Alguém poderia me dizer exatamente o que é, na prática, este obscuro JavaFx? Alguém já trabalhou com ele? Quais as impressões?
JavaFX - Dúvidas
1 Resposta
O JavaFX é uma tentativa atrasada da Sun tentar entrar no mercado de RIA´s (Rich Internet Applications)…
Apesar da Sun ter sido “pioneira” de certa forma, usando os Applets (que não deram certo), ela meio que abandonou a idéia…
O Ajax começou a despontar, e conseqüentemente problemas de compatibilidade com browsers…
Ai algumas empresas tentaram a começar desenvolver soluções RIA. Se eu não estiver errado, isso começou com a Macromedia, que lançou o Flex.
Depois eles abriram a espeficação do formato swf (se bem que eu acho que já era aberta já fazia tempo). Veio o pessoal do OpenLazlo para concorrer, com uma solução free. A Adobe comprou a Macromedia, lançou o Flex 2.0 e tornou o SDK do Flex free. A microsoft anunciou o Silverlight e depois a Sun, retardatária, anunciou o JavaFX.
Bem, moral da história, o Flex parece estar no topo da parada, o Lazlo foi engolido pelo Flex (com o Flex free, para que usar Lazlo?), o Silverlight é baseado em .net (talvez possa concorrer com o Flex) e o JavaFX, na minha humilde opinião, está fadado ao fracaso… O Java já provou que é p/ ser usado server-side… Infelizmente, Java no cliente não funciona muito bem… Awt (com Applet), Swing (com JApplet) e por fim JavaFX…
O JavaFX usa uma linguagem para descrever a aplicação de forma mais fácil, mas no fim acaba virando um tipo de Applet para rodar no navegador… Lento como sempre…
Entendeu? Quem quiser complementar/corrigir é bem vindo