JavaFX - Futuro

Olá !

Sou desenvolvedor java para web e estou pensando em uma alternativa para desenvolver para desktop.
Para desktop só tinha conhecimento do velho Swing e pesquisando um pouco achei o JavaFX.
Apesar de saber muito pouco (praticamente nada) sobre a tecnologia me pareceu muito legal.
Mas vi em muitos sites e até aqui no forum muita gente falando sobre o possível futuro da tecnologia e está me fazendo ficar com um pé atrás.

Alguns posts q vi são meio velhos e outros nem tanto.

Minhas perguntas.

• Como está hoje a expectativa do mercado sobre o JavaFX ?
  • Será que vai vingar mesmo ?
  • Para desktop já é uma realidade ?

Obrigado !

Olá amigo. Eu também, antigamente trabalhava com Swing, depois veio a temporada de web que ainda continua até hoje, ai comecei a trabalhar com Struts e JSF.

Mas amigo… agora estou me enturmando com o Java FX, trabalho no maior orgão publico do Brasil, e todos os projetos serão migrados para o Java FX. A expectativa é de que no final de 2014 a migração seja iniciada.

Porque? Simples. Estavamos utilizando o JSF ou Struts, para construir aplicativos para WEB, só porque o Swing não nos trazia tanto conforto e componentes para trabalhar nos aplicativos. Sem falar na segurança e manutenibilidade dos aplicativos.

Java FX é a mistura do Swing, com componentes novos e que vão atender qualquer demanda, sem falar que o proposito será atingido em 100% que é produzir aplicativos e não sites.

Aposto 100% nessa tecnologia. Abraços !

Eu aposto 101% nessa tecnologia! kkkkkk

O JavaFX está cada vez se tornando presente no mercado de trabalho, entre as aplicações Desktop, e futuramente na Web e Mobile, além de um dedo na robótica.
A Oracle está olhando com muito carinho para o JavaFX, pois sabe que tem uma tendência forte de mercado, pela facilidade de organização de código, manutenibilidade e para construção de aplicações ricas (interface gráfica avançada)!

Legal !

Meu objetivo inicial é para utilizar JavaFX para desktop.
Poderiam me sugerir alguns sites bons ?

Encontrei alguns sites que se mostravam bons, mas parece q foram abandonados.
Inclusive sites em pt e de usuários daqui do fórum.

O rapaz acima lançou um bom livro. Mas como sempre temos a documentação da oracle.

Livro no momento não dá pq estou com outros na fila rsrsrs

O site oficial eu conheci a pouco.
Se tiver outros sites/blogs recomendados…

aprendendo-javafx.blogspot.com

Comprei o livro do Bruno Oliveira, ainda estou no começo mais estou gostando.

Gostaria de saber se alguém já esta usando em produção?

Quais as impressões e opiniões.

O que me deixa inseguro é que fora o livro não vejo ninguém como a DevMedia, Alura, K19, Caelun e etc. ofertando curso sobre o assunto…