[JavaFX] - Simple Graphic

Oi,

Pois bem… meu patrão chegou com a idéia de substituir as telas gráficas em Swing por JavaFx.

E ai? E ai?

Opiniões? Recomendações?

Tchauzin!

Sinceramente, com as ultimas noticias do JavaOne, tipo o fim do JavaFX Script, eu com certeza nao faria nada com ele agora.
Esperava pra ver qual vai ser.

O quão simples são suas telas Swing?Esses dias mesmo um amigo tava reclamando de problemas em alguns componentes que fazem falta a ele que ainda não existem equivalentes ao Swing.Se for modismo do seu chefe, e a aplicação roda satisfatoriamente, esqueça.Se for como experimentação, pode valer a pena. :slight_smile:

Na minha opinião, é cedo. Você poderia dizer qual o problema da sua aplicação com Swing?

Oi,

Não existe problema. Seria mais para facilitar e atualizar.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Não existe problema. Seria mais para facilitar e atualizar.

Tchauzin![/quote]

Olá!

A linguagem JavaFX Script será substituída por Java nas próximas releases do JavaFX.

Existe um trabalho da comunidade para continuar a linguagem para as próximas releases do JavaFX: Visage.

Caso realmente tenha que mexer com o JavaFX 1.3 o seu projeto, tenho diversas lições aprendidas em projetos que participei direta ou indiretamente:

• JavaFX na WEB ainda não é uma boa idéia, pois muitas JVMs não estão atualizadas e será baixado a que suporta JFX. O tempo de inicializaçã melhorou muito, mas ainda temos uns 5 segundos pelo menos… As vulnerabilidades que leio por ae sobre Applets me assustam também;

• Existe falta de componentes e é muito falada por ae. Só não é falada o quão fácil é criar o seu componente e que tem o JFXtras, que é completo. Além de você poder usar componentes Java Swing na sua aplicação…

• O JavaFX Script nos traz muitos recursos de programação, como binding e triggers, mas abusar deles é um perigo para a aplicação;

• É fato que o JavaFX Script é fácil, mas cuidar para não virar um espaguetti o código e todo declarativo é importante para a manutenção;

• O suporte a mídia é bastante bugado, mas bastante útil;

• Ferramentas não são muitas, eu nunca usei o JavaFX composer, mas dizem que ajuda muito. Para mim o editor de texto só foi útil.

• Existe um programa de partners no qual a Oracle “ajuda” empresas que usam com JavaFX. Importante levar em consideração esse programa quem quer vender coisas com JFX.

Tem mais coisinhas, mas eu usaria JavaFX, mesmo o 1.3, em aplicações comerciais se eu puder incluir o runtime nas minhas aplicações empacotadas(tenho que ler a licença para ter certeza).