Javac não compila

5 respostas
F

Olá Pessoal,

Estou com uma dúvida que tá me comendo o juízo. É o seguinte:
Criei uma classe sem pacote e em seguida utilizei o javac para compilar e compilou beleza.
Agora comecei a usar o netebeans e quando criei a mesma classe só que agora dentro de um pacote, quando tentei compilar dá um erro como se o javac não acha-se a classe…pesquisei na net e galera falou que preciso criar uma variável de ambiente classpath com o caminho do projeto até antes da pasta com, mas não deu certo.
Meu arquivo .java esta na pasta: C:\Documents and Settings\fssouza\Meus documentos\NetBeansProjects\teste\src\com\meu\pacote
Como faço para que o java c funcione!
Conto com a ajuda de vocês e desde já gradeço a todos!

Atenciosamente,

Felype Souza

5 Respostas

renamed

Você copiou e colou exatamente a mesma classe?

você tem que colocar, na primeira linha da classe, a qual pacote ela pertence, por exemplo, se a classe Pessoa está dentro do pacote br.com.vida teremos algo assim…

package br.com.vida;

class Pessoa{

}

Como vc disse que tinha feito a classe sem pacote, talvez você tenha esquecido de colocar essa informação acima…

ok?

F

renamed,

eu já sabia que tinha que colocar alinha acima, mas quando a coloco o javac compila, porém quando digito no prompt java e nome da classe em seguida ele diz que não encontrou a classe.
se comento essa linha que refencia o pacote ele compila e roda normalmente com o comando java seguido do nome do arquivo .class

Atenciosamente,

renamed

O .java está dentro do pacote que você disse na unidade de compilação?

Exemplo…

package vida;

O .java deve estar dentro de uma pasta chamada vida no workspace… ok?

F

renamed,

Criei um projeto no Netbeans com o nome de teste, em seguida criei um pacote dentro desse projeto com o nome com.meu.pacote e por fim criei uma classe como nome teste dentro desse pacote, ficou asim:

/*

• To change this template, choose Tools | Templates
  • and open the template in the editor.
    */

package com.meu.pacote;

/**
*

• @author Felype
    */
    public class teste {

}

a pasta onde o .java foi salvo é: C:\Documents and Settings\Felype\Meus documentos\NetBeansProjects\teste\src\com\meu\pacote

entro no prompt e vou até o diretório onde esta o .java, chegndo lá eu executo o javac teste.java e ele compila beleza, mas quando digito: java teste (para executar o arquivo class) ele mostra o seguinte erro (arquivo anexado), porém quando comento a linha:

//package com.meu.pacote;

ele tanto compila com java c como executa com java.

Atenciosamente,

Felype Souza

renamed

Você ao menos leu o que o erro dizia? Não encontrou uma classe “main” no seu projeto :smiley:

Criado 10 de novembro de 2009
Ultima resposta 10 de nov. de 2009
Respostas 5
Participantes 2