JavaFX x Flex?

Salve galera

Preciso montar um sistema em RIA, estou pensando em usar ou JavaFX ou Flex.
Queria saber a quantas anda o projeto JavaFX, se eh um projeto que a Oracle está investindo ou pretende parar, se compensa estudar para construção de aplicação RIA ??

Sobre o Flex o plugin para Eclipse não funciona no Linux ???

Enfim, usar JavaFX ou Flex, o que me dizem ??

obrigado

Nunca usei profissionalmente nenhum dos dois… Eu escolheria JavaFX. Flex acho que nem mantido está sendo mais.

Só uma ressalva, não sei se vale a pena usar JavaFX para sistemas “internet” por causa da exigência de ter uma JRE instalada nas máquinas clientes. Eu só pensaria em usa-lo caso seja um ambiente corporativo de intranet mesmo, onde é mais fácil ter esse tipo de controle.

Se for para um sistema aberto na internet, melhor você pensar em usar HTML5/JS/JQuery e etc.

Nenhum nem outro. Flex eh um bicho morto e JavaFX e um bicho que ninguem sabe se vai nascer.
Use HTML5 e alguma API como Vaadin, Sencha, GWT, etc.

[quote=rodrigo.uchoa]Nunca usei profissionalmente nenhum dos dois… Eu escolheria JavaFX. Flex acho que nem mantido está sendo mais.

Só uma ressalva, não sei se vale a pena usar JavaFX para sistemas “internet” por causa da exigência de ter uma JRE instalada nas máquinas clientes. Eu só pensaria em usa-lo caso seja um ambiente corporativo de intranet mesmo, onde é mais fácil ter esse tipo de controle.

Se for para um sistema aberto na internet, melhor você pensar em usar HTML5/JS/JQuery e etc.[/quote]

sim sim, eh para intranet…mas acho q o Flex está sendo mantido sim, andei pesquisando e agora eh Adobe Flash Builder para construção de aplicações em Flex e ele está na versão 4.7 e saindo novos updates.

abraço e obrigado.

A Adobe abandonou o projeto flex ja faz algum tempo, hoje ele pertence ao grupo apache.

A IDE (Flash Builder) continua com a Adobe mas o sdk a Adobe passou para o grupo Apache.
http://flex.apache.org/index.html

O último sdk lançado pela Adobe acho q foi o 4.6, e o grupo Apache liberou recentemente o 4.10.

Dou treinamento de Flex aqui no RS e trabalho com ele desde a versão 3. Uns 7 anos acredito.

O Flex compila para iOS, Android e BlackBerry. O grupo Apache trabalha para o Flex gerar HTML5 tb, já bem adiantado, onde a previsão final é no final do ano.

Recomendo, mas acompanho de perto o mercado pq há uma tendência muito grande de HTML5.

[]s

Estou dando uma olhada nas API q vc citou aqui, Vaadin, Sencha, GWT.
Acho q a melhor opção fica com a GWT q eh do google neh ???
Estou procurando apostila, how to, entender como funciona o esquema…

obrigado

Tbm gosto de coisas do google, mas o sencha eh realmente bom!

JavaFx parece que é mais indicado para desktop, a reputação de plugins Java está feia em relação a segurança, assim como qualquer plugin de browser por ter sido ignorado em mobiles.

Flex era muito bom, mas não sobreviveu aos novos tempos devido a queda Flash, e agora provavelmente vai tentar mais facilitar migrações desesperadas de flash para HTML5.

Considere ao máximo a possibilidade de não usar essas tecnologias fora de cogitação para web/intranet, mesmo que vá gerar HTML5 isso engessa muito. Trabalhe diretamente com HTML5, JavaScript/JQuery etc com tudo ao seu controle. Primeiramente dá uma olhada no Bootstrap que pode te ajudar bastante na parte HTML, depois vai perguntando o resto.

Boa tarde!

Bom, em primeiro lugar, tomem cuidado com certas colocações que são ditas aqui. Se não tem um profundo conhecimento, cuidado em afirmar coisas.

O JavaFX já é sim algo consolidado pela Oracle, visto que a próxima versão do Java ( 8 ) está colocando quase que totalmente o JavaFX como a “substituição do Swing”, por ter recursos gráficos avançados e manutenibilidade de código eficaz. Tanto que o JavaFX terá sua versão 8 (para acompanhar a nova versão do JDK), onde terá acesso a códigos avançados como lambdas e etc…

Eu aconselho muito o JavaFX, confesso que conheço muito pouco do Flex para afirmar algo, mas pelo que conheço de JavaFX (caso não saiba, tenho livro pela Casa do Código e dois artigos na revista MundoJ, apenas para conhecimento, não é para me gabar não, ok? :slight_smile: ).

Mas vai depender muito da amplitude do projeto. Lembrando que hoje ainda o JavaFX é disponibilizado para aplicações Desktop, Web só é possível por JWS, e mobile a Oracle está se esforçando para criar essa disponibilização, já há alguns projetos para iOS.

Bom, é isso!

Até mais! :smiley:

A grande maioria dos que criticam o JavaFX, o fazem por conhecerem a versão 1.x e não terem acompanhado sua evolução a partir da versão 2.0. Hoje o foco dele é outro e ele está conseguindo ocupar um espaço onde o swing nunca conseguiu chegar. Mas está ganhando terreno devagar, talvez por isso a percepção das pessoas não viu ainda os ganhos.

Salvo interpretações, parece que estamos aqui criticando o uso de JavaFX para internet/intranet em browser, que está fora de cogitação até pela própria Oracle. Como solução desktop multiplataforma no lugar de Swing acho que ninguém criticou.

Salvo interpretações, parece que estamos aqui criticando o uso de JavaFX para internet/intranet em browser, que está fora de cogitação até pela própria Oracle. Como solução desktop multiplataforma no lugar de Swing acho que ninguém criticou.[/quote]

Dizer que JavaFX é algo que ninguém sabe se vai crescer, eu vejo isso como uma crítica, confirmar isso é complicado diante tantos fatos que vemos atualmente…

Mas aí é um ponto de vista de cada um. :smiley:

Salvo interpretações, parece que estamos aqui criticando o uso de JavaFX para internet/intranet em browser, que está fora de cogitação até pela própria Oracle. Como solução desktop multiplataforma no lugar de Swing acho que ninguém criticou.[/quote]

Dizer que JavaFX é algo que ninguém sabe se vai crescer, eu vejo isso como uma crítica, confirmar isso é complicado diante tantos fatos que vemos atualmente…

Mas aí é um ponto de vista de cada um. :D[/quote]
Esses comentários mais soltos geralmente são pelo fato da própria necessidade de aplicação desktop estar em baixa em sistemas de informação. Quando isto acontece é por alguns módulos precisarem de melhor acesso ao hardware ou SO, com isso C++ por exemplo as vezes pode ser mais apropriado (nem sempre claro). Fora que na maioria das vezes é para atender estações de usuários Windows, onde .NET é muito mais tranquilo para o mesmo. Para o JavaFx “decolar” (dentro do seu objetivo) é preciso o NetBeans ser reescrito em JavaFx, acredito que isso vá criar maior respeito. Isso aconteceu com o Visual Studio, que foi reescrito em WPF (equivalente ao JavaFx).

Aplicações bancárias precisam rodar em desktop e muitas delas são escritas em Java.