JavaFX

Olá,

Estava vendo esses dias sobre JavaFx, vi esses dois links (http://www.sun.com/software/javafx/index.jsp e http://pt.sun.com/sunnews/feature/2007/070516/), mas ainda não me ficou muito claro o que ele faz e para que utilizá-lo.

A única coisa que eu acho que entendi é que você desenvolve uma vez, e pode rodar em qualquer lugar, seja desktop, mobile, web, etc. É isso mesmo?

Minha maior dúvida é, por exemplo, se eu for construir uma página web, que vai utilizar JSF, Hibernate, CSS, etc, eu posso fazer com JavaFx?

Por favor, alguém pode me dar uma melhor explicação sobre isso??

Obrigado!

incrementando: com JavaFX eu faço qualquer coisa que J2SE, J2ME e J2EE faz, mas com qualidade visual melhor, seria isso??
Pode-se usar JavaFX pra criar “coisas” pra tv digital?
Agora q o Blu-ray tah avançando, seria um mercado pra JavaFX?
Se eu tenho uma aplicação web pronta, posso criar e integrar com um modulo JavaFX?
Já é versão final?
Dá pra criar jogos de celulares/pda com JavaFX?

jopss

Tenho essas mesmas dúvidas que vocês.

Eu já usei algumas aplicações de exemplo de javafx.

Funcionava mais ou menos como webstart e já deixa algo instalado no seu computador.

Eu vi uma aplicação gráfica que exportava para swf,jpg e etc. E uma outra aplicação de venda de carros.

Ambos eu achei sofisticado, porém pesado.

[quote=Joaozava]Olá,

Estava vendo esses dias sobre JavaFx, vi esses dois links (http://www.sun.com/software/javafx/index.jsp e http://pt.sun.com/sunnews/feature/2007/070516/), mas ainda não me ficou muito claro o que ele faz e para que utilizá-lo.

A única coisa que eu acho que entendi é que você desenvolve uma vez, e pode rodar em qualquer lugar, seja desktop, mobile, web, etc. É isso mesmo?

Minha maior dúvida é, por exemplo, se eu for construir uma página web, que vai utilizar JSF, Hibernate, CSS, etc, eu posso fazer com JavaFx?

Obrigado![/quote]

JavaFX Script é tipo uma domain specific language para interfaces graficas ricas. Lembra uma DSL pq utiliza tecnologias ja existntes como swing e java2d abstrain do sua complexidade. Com a ajuda de ferramentas a promessa é permitir que artistas sem conhecimento de programacao java possam criar interfaces de usuario sofisticadas.

A plataforma JavaFX é o ambiente necessario para rodar as aplicacoes criadas utilizando JavaFX Script e deverá estar disponivel sim em pcs, celulares e outros dispositos.

Junto com o java kernel essa é uma das promessas para 2008!

[quote=cmoscoso][quote=Joaozava]Olá,

Obrigado![/quote]

JavaFX Script é tipo uma domain specific language para interfaces graficas ricas. Lembra uma DSL pq utiliza tecnologias ja existntes como swing e java2d abstrain do sua complexidade. Com a ajuda de ferramentas a promessa é permitir que artistas sem conhecimento de programacao java possam criar interfaces de usuario sofisticadas.

A plataforma JavaFX é o ambiente necessario para rodar as aplicacoes criadas utilizando JavaFX Script e deverá estar disponivel sim em pcs, celulares e outros dispositos.

Junto com o java kernel essa é uma das promessas para 2008![/quote]

Ok, Obrigado!

Mas ainda estou com uma dúvida.
As interfaces avançadas que você diz são em que especificamente? Swing se for Desktop, HTML se for Web?
É isso que ainda não estou conseguindo entender! :frowning:

Obrigado.

Me corrija se eu estiver errado, mas acho que não tem como rodar JavaFX direto no navegador.

Os exemplos que eu vi tinha um link que startava como se fosse em java web start. E fazia uma espécie de instalação na sua máquina com até ícone no desktop.

[quote=SanjuanRJ]Me corrija se eu estiver errado, mas acho que não tem como rodar JavaFX direto no navegador.

Os exemplos que eu vi tinha um link que startava como se fosse em java web start. E fazia uma espécie de instalação na sua máquina com até ícone no desktop.[/quote]

humm… é exatamente isso que eu suspeito que seja … mas não tenho certeza também.
Por que se ele criasse interfaces web seria uma mão na roda!

pelo q vi o jfx serve pra isso… se vc quiser jogar na web, teria q ser on applet… ou nao?

jopss

Como disse anteriormente, java2d swing e cia.

Novos tempos meu amigo!

[quote=jopss]pelo q vi o jfx serve pra isso… se vc quiser jogar na web, teria q ser on applet… ou nao?

jopss[/quote]

Applets reloaded?

Com o javafx script compilado vai ser possível sim!

[quote=Joaozava]
humm… é exatamente isso que eu suspeito que seja … mas não tenho certeza também.
Por que se ele criasse interfaces web seria uma mão na roda! [/quote]

Nao sei exatamente o que quer dizer com interface web mas se vc estiver falando de js, html e css o que nao falta sao opcoes hoje né mesmo!?

JavaFX vem para competiro com tecnologias como silverlight e adobe flex na area de RIAs. Talvez um aspecto importante do javafx seja a integracao mais facil entre esses dois paradigmas, ou seja, aplicacoes javafx na sua pagina como applets e do contrario, a sua pagina a partir de uma aplicacao javafx. editado: apenas pra dizer que nao conheco flex ou silverlight!

editado: os dois paradigmas que me refiro sao aplicacoes com interface web e aplicacoes distribuidas na web.

[quote=cmoscoso][quote=Joaozava]
Por que se ele criasse interfaces web seria uma mão na roda! [/quote]

Nao sei exatamente o que quer dizer com interface web mas se vc estiver falando de js, html e css o que nao falta sao opcoes hoje né mesmo!?

JavaFX vem para competiro com tecnologias como silverlight e adobe flex na area de RIAs. Talvez o diferencial do javafx seja uma integracao mais facil entre esses dois paradigmas, ou seja, aplicacoes javafx na sua pagina como applets e do contrario, a sua pagina a partir de uma aplicacao javafx.

editado: os dois paradigmas que me refiro sao aplicacoes com interface web e aplicacoes distribuidas na web.[/quote]

Quando me refiro a interfaces web estou querendo dizer algo em HTML, js, CSS, etc.
É que estou com idéias de desenvolver um site, e quando vi JavaFx pensei que poderia utilizá-lo para isso, na verdade até posso, mas as páginas não ficariam da maneira que eu estou querendo (em HTML, js, CSS, etc.).

Na verdade acredito que a finalidade de JavaFx seja mais para desenvolvimentos de “aplicativos” ou sistemas web, assim com é utilizado o Flex, talvez. Não para desenvolvimento de sites, como portais, sites pessoais, etc.

Muita se ouve falar q JavaFX vem para competir com silverlight e Flex.
O Porem q o SiverLigth tem integração total com JavaScript o que permite manipular elementos html. Isto permite uma integração com o ambiente web como todo AJax e etc…

Outro ponto os exemplos de JavaFX são muitos lentos eu achou muito pesado.
Quanto a usar um applet chamando um JavaFX não, continua sendo ruim, pois no applet se tem um acesso muito ruim ao navegador. Para mim foi o motivo do fracasso dos applet’s, fica parecendo um programa isolado.

Um ponto positivo no JavaFX perante o silverlight é utilização de estilos o que facilita para se fazer um sistema.
O SiverLigth permite reutilização de objetos mas não de estilos.

Na minha opinião a sun está comendo bola tem oportunidade de entrar na briga, mas pelo jeito ela vai foca o mercado Mobile.

Hoje o SiverLigth já é base p/ fazer interface tanto web como desktop, com a mesmo interface, também pode-se encontrar como WPF.
Na web tem limitações com não pode utilizar objetos 3D, reconhecimento de voz e tinta. Mas está nos planos colocar isto na web tb.
Já o javascript não roda no desktop

Eu assisti a apresentacao de duas aplicacoes feitos no javafx e tive duas impressoes diferentes. Um jogo standalone multiplayer com graficos interessantes e jogabilidade aparentemente boa e uma aplicacao para o facebook em applet. Esse ultimo travou varias vezes durante a apresentacao e foi um fiasco.

Hoje prefiro mesmo estar desenvolvendo pro iphone…