JavaFX vale a Pena Iniciar um projeto Desktop

17 respostas
I

Boa tarde !

Já vi muitas questões falando sobre JavaFx, Flex e outros, vi também alguns topicos neste forum mas antigo, minha duvida é a seguinte. Vale a pena investir em uma aplicação Desktop utilizando JavaFx ? Vejo em varias revistas e foruns falando que o swing só vai sofrer manutenção a partir de agora e nenhuma evolução. Gosto da plataforma Java, surgiu a oportunidade de desenvolver uma aplicação que deve rodar no desktop, exigencia do cliente, não queria migrar de plataforma, vale a pena investir no JavaFX ?

Consigo fazer integração de uma interface JavaFX, com JasperReport, Hibernate, Sprint e afins ?

Alguém já desenvolveu alguma aplicação pode me informar como foi ? Se que ainda faltam muitos componentes mas devo seguir nessa linha e estudar JavaFX ?

17 Respostas

M

Pergunta muito difícil!
Parece que agora que a Sun é da Oracle, poucos investimentos vão ser feitos em Swing e JavaFX vai ter maiores investimentos, mas é cedo pra dizer.
Eu, particularmente, não pretendo investir meu tempo em JavaFX (pelo menos não pra conhecer a fundo - talvez saber algumas coisas por curiosidade sempre é bom).
É opinião minha, mas, se eu tivesse tempo pra olhar JavaFX, como curioso, eu faria, mas no caso de ter que escolher como aproveitar o tempo, eu não optaria por JavaFX. Hoje em dia, Flash/Flex, HTML 5, JS e algumas bibliotecas gráficas suprem qualquer necessidade da JavaFX.
Mas é claro que conhecimento nunca é demais.

F

Existe tb o AIR q é a versão desktop do Flex.

[]s

I

Então a ideia é mesmo que a aplicação seja desktop ! O Flex eu consigo desenvolver aplicações desktop com ele, ou preciso de um browser ?

Sim é dificil essa decisão JavaFX ou Swing, pois vou fazer uma aplicação que daqui a 4 anos quando alguém for dar manutenção por exemplo vai falar, porque não usaram o JavaFx como interface grafica ou o Flex, ao invés do swing que não evoluiu. Sei que existem varias framework para swing e algumas até muito boa, mas se o proprio fabricande me fala que não vai melhorar e so corrigir fico com um pé atrás.

F

O AIR não roda no navegador ele tem um plugin próprio q deve ser instalado na máquina para rodar.
No Flexmania vc encontra algumas palestras falando a respeito: http://www.flexmania.com.br/2009/gravacoes.php e http://www.flexmania.com.br/gravacoes.php.

[]s

I

Vlw, vou dar uma olhda nesse link !

M

Bom, achei o JavaFX mais fácil e mais produtivo que o Swing, além de ser mais rápido e gastar menos memória.

L

O JavaFXpode ser GUI de uma aplicação Desktop por completo? Ou precisa amadurecer mais?

I

O JavaFXpode ser GUI de uma aplicação Desktop por completo? Ou precisa amadurecer mais?

Essa é minha principal duvida! Pelo que estou pesquisando sim, mas existe poucos componentes visuais ainda, mas ele funciona com java web start, você pode criar toda camada de apresentação nele, utilizar frameworks como spring e hibernate. Só não sei se funcionaria com o Jasper report e se existem já aplicações comerciais para desktop com o JavaFx.

Uma coisa que vi é que se sua aplicação desktop é feita em JavaFx ele não tem portabilidade para linux isso é verdade ?

Andre_Brito

Na minha opinião, se for um projeto serio, que será mantido ao longo dos anos, o JavaFX é imaturo (ainda). Nessa caso, seria interessante escolher o Swing, que já tem certa maturidade e tem suporte da comunidade.

L

Essa é minha principal duvida! Pelo que estou pesquisando sim, mas existe poucos componentes visuais ainda, mas ele funciona com java web start, você pode criar toda camada de apresentação nele, utilizar frameworks como spring e hibernate. Só não sei se funcionaria com o Jasper report e se existem já aplicações comerciais para desktop com o JavaFx.

Uma coisa que vi é que se sua aplicação desktop é feita em JavaFx ele não tem portabilidade para linux isso é verdade ?

Realemente o JFx ainda não possui tantos componetes.

Quanto ao Linux, não sei.

Eu também acredito que, se for deenvolver um sistema Desktop sério, é preferível, até o momento, optar por Swing, por N motivos.

Não que esteja desmerecendo o Fx, pois sou entusiasta do mesmo. Mas é a realidade, por enquanto.

[]

sergiolopes

Minha opinião: fuja do JavaFX o quanto puder.

L

Você acredita que nem a daqui alguns anos seria interessante aproximar-nos do JFx?

M

icefox:

Roda em Linux, sim. A primeira versão do JavaFX saiu pra windows primeiro e alguns meses depois saiu a versão Mac e Linux, talvez daí tenha vindo a estória.

O JavaFX tem menos componentes que o Swing por enquanto, mas permite que você utilize componentes Swing junto.

Jesuino_Master

Falta deComponentes podem ser sanados por este framework:

http://code.google.com/p/jfxtras/

JavaFX está se movendo, existem aplicações gigantes feitas com ele. Aqui temos só algumas listadas:

Se quiser uma opinião boa, em português, sobre o assunto, a revista Java Magazine deste mês traz um artigo muito bom e realista sobre a plataforma…

I

Bom é bem claro que existe uma divisão ! Uns apoiando bastante e outros bem repreensivos com relação ao JavaFx, bom vou pesquisar mais sobre ele antes de iniciar, assim terei um embasamento maior !

Se pelo menos o desenvolvimento for mais facil que o swing já sai ganhando né !

H

Ola icefox, em que pé vc esta com o javafx? Fez o projeto em JavaFx? Estou com uma dúvida muito parecida com a sua, será q hoje o JavaFx seria melhor que o Swing?

lucascda

Então qual fw você utilizaria para fazer a interface de uma aplicação desktop?
Air da adobe!? Ou existe outra fw para esse serviço que a comunidade desenvolve bem!?

[]'s

Criado 26 de julho de 2010
Ultima resposta 15 de jun. de 2011
Respostas 17
Participantes 10