Javac naum roda nem a pau

20 respostas
L

Olá, espero que possam me ajudar:
Rodo windows 98 e não consigo fazer o javac funcionar. Se tenho um arquivo .class ele roda o arquivo blz, certinho, até ai sem problemas. Mas quando tenho um arquivo .java e quero compila-lo com o javac, no dos aparece assim:
eu digito: javac nomedoarquivo.java
o dos apresenta esta resposta: Comando ou nome de arquivo invalido

O que se passa??

Espero que me ajudem pois ja estou ficando sem esperanças de rodar java na minha máquina.
Obrigado até breve…

20 Respostas

marciolx

isso não tem muito a ver com java, tem a ver com o próprio windows, o caminho de instalação do seu jdk (onde se encontra o javac) deve estar na variável de ambiente PATH

Daniel_Quirino_Olive

Adiciona o caminho para o “javac” (diretório %JAVA_HOME%\bin) no seu PATH.
Este problema é muito comum e já foi discutido várias vezes aqui no fórum. Ou seja, dê uma caçada por tópicos semelhantes aqui no fórum (aliás, habitue-se a isso). Além do mais, há um tutorial ensinando como instalar Java em Windows aqui no GUJ. Leia-o.

[]s

black_fire

Só pra completar:
[color=“darkblue”]Instalação do Java no Windows[/color]
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListTutorial&MAMUTE_TEMPLATE=ShowTutorial&LIST_TUTORIAL=single&TutorialId=12&PAGE=1

[color=“darkblue”]Configuração do Classpath[/color]
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=8&PAGE=1

Exitem duas ferramentas de busca aki no guj
a Busca do forum para buscar posts antigos e a busca do site principal, nesta é possível buscar artigos, tutoriais e outros

[color=“darkblue”]Busca do GUJ[/color]
http://www.guj.com.br

Está localizado no topo de todas as páginas que não sejam do forum.

[color=“darkblue”]Busca do forum[/color]
http://www.guj.com.br/forum/search.php

Um abraço

marciolx

black_fire, salve o link deste seu post, algo me diz que ele será necessário muitas outras vezes :roll:

F

Esse topico vai me ajudar muito, eu to com o o mesmo problema!
Vo recorrer pro Windows por enquanto, tento no Linux depois…ta complicado fazer rodar lá.
Quando vo exportar o ClassPath ele simplesmente NAO VAI! Vamo ver se no Windows funciona.

Bani

Fabricio,
Veja se você não colocou nenhum espaço após o sinal de igual.

F

Vo ver isso, deve ser alguma coisa dessas que eu fiz errado mesmo.

L

Ja tentei tudo isso…olha como está o meu AUTOEXEC.BAT:

@echo off
mode con codepage prepare=((850) C:WINDOWSCOMMANDega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,C:WINDOWSCOMMANDkeybrd2.sys /id:275
SET PATH=C:IBMTOOLS
SET PATH=%PATH%;C:ARQUIV~1ARQUIV~1AUTODE~1
SET JAVA_HOME=.;C:J2SDK
SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%BIN

oq está errado??

Daniel_Quirino_Olive

@echo off mode con codepage prepare=((850) C:WINDOWSCOMMANDega.cpi) mode con codepage select=850 keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\keybrd2.sys /id:275 SET PATH=C:\IBMTOOLS SET PATH=%PATH%;C:ARQUIV~1ARQUIV~1AUTODE~1 SET JAVA_HOME=.;C:\J2SDK SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%\BIN

Adicione:

PATH=%PATH%;JAVA_HOME\bin

Bani

A linha SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%\BIN não faz muito sentido. Pode apagar ela inteira ou apenas o %JAVA_HOME%\BIN

E não esqueça dois “%” ao redor do JAVA_HOME quando colocar o PATH que o Daniel indicou.

F

Talvez se eu fizer isso no meu Autoexec, ele funcione…mas o problema é que eu não sei aonde que fica o autoexec, alguem pode me dizer?
Vo procurar aqui, dedvo achar rapidinho.

Bani

Alterar o autoexec só serve para Windows 95/98/ME. Ele fica em C:\

F

A ta, valeu Bani.
Agora eu tava conversando com o Marcelo, que tinha postado um outro topico aqui no Forum com mais ou menos o mesmo assunto.
Eu fiz a mesma coisa que ele fez no XP dele, e aqui não funcionou.

Tava na dúvida se era bom eu colocar o caminho tanto no meu usuário como para o sistema todo, ou é melhor deixar pro sistema todo?
Eu coloquei assim:

JAVA_HOME ;C:j2sdk1.4.2_01in

E mesmo assim não quer pegar, to na dúvida aqui do porquê.

F

Agora que fui ver, ficou um quadrado,
mas quer dizer BARRA BIN ( in )

marciolx

quando tiver 1 barra invertida coloque 2 assim

\bin

F

Então ficaria

JAVA_HOME ;C:/j2sdk1.4.2_01in ??

L

:?:

Seguinte, ja fiz tudo isso e ainda meu javac naum roda…oq eu faço???
@echo off
mode con codepage prepare=((850) C:WINDOWSCOMMANDega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,C:WINDOWSCOMMANDkeybrd2.sys /id:275
SET PATH=C:IBMTOOLS
SET PATH=%PATH%;C:ARQUIV~1ARQUIV~1AUTODE~1
SET JAVA_HOME=.;C:J2SDK
SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%BIN
PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%BIN

eis aqui meu path…e agora???

marciolx

não é %JAVA_HOME%BIN

é %JAVA_HOME%\BIN

Bani

Revendo os conceitos…

:arrow: JAVA_HOME é o nome do diretório em que está instalado o Java, portanto não começa com ponto-e-vírgula…
:arrow: CLASSPATH indica o diretório de arquivos .class, não de executáveis
:arrow: PATH é onde o sistema operacional vai procurar os “comandos”, ou seja, os arquivos executáveis
:arrow: Quando você coloca algo entre %% você está substituindo essa coisa pelo valor da variável que tem esse nome, então quando você está escrevendo %JAVA_HOME%\BIN é exatamente a mesma coisa que dizer C:\j2sdk1.4.2_01\bin (se for aí que está instalado seu Java)

No caso do XP basta colocar nas variáveis de sistema.

F

Valeu Bani, mas eu já consegui hoje demanha arrumar aqui no Windows.
Eu coloquei no path um ;C:j2sdk1.4.2_01in e funcionou tranquilo.
O Marcelo Chagas tambêm me ajudou.

Ta funcionando redondinho tanto no Linux como no Windows, ja terminei de ler tambêm o tutorial falando aqui na Pagina (aquela parte do HelloWorld)

Vo começar a estudar aquele da Sun (acho que é dela) um grandão, cheio de páginas.

Criado 17 de setembro de 2003
Ultima resposta 19 de set. de 2003
Respostas 20
Participantes 6