e ai galera, sou novo no forum e no universo JAVA!
peguei e instalei o JDK1.6.0_20 no meu lap winXP mais na hora de ir lá no cmd e digitar javac -version
fala: "‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
ai procurei na internet sobre possíveis resoluções e todas pareciam me levar até a variável PATH do winXP.
ai fui la e configurei de novo de várias formas diferentes e não consegui mesmo assim.
[quote=palmadias]o seu problema nao eh o java, mas o windowns.
precisa configurar a variavel de ambiente PATH.
abs[/quote]
Sim, acredito que seja isso mesmo, mais como é a configuração da variável PATH?
a minha variável PATH esta assim:
%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\bin;C:\Arquivos de programa\Sun\JavaDB\bin;C:\Arquivos de programa\Java\jdk1.5.0_6\bin
[quote=EricBach]nao sei se e isso mais repare q no path esta C:\Arquivos de programa\Java\jdk1.5.0_6\bin e se vc baixou a versao 1.6.0_20 nao deveria estar
C:\Arquivos de programa\Java\jdk1.6.0_20\bin ??
verifica direito a pasta do java
pode ser conflito com algum otro java q estava instalado antes[/quote]
DBranco,
Se você quer programar la tora, em bloco de notas e compilar via cmd.exe, você precisa primeiro configurar o windowns nas variáveis de ambiente.
Outra coisa, depois de você editar, você precisa executar o “javac” dando o local de onde está seu arquivo .java ou salvar o arquivo .java no disco rígido padrão…
Exemplo:
javac C:\Meus Documentos\Teste.java
Eu não recomendo isso, apesar de saber isso, recomendo você instalar uma IDE que ja configura automaticamente para você. (Eclipse ou NetBeans)
[quote=felipebonezi]DBranco,
Se você quer programar la tora, em bloco de notas e compilar via cmd.exe, você precisa primeiro configurar o windowns nas variáveis de ambiente.
Outra coisa, depois de você editar, você precisa executar o “javac” dando o local de onde está seu arquivo .java ou salvar o arquivo .java no disco rígido padrão…
Exemplo:
javac C:\Meus Documentos\Teste.java
Eu não recomendo isso, apesar de saber isso, recomendo você instalar uma IDE que ja configura automaticamente para você. (Eclipse ou NetBeans)
Espero ter ajudado,[/quote]
Eu não quero programar pelo cmd na tora não, estou fazendo isso com fins didáticos pois nunca mexi em java antes e estava lendo alguns tutoriais sobre o assunto e lá eles ensinam esse exemplo. Ai quis fazer para testar mais tive esses problemas.
mais penso em baixar o NetBeans para editar.
[quote=DBranco]Eu não quero programar pelo cmd na tora não, estou fazendo isso com fins didáticos pois nunca mexi em java antes e estava lendo alguns tutoriais sobre o assunto e lá eles ensinam esse exemplo. Ai quis fazer para testar mais tive esses problemas.
[/quote]
Hum, bem, no tutorial que você leu não fala a respeito de como instalar o JDK e configurar as Variáveis de Ambiente?
Eu acho isso meio que inutil agora, ja que você ta começando, usa logo uma IDE.
Eu recomento Eclipse, acho melhor e geralmente é mais usada nas Empresas.
A escolha é sua, boa sorte!
[quote=felipebonezi][quote=DBranco]Eu não quero programar pelo cmd na tora não, estou fazendo isso com fins didáticos pois nunca mexi em java antes e estava lendo alguns tutoriais sobre o assunto e lá eles ensinam esse exemplo. Ai quis fazer para testar mais tive esses problemas.
[/quote]
Hum, bem, no tutorial que você leu não fala a respeito de como instalar o JDK e configurar as Variáveis de Ambiente?
Eu acho isso meio que inutil agora, ja que você ta começando, usa logo uma IDE.
Eu recomento Eclipse, acho melhor e geralmente é mais usada nas Empresas.
A escolha é sua, boa sorte! ;)[/quote]
No tutorial ele ensinou como configurar as variáveis mais não deu certo…deu certo quando o santos.fernando me mostrou um tutorial diferente. ai agora não ta dando certo o comando javac Teste.java. ele gera o Teste.class mais não acontece nada.
Eu vou baixar uma IDE, eu tinha falado do NetBeans por qme falaram que ele era muito bom para desenvolver para portáteis. mais vou baixar o eclipse já que vc falou que ele é bom.
to começando então vou pegar a sua recomendação.
Vlw!!!
felipebonezi, particularmente não acho nada inútil, todo conhecimento é bem vindo, acho que o DBranco está certo em querer aprender a configurar variáveis de ambiente, no caso de ele criar um .jar e precisar colocar algum .jar do banco no classpath, terá uma idéia.
É, válido é eu aprendi, vai ver faltou um pouco mais de explicação.
Outra coisa, eu não sei se você sabe, mas o Eclipse precisa de plugins para utilizar alguns acessórios. Eu não sei se ele ja vem embutido com alguns acessórios para portáteis… Então, você decide! ;D
Mais uma dúvida ehehhehe, eu estava fazendo esse programa usando o mesmo procedimento do anterior, feito pelo cmd do winXP:
import javax.swing.*;
public class HelloWorldSwing
{
public static void main(String args[])
{
JFrame frame = new JFrame(“Hello”);
JLabel label = new JLabel(“Hello, Swing World”);
frame.getContentPane().add(label);
frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
frame.pack();
frame.setVisible(true);
}
ai fiz ele de boa e testei. consegui fazer ele mais tem um problema! eu só consigo fazer ele funcionar se ele estiver na pasta raiz que é c:\DOCUME~1\ADMINI~1>java HelloWorldSwing
se por exemplo eu criar uma pasta no c: com o nome javatestes e colocar o HelloWorldSwing.java la dentro e fazer o javac criadno o .class
eu não consigo fazer o comando: java c:\javatestes\HelloWorldSwing
por que, alguém sabe?
Já resolvi, ele estava reconhecendo o HelloWorldSwing como uma pasta e não como o arquivo executável.
eu tenho q fazer o comando cd… para ficar dentro do C: e ai executar o comando java HelloWorldSwing