JavaComm com Windows XP

Java™ Communications API Specification 2.0

Estou usando o pacote javax.comm para acessar uma porta COM, só que no XP não tá rolando e windows 2000, 98 etc… funciona…

Alguém sabe me dizer se tem algum problema em usar essa API em Windows XP?

Já vi que tem várias pessoas com esse problema, andei dando uma consultada em foruns por aí… e poucos deram uma resposta aceitável…

Obrigado…

Há, para explicar melhor…

Seguinte, eu estou com a j2sdk1.4.2

Já uso a Java Comm em outros systemas Operacionais… e beleza, somente no XP que não tá funcionando… há… o XP esta em um NoteBook…

Tenho os seguitne arquivos e seus seguintes diretórios conforme abaixo:

c:\j2sdk1.4.2\bin eu larguei o arquivo win32com.dll conforme explicado no manual de instalação…

c:\j2sdk1.4.2\lib eu larguei o arquivo javax.comm.properties conforme explicado no manual de instalação…

e tb larguei em

c:\arquivos de programas\java\j2re1.4.2\bin o arquivo win32com.dll

e

c:\arquivos de programas\java\j2re1.4.2\lib o arquivo javax.comm.properties

e no windows\system32 tá o arquivo win32com.dll

Esses arquivos e seus devidos diretorios citados acima, já estão em outras maquinas com windows 2000 e 98 … e estao funcionando… e fiz a mesma coisa no note book e nao tá rolando…

Será que tem alguma coisa a ver com versao do XP ou servePack…

O Systema em java está todo funcionando no Note esse com XP, tudo beleza, só que preciso acessar a Porta COM ele dá como nao encontrada…

Há, a api Java Comm tem uma blackBox para testar e tal… e funciona… consigo transmitir e tudo, fiz um teste com o HiperTerminal… isso que acho estranho… e ela encontra porta COM1 e COM3…

E estou achando que deve ser alguma coisa que esse XP que tem no Note…

Há… mais uma coisa, este XP está com o Service Pack 1

Se alguém tiver mais alguma pista agradeço…

Um abraço…

Fala Dark!

Exatamente isso o JavaComm não funciona com o WinXP, tive o mesmo problema, com o Win2000 funcionou 100%
Espero q a Sun atualize essa API.

Abraços []'s

Mas aaaaaa blz… bom pelo menos não fico mais quebrando a cabeça e tentando fazer funcionar… hehehe… Ok… Formatar e instalar Win2000 …

Cara, valeu… um abração… era o que eu suspeitava… :smiley:

Existe alguma API java para pegar informações acerca de software e hardware ??

Tô precisando saber quais são os programas instalados, qual a placa de rede, quanto tem de RAM, etc …

Será que tem ??

acho que a javacomm funciona no winxp sim hein

Pessoal tive o mesmo problema que vocês quando tentei instalar a API em casa onde tenho uma máquina com Windows XP, acontece que tenho instalado em casa o j2sdk1.4.2_04 e segui os passos indicados no manual da API, colocando os arquivos “comm.jar e javax.comm.properties” dentro do diretório lib e o arquivo win32com.dll dentro do diretório bin do j2sdk1.4.2_04, sendo que também tentei colocar os mesmos dentro de C:\j2sdk1.4.2_04\jre\lib e C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin respectivamente sem obter sucesso. Foi então que instalei o j2re1.4.2_04 que cria uma pasta Java dento de Arquivos de Programas, então coloquei os arquivos “comm.jar e javax.comm.properties” dentro de C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_04\lib e o arquivo “win32com.dll” dentro de C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_04\bin, a partir de então começou a funcionar e consegui acessar as portas COM e LPT sem problemas. Espero ter esclarecido a dúvida de vocês. Abraço!

JavaComm funciona no windows XP SIM! Seja ele qual for… se alguem precisar de alguma ajuda para configurar é so escrever.

jumister@gmail.com

falow

JavaComm funciona no XP sim, estou utilizando neste momento.
Custou muito, mas consegui fazer funcionar. E por acaso descobri uma falha, totalmente absurda, e isto pode ser o motivo pelo qual vocês não conseguem fazer funcionar.
O arquivo javax.comm.properties tem a seguinte linha:
Driver=com.sun.comm.Win32Driver

Porém só irá funcionar se existir uma linha em branco após esta linha, para isso, vá até o último caractere da linha e de enter, e salve.
Desta forma funcionará, se você quiser testar, volte ao arquivo e apague a linha posterior a “Driver=com.sun.comm.Win32Driver”, deixando o arquivo com apenas esta linha, verás que não funciona mais.

Não faz o menor sentido, mas testei aqui e é isto mesmo, e um amigo testou no trabalho dele também, ocorreu o mesmo!

Hehehehe, que coisa mais estranha e sem sentido!

Abraços

Pessoal também tento fazer a JavaComm funcionar no WinXP eu estou usando a JavaComm 2, mas quando executo ele dá o erro:

java.io.IOException: Error instantiating class com.sun.comm.Win32Driver
com.sun.comm.Win32Driver

Já fiz os passos citados nesse tópico mas mesmo assim não funciona. Alguém pode me ajudar?

Kra, estou tentando fazer o mesmo, e estou tendo o mesmo erro…

Alguem pode por favor ajudar??

Obrigado

E ae kras…

consegui fazer funcionar…

passei trabalho mas agora já conheço todas as manhas de fazer funcionar… minha aplicação tá bombando…

qq dúvida, podem falar ae…

flw

[quote=petter]Pessoal também tento fazer a JavaComm funcionar no WinXP eu estou usando a JavaComm 2, mas quando executo ele dá o erro:

java.io.IOException: Error instantiating class com.sun.comm.Win32Driver
com.sun.comm.Win32Driver

Já fiz os passos citados nesse tópico mas mesmo assim não funciona. Alguém pode me ajudar?
[/quote]

kra, coloque o arquivo javax.comm.properties e o comm.jar dentro do diretorio LIB do JDK e do JRE. e o win32com.dll coloque no diretorio BIN dos dois tb…

flw

Também passei muito tempo para fazer esta javax.comm funcionar. Eu colocava os arquivos no BIn, no LIB e nada, até que uma alma caridosa me falou para colocar todos estes arquivos(win32com.dll, javax.comm.properties e a comm.jar ) na mesma pasta do projeto :

…\Testes\bin\MainClass.class
…\Testes\src\MainClass.java
…\Testes.project
…\Testes.classpath
…\Testes\Comm.jar
…\Testes\javax.comm.properties
…\Testes\win32com.dll
e é claro a win32com.dll na \WINDOWS\system32 e agora tudo funciona perfeitamente!

eu to tendo o mesmo problema ai
nao consigo fazer funcionar a api no jbuider
ja espalhei os arquivos em varios diretorios, isso da problema???
o jbuilder tem um jdk na sua pasta mas eu instalei outro, isso da problema???
to com um codigo super simples, consigo compilar e rodar ele mas ele nao faz nada, vo manda o codigo aki pra vcs verem se tem alguma coisa errada:

public class SimpleWrite {
static Enumeration portList;
static CommPortIdentifier portId;
static String messageString = “:AUT”;
static SerialPort serialPort;
static OutputStream outputStream;

public static void main(String[] args) {
    portList = CommPortIdentifier.getPortIdentifiers();
    System.out.print("Rodando\n");
    while (portList.hasMoreElements()) {
        portId = (CommPortIdentifier) portList.nextElement();
        if (portId.getPortType() == CommPortIdentifier.PORT_SERIAL) {
            if (portId.getName().equals("COM1")) {
            //if (portId.getName().equals("/dev/term/a")) {
                try {
                    serialPort = (SerialPort)
                        portId.open("SimpleWriteApp", 2000);
                } catch (PortInUseException e) {
                  System.out.print("1\n");
                }
                try {
                    outputStream = serialPort.getOutputStream();
                } catch (IOException e) {
                  System.out.print("2\n");
                }
                try {
                    serialPort.setSerialPortParams(300,
                        SerialPort.DATABITS_8,
                        SerialPort.STOPBITS_1,
                        SerialPort.PARITY_NONE);
                } catch (UnsupportedCommOperationException e) {
                  System.out.print("3\n");
                }
                try {
                    outputStream.write(messageString.getBytes());
                } catch (IOException e) {
                  System.out.print("4\n");
                }
            }
        }
    }
}

}

eu acho q eu devo ta configurando o jbuilder mal ou intao eh problema dos arquivos espalhados

ja fiz de tudo q disseram ai em cima e nada

por favor me ajudem

vlws

Pessoal estou tentando começar minha comunicação, mais não consigo encontrar o win32com.dll, aonde esta isso, estou usando xp. Outra coisa na hora de baixar a api na sun só encontro api do solares e linux. Qual eu uso???

Eu utilizo RXTX, que é uma implementação sob LGPL da API do Java Communications. Nunca tive problemas no Windows XP utilizando esta bilbioteca.

Para maiores informações:
http://www.rxtx.org

t+

Fiz o download da API no site da Sun mas no arquivo não tem o javax.comm.properties nem a DLL…

Onde posso encontrar esses arquivos?

Vlw

Alguém tem algo falando sobre esta RXTX. Como utilizar e quais são suas classes. São as mesmas do javacomm?

Eu gostaria de saber si vc poderia mandar o arquivo win32com.dll para mim.
rbotacini@yahoo.com.br