Olá, pessoal.
Nós aqui criamos um banco de dados JavaDB Embedded mas colocamos um nome de coluna errado. Bom, seria apenas um Alter Table, mas para a minha surpresa não existe nenhum comando SQL no Derby para tal operação. Encontrei uma solução no seguinte site: http://sageniuz.blogspot.com/2007/11/how-to-rename-colums-in-derby-db-and.html
Mas não achei muito prático (na verdade, é uma baita de uma gambiarra…). Gostaria de saber se alguém sabe uma solução mais elegante para uma operação tão simples. Desde já agradeço.
Valeu! Era exatamente isso. Aliás, a solução é tão simples que até me envergonho da pergunta. O meu erro estava sendo que eu chamava o ALTER TABLE antes de usar o comando RENAME, quando só este segundo é necessário. Abaixo um exemplo:
Renomear uma coluna de tabela no banco JavaDB/Derby:
[color=green]RENAME[/color] [color=blue]COLUMN[/color] [color=green]NOME_TABELA.NOME_COLUNA[/color] [color=blue]TO[/color] [color=green]NOVO_NOME_COLUNA[/color]
// Exemplo:
[color=green]RENAME[/color] [color=blue]COLUMN[/color] [color=green]ITENS_PEDIDOS.TOTAL[/color] [color=blue]TO[/color] [color=green]SUBTOTAL[/color]