Vou fazer aquela famosa perguntinha - por acaso você está com algum outro programa, tal como o Conduit do Palm (não sei se esse é o nome certo), ou o Microsoft ActiveSync, se você tiver um PocketPC também, tentando acessar a porta serial também?
Que eu saiba, o javax.comm da Sun funciona direitinho (se você seguir as instruções em jdk1.2.html ), no Windows 2000, Windows 98, Windows ME, Windows 2003 e no Windows XP - eu testei em todos esses ambientes, com um usuário do grupo Administradores, e sei que funciona. (Só tive de copiar o win32com.dll para \windows\system32 ou \winnt\system32, para evitar alguns problemas de PATH, e o comm.jar em jre\lib\ext).
Esse javax.comm da Sun funciona até com Microsoft JVM e com applets assinados (mas com um pouco de esforço é óbvio).
Dê uma olhada com o PortMon ( http://www.sysinternals.com ) para ver se não tem nada que já capturou a porta serial COM1.
Desde o princípio eu desligava o HotSync Manager pra ter certeza que ninguem estava acessando a porta.
Nada.
Aí eu fui tentar deixar o HotSync Manager ligado pra poder testar qualé que era.
A opção Port Serial do Hot Sync estava desabilitada e, quando eu fui haibilitar:
Eu ainda estou por entender… Ainda não consultei a lista do site que vc passou mas vou olhar. E estou pensando tb em hardware mal conectado dentro do gabinete, pode ser?
Olha, se você tiver um micro moderno (Pentium 4 / Athlon XP), normalmente só há 1 porta serial, que é impossível estar desconectada por estar presa à placa-mãe (pode estar queimada, mas aí são outros 500).
Veja se realmente não há nenhum programa chato que esteja tentando pegar a porta serial.
(Pegue o Gerenciador de Tarefas e vá matando todos os processos que você não conhece.
Por exemplo, para modens Lucent/Agere, existe um programa AG_____ (não lembro o nome direito) que fica pegando a porta do modem e vê se não há ninguém tentando se conectar ao modem (ligação “entrante”, como alguém tentando ligar para você para passar um fax, por exemplo).
Use o velho e bom Hyperterminal (acessórios -> comunicações -> Hyperterminal), e veja se a porta COM1 está disponível.
Um belo dia eu tinha tentado instalar o modem pegasus III conforme o pdf ensina. Não deu certo. O pdf é de 1900 e vovó gostosa.
Após me lembrar disso fui no gerenciador de dispositivos e matei o componente “Porta Infra Vermelho” ou algo parecido.
Ainda não funcionava.
Desativei a porta COM1 e nada.
Desinstalei a porta COM1, dei uns 300 boot, instalei novamente e então passou a funcionar!!!
Mas até eu conseguir resolver isso eu já tinha matado todos os processos da máquina. Matava e testava a porta. E nenhum dava certo. Nessa brincadeira eu reiniciei minha máquina umas 8000 vezes, pois sempre matava um processo do sistema sem saber…
:arrow: Agora a porta tá funcionando OK, só falta eu conseguir comunicar o palm com o pc pelo modem infravermelho. Pra isso alguma sugestão?
Eu escrevi na porta IR do palm (OK) e tentei ler na porta serial do pc, que é a porta que está ligado o modem (not OK).
Vou procurar na net sobre este modem pra saber como é feita sua instalação, dessa vez sem interromper o funcionamento da porta COM1.
O modem Pegasus III está ligado à porta Serial e apenas lendo a serial eu pude supor que iria ler os dados. Me enganei.