E ai pessoal, estive analisando algumas coisas de JavaFX e notei ele meio cru ainda perto de tecnologias concorrentes como Flex e Silver Ligth, será impressão minha ou realmente ainda perde feio para suas concorrentes?
Obrigado galera.
E ai pessoal, estive analisando algumas coisas de JavaFX e notei ele meio cru ainda perto de tecnologias concorrentes como Flex e Silver Ligth, será impressão minha ou realmente ainda perde feio para suas concorrentes?
Obrigado galera.
Flex é da Adobe(Photoshop/Flash/Acrobat/Cold Fusion) e tal… e já tem anos de avanço… e a especialidade deles é na camada de visão…
JavaFx… é novo… e o foco da Sun não é esse… e sim na camada de controle e modelo…
Ou seja, quem é da camada de visão… com certeza Flex é melhor… mas como sou da camada de controle/modelo… pretendo aprender JavaFx… só para quebrar o galho…
Assim como quem é da camada de Visão… é melhor aprender Cold Fusion… pois o pessoal do Flex sabe que não vale a pena pegar no Java… apesar de ser melhor…
O foco deles(Adobe) não é o Cold Fusion e sim na camada de visão(Photoshop/Flex/Illustrator)… assim como o foco da Sun… não é a camada de visão… e sim no controle e modelo…
Mas na prática, vejo que muita gente ainda atua na Visão/Controle/Modelo/Teste/Suporte/Infra… principalmente em projetos pequenos.
Acho que agora me confundi…JavaFX e voltado a camada de controle e modelo? não entendi mesmo alguem poderia relatar melhor isso? estranho P mim flex, SilverLigth e JavaFX seriam equivalentes…ou não?
Estou com voce, acho que o coleguinha acima se equivocou(pls, me corrijam), mas a ideia do JavaFX é justamente a visao.
Ou seja, fazer o java ser facil onde ele nao era, a visao.
Imagine que o JavaFX é a aposta da Sun para a construção da camada de visão (interface gráfica) das RIA.
JavaFX, Flex e Silverlight são como Corinthians, Palmeiras e São Paulo - são equivalentes e concorrentes.
Se perde para Flex e Silverlight? Perde sim (e acho que perde de vareio), mas o Flex já vem caminhando bastante desde a primeira versão. É muito difícil lançar um produto que conquiste usuários logo na sua segunda versão. Daqui a uns 2, 3 anos acho que JavaFX vai estar um pouco mais consolidado (e quem sabe batendo de frente com Flex e Silverlight), mas acho que ele ainda está bem cru.
“O pessoal do Flex” são os desenvolvedores que utilizam Flex? Então, colega, acho que você cometeu um equívoco. Tem muito programador Flex que usa Java (eu, o AUSer daqui do forum) como também outras tecnologias: Ruby on Rails (Rafael Nunes), Python e dotNet.
Abraço.
"
Em quantidade de componentes, facilidade de desenvolvimento e curva de aprendizado. Flex eu também acho que está sim há alguns anos luz de distância a frente dos outros.
Mas, eu espero que o HTML saia melhor que o esperado e bata todos eles.
Resolveria MUITOS problemas se tivermos o HTML dando suporte a RIAs de forma natural.
Mas o lançamento do novo HTML 5 parece que ficou somente para 2012 até la muita coisa pode acontecer…e mudar tbm ne? complicado isso…
E parafraseando o CEO da Adobe:
“We’re not worried about HTML 5 because we know IE will never support it” …hehehe
Cappuccino me parece uma tecnologia interessante, principalmente porque não depende de plugins.
Parei para estudar as RIAs.
Comecei por GWT, achei muito tosco a comunicação RPC da forma como ele faz, fora que não mantem a 100% a multiplataforma sem fazer alguns ajustes.
O Flex me pareceu muito melhor, então passei a estudá-lo, está em outro patamar de desenvolvimento, projeto mais maduro, mais rico, mais possibilidades. Estou fazendo até um tutorial dele.
Olha este site usando cappuccino que show de bola…
"
Opera, Safari, Mozila e por ai vai que se dane o IE…
Apesar de o Mozilla ser vastamente usado e os outros também, quando você diz “que se dane o IE” você descarta MUITA gente :\
Vendo comunidades de programadores, eu entendo porque somos tão discriminados: nós somos extremamente discriminadores =/
Se as coisas não são do nosso jeito, nem passa pela nossa cabeça que aquilo possa ser bom.
E só um aviso: Microsoft finalmente viu que o futuro é web: Silverlight, IE 8, Azure
Com certeza ela vai trabalhar com padrões. O problema é o preconceito que ela leva no nosso meio. Ainda bem que somos minoria, e não somos tão influentes, senão o mundo seria open-source :shock: :shock: :shock:
"
Olha eu não tenho nada contra a Microsoft eu até desenvolvi aplicações em C# e taus, acho muito interessante a forma de desenvolvimento dos caras o Visual Studio é uma ótima IDE vi algumas coisas de SilverLigth tbm e achei muito bom…mas eu sempre digo que microsoft não cria e sim copia então, o que acontecer ela virá atrás ou estará descartada … dificil pensar assim né? que Microsoft possa vir a ser descartada mas infelizmente e assim que rola…hoje as coisas estão se inovando de uma forma monstruosa e tudo deve acompanhar…isso ela faz bem…creio que ela entre nas regras sim…
E por falar em Flex, mais uma tentativa de unir JSF com Flex:
"
De nada adianta uma pusta tecnologia sem uma pusta ferramenta pra utilizá-la.
E só um aviso: Microsoft finalmente viu que o futuro é web: Silverlight, IE 8, Azure
Com certeza ela vai trabalhar com padrões. O problema é o preconceito que ela leva no nosso meio. Ainda bem que somos minoria, e não somos tão influentes, senão o mundo seria open-source :shock: :shock: :shock:
A Microsoft só segue os padrões dela. E todas as tecnologias que porventura estejam como “padrão” ISO (ou alguma outra entidade, não lembro), assim como o .Net, ela apenas especifica o suficiente para poder afirmar que é “padrão aberto”, mas ainda tem muita coisa específica do Windows que ela pode controlar.
Sem contar patentes que podem ser usadas a qualquer momento, como no caso do sistema de arquivos FAT que ela processou outra companhia por vender produtos utilizando-o.
Eu particurlamente estou gostando muito do Flex, só pela vantagem de rodar 100% igual independente de browser e SO já é bem válido. ActionScript não é uma linguagem complexa (ainda mais para nós que trabalhamos com Java)
Comunicação com Java pelo BlazeDS é muito boa e sem dificuldade, é impressionante.
Olha este site usando cappuccino que show de bola…
Dei uma olha neste site… putz, achei muito pesado. Demora uma eternidade, para carregar os objetos.
Ou será que o firefox 3.5, não está conseguindo processar ele adequadamente?
Aproveitando o gancho, acessem e avaliem
Pena que a grande maioria dos usuários não ‘concorde’ com isso ainda…