JavaFX Standalone

7 respostas
F

Olá a todos,

Pessoal, preciso distribuir uma aplicação JavaFX standalone. Antes de tudo, o porquê de JavaFX:

• É uma app “Launcher” para outra, no estilo de “autorun” de CDs de Games saca? Me identifiquei, me senti bem e terminei com JavaFX em questão de minutos.
  • Precisa ser multiplataforma. Todo o projeto é multiplataforma. Possui clientes rodando em Windows, Linux, Mac e FreeBSD.

Tenho o JAR, e todas as libs. No meu caso, com a SDK rodo facilmente com “javafx -jar app.jar”, mas em hipótese nenhuma vou pedir para o cliente instalar SDK.

E só achei na internet material do JavaFX em Desktop rodando em cima de JavaWS. Não posso usar WS por um motivo simples: É muito restrito. Esta app comunica com um EJB para verificar a licença do software, e eu não estou afim de ficar alterando as policies de segurança do cliente.

Resumindo: JavaFX Standalone Out-of-box, dá ou não? Se sim, como faço? Lembrando que o requisito de software para o cliente é a JRE e nada mais. Se tiver um JavaFX Runtime com o binário “javafx” dentro, também não há problema nenhum em eu pedir como pré-requisito. Mas não achei.

7 Respostas

jyoshiriro

Também gostaria de saber como se faz isso ^^’

F

Parecem que esqueceram de criar a JfxRE. Instalo a SDK funciona… Tem o binário “javafx” lá no path, bonitinho.

Olha o link: http://www.javafx.com/docs/howto/Deployment-Tutorial.jsp

Em que mundo eles vivem? Em um mundo que cliente instala “Development Kits”.

F

Entrando em desespero

Cara, ví gambiarras na net colocando jars do javafx na lib, e editando o manifest. Mas mesmo assim não funcionou no JFX 1.3.

Simplesmente decepcionando com o deploy de aplicações standalone. E só de fazer gambiarra dá desgosto.

Se alguém tiver uma resposta fala aí!

Abraço a todos!

Jesuino_Master

Olá.

Essa é uma briga nossa com o JavaFX. Eu perdi um projeto por isso! O Rakesh Menon, ex-Oracle, também deseja isso:

Enfim, vamos procurar uma solução. Se o cliente estiver na internet e não tiver JavaFX, a JRE será atualizada no momento da execução, então sussa?

você pode montar um JNLP dinâmico, e depois pedir para executar ele. É uma gambiarra master, mas funcionará. Vou pesquisar aqui, se não acharmos uma solução, perguntamos no grupo MIX de JavaFX ou no fórum da Oracle.

F

Jesuino Master:
Olá.

Essa é uma briga nossa com o JavaFX. Eu perdi um projeto por isso! O Rakesh Menon, ex-Oracle, também deseja isso:

Enfim, vamos procurar uma solução. Se o cliente estiver na internet e não tiver JavaFX, a JRE será atualizada no momento da execução, então sussa?

você pode montar um JNLP dinâmico, e depois pedir para executar ele. É uma gambiarra master, mas funcionará. Vou pesquisar aqui, se não acharmos uma solução, perguntamos no grupo MIX de JavaFX ou no fórum da Oracle.

Fala Jesuino!

Pois é cara, meu problema com JavaWS é:

Caused by: java.security.AccessControlException: access denied (java.util.PropertyPermission java.class.path read)

Este erro ocorre quando meu FX tenta conectar o EJB no meu servidor GlassFish. Até entendo o porquê, para WebStart e Applet sei que a segurança precisa ser redobrada. Logo, não acho justo mexer nas policies da JVM do cliente, senão estarei assumindo o papel do velho desenvolvedor que acha que é dono da JVM e que o cliente só roda a aplicação dele.

Se tiver um jeito de rodar no JavaWebStart. Beleza! Fica até mehor pra mim. Mas por causa desse erro que citei, decidi distribuir como standalone.

Impressionante, a linguagem é linda, os recursos são maravilhosos (como eu disse, consulto minha lógica em EJB 3.1 \o/) e demoro muito mais tempo para FAZER DEPLOY do que para escrever a aplicação.

Não me assuta o.o Meu cliente está esperando e estou péssimo de grana!

F

Adicionei no meu JNLP:

<security>
	<all-permissions/>
</security>

Agora consigo conectar meu EJB. Mas bem, isso não encerra o tópico. Se tiver alguma maneira de distribuir um software standalone em JavaFX, só falar.

Ou então, Jesuino e eu vamos encher o saco nos fóruns da Oracle!

Jesuino_Master

fronald:
Adicionei no meu JNLP:

<security>
	<all-permissions/>
</security>

Agora consigo conectar meu EJB. Mas bem, isso não encerra o tópico. Se tiver alguma maneira de distribuir um software standalone em JavaFX, só falar.

Ou então, Jesuino e eu vamos encher o saco nos fóruns da Oracle!

Vamos!

Como você flw, a plataforma javafx é boa, mas esbarra em probleminhas assim, coisa que são fáceis de resolver para a poderosa Oracle, mas eu realmente não sei o que acontece.

Olhe este tópico no mix(tem que se registrar) que postei:

https://mix.oracle.com/group_messages/137253-is-time-to-javafx-start-to-rock-this-world

Só não ri do meu inglês, escrevi sem nem verificar, eu estava um pouco nervoso.

Mas parece que as coisas aceleram com a Oracle no comando: Novos controles, ferramentas evoluindo mais rápido e performance melhorada a cada versão.

Sobre o deploy standalone, vou fazer um JAR que escreve um JNLP e roda ele, única coisa que vem a cabeça agora. Assim o jar escreve os parâmetros necessários, como o codebase.

Depois vou pesquisar mais para ver o que podemos fazer quanto a isso :S

Criado 1 de junho de 2010
Ultima resposta 1 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 3