Javac Não funciona

Olá pessoal, estou aprendendo com o curso de loianer o Java básico, porém meu javac não funciona de jeito nenhum, já fiz todos os tutoriais que tem na internet, já mudei as variáveis de ambiente, formatei o pc e fiz tudo de novo.

Quando abro o cmd e digito javac - version aparece

C:\Users\luma->javac -version
javac 1.8.0_261

C:\Users\luma->

Agora quando faço o primeiro passo da aula de loianer que é criar um arquivo no sublime text aula 05 para ser mais exata e coloco no cmd, aparece isso

C:\Users\luma->"C:\Curso Java Basico\Aula 05"javac HelloWorld.java
‘"C:\Curso Java Basico\Aula 05"javac’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

C:\Users\luma->

Sendo que no cmd javac -version apareceu a versão toda bonitinha mas ai no outro código diz que não é um comando reconhecido, alguém pode me ajudar por favor? já estou tentando resolver tem 4 dias :sob::sob::sob::sob::sob::sob:

Obs: java -version
C:\Users\luma->java -version
java version “1.8.0_261”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.8.0_261-b12)
Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 25.261-b12, mixed mode)

C:\Users\luma->

Tentou acessar o diretório onde está licalizado o arquivo HelloWorld.java e executar o javac direto de lá?

javac "C:\Curso Java Basico\Aula 05\HelloWorld.java"

Ou

cd "C:\Curso Java Basico\Aula 05"
javac -cp . HelloWorld.java
2 curtidas

Olá Luma, bom dia.

Normalmente a solução é mais simples que “formatar tudo e reinstalar”, até porque nem sempre isso vai ser possível.
:wink:

Depois avisa aqui se a solução do @staroski deu certo pra ti.

De qualquer forma, seja bem vinda ao fórum! E, quando tiver mais experiência, lembre de ajudar os novatos!
:slight_smile:

Oi, muito obrigada deu certo para o primeiro arquivo
os demais não deu, desinstalei tudo dnv até o momento nao prossegui , logo mais volto pra dizer se deu certo.
Obrigada!!

Obrigada, a solução do @staroski deu certo sim :relaxed:

1 curtida

Se for possível, não perca tempo com essas coisas. Instale o Eclipse e pronto. :wink:

Pra quê?