Javafx 15 e netbeans 12.0.2

Bom dia. Estou começando a estudar java através de livros e curso em vídeos gravados no YouTube. Fiquei imprecionado com a liguagem. Você escreve um código gera o bytecode e roda no Linux Windows mac. Mas me deparei com a dificuldade de configurar o ambiente. Principalmente javafx e a quantidade de versões que existe. Minha pergunta. Existe alguma incompatibilidade de javafx 15 e netbeans 12.0.2? No meu humilde conhecimento a versão mais atualizada é melhor. Mas não ha meio de configurar o ambiente nestas versões citadas. Roda mas não compila outra hora compila mas não roda. Qual melhor versão pra desenvolvimento desktop do javafx? O swing já está desatualizado? Como estou começando penso que deveria ser por tecnologias novas. Tenho muitas dúvidas Dede já agradeço atenção.

Com Java e JavaFX você está em um otimo caminho, a nata dos desenvolvedores da Oracle, IBM, Gluon, Microsoft entre outros gigantes do mercado trabalham neles.

Sugestões

NetBeans - https://netbeans.apache.org/download/nb122/nb122.html

JavaFX 15 - Não tem necessariamente a ver com NetBeans em si e sim com a JDK,
no caso a versão minima é a 11

Em relação a aprender, dentro do NetBeans voce pode colocar varias versões de JDK(s),
Recomendo colocar tambem a JDK 8 (Da Oracle que já vem junto o JavaFX)

Pra aprender será mais tranquilo.

Em seguida se desejar poderá usar a JDK 15 .

O ultimo JavaFX mantem a compatibilidade com as versões anteriores, mas está repleto da adição dos novissimos hardwares do mercado.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Quanto a ide qual sua opinião sobre a mais fácil de configurar intellij netbeans ou eclipse?

Isso vai da preferencia de cada um, prefiro e uso NetBeans.

1 curtida