primeiro quero pedir desculpas, pois sou novo em java e tenho muitas perguntas a fazer.
a primeira delas é:
Tenho WinXP e ja olhei em todos os tutoriais aqui presentes, ja segui todos os passos possíveis, troquei tudo o que pude, e mesmo assim quando eu coloco no cmd javac ele não reconhece…
baixei o jdk1.6.0_21
coloquei na Variável de Sistema: Variável: HOME_JAVA. O valor: C:\Arquivo de Programa\Java\jdk1.6.0_21\bin. Lugar onde coloquei como destino.
Variável: CLASSPATH. O valor: .;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar
Variável: PATH. O valor: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Documentos\lib\windows\x86[color=red];C:\Arquivo de programa\Java\jdk1.6.0_21\bin[/color]. esse em vermelho eu add.
eu não sei mais o que faço ja troquei essas variáveis varias vezes, ja segui passos de muitos tutoriais e nada…
Bom uso mais MAC e Linux por isso não posso afirmar com certeza como é no WInXP.
Primeiro não sei se foi um erro de digitação mas sua primeira variavel deveria chamar JAVA_HOME e não HOME_JAVA.
E se chamando JAVA_HOME o valor dela deveria ser “C:\Arquivo de Programa\Java\jdk1.6.0_21”.
no PATH pode ficar com “%JAVA_HOME%\bin”
E não sei mas talvez vc deveria reiniciar o sistema. Porque pelo que eu conheço do windows tudo precisa reiniciar.
Provavelmente são só erros de digitação, mas confira o seguinte:
Ao invés de HOME_JAVA, deve chamar a variável de JAVA_HOME (como o amigo acima indicou) e o caminho deve ser: C:\Arquivos de Programa\Java\jdk1.6.0_21 (repare no “s” que você deve ter esquecido)
Na variável PATH, troque para: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Documentos\lib\windows\x86;&JAVA_HOME%\bin
Feche o prompt de comando e teste novamente. (não é necessário reiniciar o Windows, apenas o Prompt)
Edit: na verdade deve ser Arquivos de Programas :?
Cara, coloca JAVA_HOME e seu caminho vai até a pasta do java: C:\Arquivo de programa\Java\jdk1.6.0_21
No path coloque C:\Arquivo de programa\Java\jdk1.6.0_21\bin
E pronto. Depois manda ok, aplicar e tudo mais. Abra um novo prompt. Sempre que uma alteração é feita ali, é necessário reabrir o prompt.
Caso vc tenha instalado Oracle, tome cuidado pois as vezes ele coloca um caminho ali que aponta para um JDK dele. Já vi isso acontecer muito.
ola galera muito obrigado por tão logo postar umas soluções para meu PC
mas não obtivemos sucesso tentei de todos os modos postado e sem qualquer melhora…
fiquei numa duvida sobre o PATH:
O jakefrog me pediu para colocar na PATH: [color=red]C:\Arquivo de programa\Java\jdk1.6.0_21\bin [/color]
O Samuel.griolato pediu para eu colocar: [color=red]%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Documentos\lib\windows\x86;&JAVA_HOME%\bin[/color]
E o Gabriel.Amaral pediu para eu colocar [color=red]%JAVA_HOME%\bin[/color]
Fico na duvida se um desse é a chave da variável CLASSPATH?
O jakefrog falou algo sobre instalado da oracle e foi como isso pode interferir?
javac: file not foud: HelloWorldConsole.java
Usage: javac (options) (source files)
use -help for a list of possible options
o que devo fazer. fiz um teste com o HelloWorldConsole.java assim vê se esta errado?
public class HelloWorldConsole
{
public static void main(string args[])
{
System.out.println(“Hello, World!!!”);
}
}
bem pelo menos foi assim que diz para fazer…
E sobre o codigo que me pediu executar o echo… deu isso:
C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\Sustem32\wbem;C:\Documentos\lib\windows\x86;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.60_21\bin
Só pra ter certeza, Java está instalado em C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.6.0_21 mesmo? Se não me engano o próprio instalador do JDK já cuida dessas variáveis.
C:\Documents and Settings\rsales\Desktop> javac HelloWorldConsole.jar
error: Class names, ‘HelloWorldConsole.jar’, are only accepted if annotation pro
cessing is explicitly requested
1 error
C:\Documents and Settings\rsales\Desktop>java HelloWordConsole
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWordConsole
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: HelloWordConsole
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
Could not find the main class: HelloWordConsole. Program will exit.
Você provavelmente salvou sua classe assim (MinhaClasse.java)
Vá no prompt.
cd C:\Diretorio da Classe
javac MinhaClasse.java
(será criado um .class)
java MinhaClasse