsculas e minúsculas;
4- Abra a linha de comando (MS-DOS);
3- Para compilar o programa é preciso estar dentro do diretório onde foi salvo o programa (para navegar no DOS utilize os comandos cd…, cd, dir ou pequise sobre como navegar no DOS) se deseja mudar mudar o diretório basta estar na raiz do diretório atual e digitar a letra do diretório que deseja entrar e dois pontos. Por exemplo de quiser passar do C: para o diretório D:, basta digitar C:\D: e depois ENTER;
5- Digite javac HelloWordConsole.java
6- O comando anterior compilará o programana e gerará um arquivo no mesmo diretório do programa com a extensão .class.
7- Para rodar o programa digite java HelloWordConsole.

Se algo der errado verifique se as variáries de sistema estão configuradas corretamente e se o programa está digitado corretamente!

No mais tire suas dúvidas aqui.

Boa iniciativa. Você chegou a ver que temos um tutorial sobre isso?

Seria uma boa corrigir a indentação do seu programa aí em cima.

Caro ViniGodoy, eu não sabia do tutorial ao qual você se referiu, obrigado pela dica. Sou novo neste site, e também novo na programação Java. Minha intenção é publicar todas as minhas dúvidas e descobertas afim de ajudar outros iniciantes e solidificar o conhecimento adquirido. Gostaria de saber como criar um hiperlink no fórum como este que você criou com a palavra tutorial.

Dê uma lida nesse tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

Ele explica praticamente todos os recursos do fórum.

XXXX

Olá. Depois que é criado o arquivo .class, não consigo efetuar a compilação. Digito java MeuPrograma (no meu caso) e não dá certo.
O que posso estar fazendo errado?

yeahsevenbiga poste o código do seu programinha.

Acrescento este blog:
http://pedroabs.wordpress.com/category/desenvolvimento/java/compilacao-e-distribuicao/

faustodefato como informado, já existe um tutorial assim aqui no fórum, pesquise antes de postar, ok? :slight_smile:
yeahsevenbiga poste o erro ao tentar executar o programa.

num vai nem com réza esse tutorial deve esta meia boca pois no windows fala que "O COMANDO JAVAC NAO É UM COMANDO INTERNO OU EXTERNO.

–TENTATIVA-1 cd\java “enter” javac HelloWordConsole.java e nada

–tentativa-2 cd\java\javac HelloWordConsole.java e nada

–tentativa-3 cd\c:\java “enter” javac HelloWordConsole.java e nada

tentativa-4 cd\c:\java\javac HelloWordConsole.java e nada

ja instalei os bagulho todos seguindo esse tutorial :

intalei o jre e jdk e nada

to baixando o netbeans a pergunta que tenho é tem que fazer os mesmo procedimento para compilar no netbeans? ou é só fazer igual no delph clicar no botao e compilar?

ktinho você deve entrar no diretório onde seu arquivo HelloWordConsole.java está, em qual diretório o arquivo está salvo? Depois que encontrar o arquivo basta efetuar o comando javac HelloWordConsole.java, se tudo ocorrer bem será criado um novo arquivo HelloWordConsole.class, basta rodar o porgrama com o comando java HelloWordConsole.
No netbeans é só clicar no botão.

Desculpa pessoal, acho que me precipitei, li o tutorial indicado no inicio do post e acho que identifiquei um erro. Vou tentar.
Obrigado

Olá Galera, depois de bater muita cabeça como nosso amigo Faustodefato e até postar uma mensagem desnecessária, consegui!!!
Rodei o meu primeiro java!!!
Quero agradecer ao Faustodefato e tbm ao ViniGodoy, este ultimo indicou o tutorial que me solucionou os problemas.
O que percebi é que o arquivo .java deve ser criado dentro da pasta onde o arquivo javac está, se não o MS dos não axecuta o Javc ou então o Javac não acha a aorquivo.jav
Estudando um pouco o MS Dos consegui criar o arquivo Class em uma pasta diferente da pasta que estava o javac e o .java, mas depois não consegui rodar o programa, mas isso será um passo novo.
Mais uma vez abrigado pela excelência do site!!