JavaFX realidade ou apenas especulação ?

Boa tarde galera…

Tenho experiência em Swing de 8 anos, mas a algum tempo andei lendo que com o Java 9 o Swing será totalmente abandonado pela Oracle. Agora surgiu a necessidade de eu desenvolver um sistema Desktop para um cliente e me veio algumas dúvidas.

Minhas dúvida são as seguintes:

  1. A JVM deixará de rodar os programas desenvolvidos em Swing/AWT ?
  2. A JDK irá possuir apenas o Toolkit para desenvolvimento JavaFX ?
  3. O JavaFX realmente é ideal para desenvolvimento Desktop visto que o grande feeling dele eh RIA ?

Enfim, será mesmo o fim do Swing/AWT ?

JavaFX sem duvida.
Muito bacana e mais fácil de usar.
E vc pode criar telas maneiras para seu clientes.
Alem de ser mais leve.
Adios Swing!

3 curtidas

Achei [este FAQ da Oracle]http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/faq-1446554.html#6) sobre JavaFX que diz que o Swing permanecera parte da especificação do Java e, portanto, incluso no JRE, porém eles esperam que você adote o JavsFX nos seus novos projetos.

1 curtida

Iniciei o estudo de JavaFX recentemente e realmente é muito bom. Uma complicação para o aprendizado ainda é a falta de exemplo na net. Inicialmente é difícil de criar as telas por arquivos FXML, mas é muito tranquilo.

te indico esse tutorial, não aborda tudo, mas é excelente

http://code.makery.ch/library/javafx-8-tutorial/pt/part1/

1 curtida

Qualquer tipo de aplicativo na plataforma Java é longe de ser a melhor solução para desktop.

Trabalho a algum tempo com sistemas ERP desktop sempre com Java e não vejo desvantagens. Sobre o JavaFX é uma tecnologia excelente eu já usei em alguns projetos recentes e nos novos sempre vou usá-lo.

4 curtidas

Sempre detonando o Java para Desktop …kkk !
Já devo ter visto uns 1000 posts do @javaflex aqui no GUJ falando sobre o quanto Java não é recomendado para Desktop e o quanto desenvolver em RIA não é o ideal.
Se bem me lembro ateh participei de algumas discussões.

Eu desenvolvo em Java para Desktop pois tenho mais familiaridade e penso em portabilidade, poderia fazer em C++ ou até mesmo em Lazarus mas meu negócio eh Java. E nunca tive problemas em desenvolver em Java para Desktop.

Alguns sistemas Desktop que fiz usando Java.

IguanaBar

SysFighter

abraço !

5 curtidas

Último sistema que desenvolvi com JavaFx, sincronizador de apps.

9 curtidas

@Andrauss ficou bonitão esse aí viu, parabens

1 curtida

Valeu, usei algumas biblotecas e estilos de terceiros, como esse CSS estilo Metro W8.

1 curtida

Queria ter criatividade pra design hahahaha meus projetos parecem que foram feitos pra qquem usa Win97 achar bonito

3 curtidas

Rs, nesse caso eu só usei o CSS do link se não não ficaria assim, mas é isso o JavaFx dá muitas opções de personalização pra um sistema.

1 curtida

Os meus também! sou péssimo nisso…

Falavam o mesmo de mim quando anos atrás criticava JSF, onde quem me ouviu não caiu em furada. Eu só quero ajudar.

1 curtida

@javaflex uando vc fala que JSF eh furada diz em relação a mercado ou a desenvolvimento ? E quais os motivos de ser furada ?

Por consequência os dois. Os motivos estão no histórico, é um assunto extenso e fora do tópico. Pode até mesmo pesquisar sobre as desvantagens graves dele. Lembrando que não é só eu que critico. O fato é que hoje está caindo a adoção, isso já explica muita coisa.

Voltando sobre desktop, também não é só eu que critico, este é um exemplo que se aproxima da minha visão: http://respostas.guj.com.br/23827-qual-a-melhor-linguagem-de-programacao-para-aplicacoes-desktop-

O que predomina para sistemas de informações hoje são aplicações web. Aplicações desktop é mais para ferramentas, softwares de edição e quando a necessidade do módulo do sistema é acessar recursos nativos que não sejam possíveis via navegador. Com Swing ou JavaFx, acessar recurso nativo é mais complicado do que C# ou C++ por exemplo, o que acaba sendo mesmo uma das piores escolhas para desktop, não que deixe de ser uma opção.

Obrigado por compartilhar Krismorte, excelente material!!:+1:

hahahaha Ficou bem louco. Parabéns!
Agora podemos fazer aplicações desktop muito melhores que o velho swing.

Essa e’ a sua opinião.
Facilidade ou dificuldade em java para desktop depende da pratica e do conhecimento de cada um.

1 curtida