Comecei a estudar a linguagem JAVA para aplicações com outros softwares. Daí instalei o JDK jdk-6u6-windows-i586-p no meu Windows Vista. Porém não consigo acessar um comando básico no PROMPT DOS, pois o mesmo aparece a seguinte mensagem:
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
Eu nao sei como eh no vista, mais no windows xp as vezes vc tem que colocar a pasta bin da sua jdk na variavel de ambiente PATH do windows, para que ele reconheca os executaveis ali existente como nativos.
T
thingol
O instalador do JDK não altera a variável de ambiente PATH do Windows; ele só copia o java.exe (não o javac.exe) para o diretório c:\windows\system32. Então você até consegue executar um programa Java, no Prompt do DOS, mas não consegue chamar o javac.
Para isso funcionar direito, crie uma batch que altere o PATH para incluir também o diretório onde foi instalado o JDK. Algo como:
Execute essa batch imediatamente depois de você abrir um Prompt do DOS.
M
mizael86
É melhor vc ir na propriedades do meu computador e ir la em variavels de ambiente, la vc altera definitivamente
Se vc digitar isso no prompt vai ter q fazer toda vez q abrir ele.
L
lnobrega
Ok pessoal, incluir o jdk no diretorio bin e executei o prompt. Uma nova mensagem apareceu:
javac: file not found: AloMundo.java
Usage: javac
use -help for a list of possible options
Como vocês podem ver, estou bem no início mesmo, mesmo porque não atuo com linguagem de programação, mas visualizado alguns aplicativos da ferramenta que trabalho (SAP) que muito utilizam JAVA (aplicativo NetWeaver), por isso estou estudando, mas já estou vendo um curso para tal.
Aproveito para perguntar se, a ferramenta para exetucar os comandos em JAVA, ECLIPSE, é melhor para se aprender que o próprio PROMPT.