Javamail return-path sendmail

Olá pessoal,

Já tenho um certo tempo em java mas comecei a pouco mexer com o javamail. Tenho um servidor Linux aqui no escritório com IP fixo (Speedy business), e montei uma rotina p/ enviar emails via sendmail.

Bom, o envio está funcionando, porém alguns provedores rejeitam e pelo que entendi falta o return-path nas minhas mensagens.

Já me disseram que esta configuração é no sendmail e também que o return-path a informar é o endereço da telefonica (<meu_ip>.dsl.telesp.net.br), mas não consegui achar onde configurar isso, tanto no sendmail quanto no javamail.

Alguém tem alguma dica?

Abraço

[quote=mpfeitosa]Olá pessoal,

Já tenho um certo tempo em java mas comecei a pouco mexer com o javamail. Tenho um servidor Linux aqui no escritório com IP fixo (Speedy business), e montei uma rotina p/ enviar emails via sendmail.

Bom, o envio está funcionando, porém alguns provedores rejeitam e pelo que entendi falta o return-path nas minhas mensagens.

Já me disseram que esta configuração é no sendmail e também que o return-path a informar é o endereço da telefonica (<meu_ip>.dsl.telesp.net.br), mas não consegui achar onde configurar isso, tanto no sendmail quanto no javamail.

Alguém tem alguma dica?

Abraço[/quote]

Também estou com a mesma dúvida, estou tentando setar o return-path mas até agora não tive sucesso, achei alguns exemplos utilizando o comando setHeader da classe Message, mas no meu caso não funcionou.
Se encontrou alguma solução, poderia me falar?

Abraços,

Olá,

Neste ínterim obtive algumas respostas. No caso do Sendmail, o return-path está relacionado com o nome da máquina (hostname). É necessário que seja um domínio válido.

Tenho um conhecido que me informou que o Xmail tem o parâmetro “hostname” no arquivo.conf e faria um override no hostname real, mas de qualquer modo sua máquina tem que fazer parte de pelo menos um subdomínio válido. este teste ainda não fiz.

Outra coisa é, que mesmo estando tudo conforme falei, existem provedores que bloqueiam conexões adsl, mesmo de ip fixo. Mas neste caso vc pede para desbloquear o seu ip lá, caso seja importante se comunicar com ele.

Se obtiver mais alguma informação e me passar eu agradeço.

Hummm vou procurar por isso, valew.

Bom no momento estou utilizando a classe Message, o trecho do código aonde estou setando assunto e destinatarios está ± assim:

...
Message msg = new MimeMessage(session);
msg.setHeader("Return-Path", "<email_retorno@empresa.com.br>");
msg.setHeader("Reply-To", "<email_contato@empresa.com.br>");
msg.setFrom(from);
msg.setSubject(assunto); 
...

O return-path não se altera, o reply-to altera normalmente…bom vamos ver, qualquer coisa pergunta aí também.
Ah ja estou enviando e-mails, mas pediram para alterar o return-path para que as mensagens de erro retorne para um único e-mail…

Fala mpfeitosa encontrei uma solução aqui: http://cephas.net/blog/2006/06/09/using-apache-james-and-javamail-to-implement-variable-envelope-return-paths/

Setando o header não funciona mesmo, tem que passar na session pro transport, meu código ficou ± assim:

...
Properties prop = new Properties();
prop.put("mail.smtp.from", "email_return_path@empresa.com.br"); 
prop.put("mail.smtp.host", "servidor_smtp.com.br");        

session = Session.getDefaultInstance(prop, null);
...

Bom pelo que entendi nesse link que passei acima era pra ser feito isso, fiz e funcionou, adicionei um e-mail inválido na lista e fiz um disparo, depois abri a caixa de entrada desse e-mail do return-path e estava lá um e-mail delivery system :slight_smile: mesmo assim ainda passará por uma bateria de testes…espero ter ajudado, abraços.