Javac retorna erro

7 respostas
Vini_Rocha

Bom dia…

Sou novo no fórum e estou começando a aprender a linguagem agora. Baixei o JDK 1.5.0_04 do site da Sun
e o instalei em C:\Arquivos de programas\Java\jdk15. O diretório jdk15 tem os os diretórios
bin, lib, etc. Configurei o autoexec.bat assim (conforme entendi):

SET JAVA_HOME=C:\Arquivos de programas\Java\jdk15
SET PATH=%PATH%;"%JAVA_HOME%"\bin
SET CLASSPATH=.;"%JAVA_HOME%"

Quando vou compilar, utilizando o Javac, é retornado :

error: cannot read: MeuPrograma.java
1 error

Tento compilar no prompt do dos, no diretório C:\WINDOWS.

Será que meu autoexec está errado? Ou devo tentar compilar em outro diretório?
Ou mesmo, esqueci de algo?

Se puderem me auxiliar… Obrigado!

7 Respostas

C

Pq vc tah coimpilando na pasta windows? se vc colocou no path do sistema vc pode chamar o javac de qq pasta. Tente compilar em outro diretório ou tente salvar novamente o arquivo(ah, sei lah pode tah corrompido)?

Luca

Olá

O mais provável é que haja um erro de digitação. Talvez seu arquivo .java esteja com letras minúsculas.

Que windows usa que ainda precisa do autoexec? Normalmente a gente configura JAVA_HOME e o inclui no PATH como variável de ambiente. O CLASSPATH não precisa ser colocado como variável de ambiente. Caso seja necessário usar, o melhor é setar no arquivo .bat que você provavelmente fará para executar sua aplicação.

E não coloque NADA na pasta c:\Windows

[]s
Luca

G

O que retorna quando vc digita somente javac?
em qualquer pasta.

Leonardo_Mendonca

Cara é o seguinte vc tem q compilar no diretorio q esta salvo seu arquivo ponto java…eu ja apnhei demais com esse “connot read” se esta salvo em por exemplo: c:\java vc tem q dar o comando no prompt assim javac nome_do_arquivo.java, isso estando no mesmo diretorio…espero ter ajudado ok

passos

Tenta tirar as aspas antes e depois da sua variavel JAVA_HOME

%JAVA_HOME%
M

o Leonardo_Mendonca tá certo.

Vai até sua pasta no DOS

CD suapasta

e executa executa o javac.

Vini_Rocha

Obrigado a todos que responderam!

A dica de compilar no mesmo diretório estava correta... eu  havia feito isso e não havia dado certo, mas descobri que o motivo era outro: Eu havia salvo como .java, no entanto, esqueci de tirar a opção txt, daí o arquivo ficou: MeuPrograma.java.txt...   renomeei e deu certo...
Criado 8 de julho de 2005
Ultima resposta 9 de jul. de 2005
Respostas 7
Participantes 7