JavaFX: Código Java ou FXML

Estou aprendendo Java a pouco tempo(Um mês mais ou menos). Comecei a criar GUI no Swing, todavia, eu gosto de utilizar a linguagem atualizada ao máximo, dai resolvi migrar para o JavaFX. Até o momento, só montei as GUI em código Java, e sinceramente, eu gostei muito, mesmo ficando um pouco confuso quando o programa estiver muito extenso, eu ainda prefiro o código Java, só que dando uma procurada na internet, até a própria Oracle recomenda FXML pois o mesmo separa a lógica do programa da sua interface gráfica. A dúvida é: As empresas que utilizam o JavaFX preferem FXML? a desvantagem é muito grande de código java para FXML, no quesito desorganização? Se eu continuar com código Java posso ter uma desvantagem muito grande nos meus programas ou até mesmo ser considerado “Noob” de programação por está utilizando um método menos limpo?

Poucas empresas usam JavaFx.

Na minha opinião, nenhum dos dois diretamente. Use o Scene Builder, que gera o FXML a partir do editor visual.

Então, eu não curto muito esse tipo de ferramenta, eu gosto de aprender ao máximo os comandos da linguagem é aplicá-los em meus projetos, utilizando este recurso(Scene builder), eu meio que me sinto “Preguiçoso” pois teria tudo pronto, mas é claro, nada contra a quem utiliza, cada um tem sua preferência.

Nas empresas não tem “curtir”. Importante é produzir. Não se iluda, TI é só o meio.

Se for pra codificar, faz via FXML e ajustes finos programaticamente.

A própria documentação da ferramenta recomenda usar FXML como voce falou. Não traga vícios de outra tecnologia, ou então use outra tecnologia.

Já trabelhei em uma empresa do ramo desktop, que utilizava JavaFx. Nela fazíamos via FXML utilizando o Scene builder pela produtividade e pela possibilidade de dar um preview no layout sem precisar executar o sistema. Via código funciona bem, fizemos algumas coisas, a performace me pareceu melhor do que carregar o FXML.

Outra possibilidade em usar o FXML é que você pode editar o layout das telas depois do sistema compilado e ele irá rodar sem problemas o novo layout, isso pode ser uma vantagem interessante dependendo do sistema. A separação dos arquivos estáticos (FXML, CSS) é sempre uma boa, pois mantém o código mais organizado e facilita customizações e manutenção.

Mas a escolha é de cada um, se se sente produtivo fazendo via código, vai fundo…

Eu entendo. Resolvi utilizar o FXML mesmo, até que é uma boa opção. Obrigado por “gastar” um pouco do tempo de vocês para me ajudar!

1 curtida