Javanês

Para não acharem que só estou colocando críticas…

Acho que seria legal colocar uma seção tipo glossário com o nome de Javanês. Tipo um dicionário básico (bem basicão mesmo) mas com um ou outro link para uma descrição mais aprofundada (um bom artigo, um site oficial ou não, outras fontes, ou exemplos quando couber).

Algo tipo isso:
http://www.mindprod.com/jgloss/a.html

Mas com os links, como falei.

Que tal isso:
http://java.sun.com/docs/glossary.html

Abraços!

podia ser até no estilo wiki !!! :idea:

[quote=“jujo”]Que tal isso:

Abraços![/quote]
Muito fraco, não tem nem o que é polimorfismo. Mal e mal cita overloading e overriding. E as descrições de um modo geral são sucintas demais.
O link que eu coloquei da mindprod é bem melhor que esse da Sun.
A minha sugestão seria de fazer tipo uma referência, e em português para facilitar a vida dos novatos. Mas nada muito aprofundado, só uma explicação para iniciantes mesmo.

[quote=“JavaDrops”][quote=“jujo”]Que tal isso:

Abraços![/quote]
Muito fraco, não tem nem o que é polimorfismo. Mal e mal cita overloading e overriding. E as descrições de um modo geral são sucintas demais.
O link que eu coloquei da mindprod é bem melhor que esse da Sun.
A minha sugestão seria de fazer tipo uma referência, e em português para facilitar a vida dos novatos. Mas nada muito aprofundado, só uma explicação para iniciantes mesmo.[/quote]

Gostei. JavaDrops, vc disponibiliza de algum tempo pra ajudar a montar esse conteúdo? Ja ta havendo um overflow de tarefas na equipe. :roll:

Porra Matheus, eu dei a idéia e você ainda quer que eu faça? heheh

To zoando :stuck_out_tongue:

Mas falando sério, ajuda é o que não falta, só tem que saber como usá-la :wink:

Como eu já falei na idéia sobre os artigos, criem um cadastro de colaboradores. Esse é o primeiro passo. É só incluir mais uma coluna no seu DB e colocar a pergunta no perfil (para quem já tem um tempo X de fórum ou que tem mais de Y posts):
Quer ser um colaborador? () Sim () Não
Aí coloca um link “Saiba mais” onde é colocado o perfil desejado do colaborador e o que implica ser um colaborador (receber e-mail com os artigos, analisá-los, contribuir com melhorias, enviar seus próprios artigos, etc). É bom deixar claro que é um “cargo” de responsabilidade pois interfere na qualidade do material divulgado à comunidade. Aí para incentivar a participação deixo a critério de vocês bolarem algo (ou adaptarem ao que já possuem).

Tempo é algo que eu não tenho de sobra, como vocês também não tem, mas se for feito de uma forma que todo mundo vá contribuindo com um pouquinho não sobrecarrega nem vocês e nem os “colaboradores”.
Além disso, eu não assumiria isso sozinho pq ainda estou começando no Java (comecei em maio) e certamente ia acabar cometendo umas gafes (olha a responsa).

Você acha que sobrecarregaria demais vocês criar esse campo a mais no DB e fazer as modificações no perfil para começar a implementar essa idéia dos colaboradores?

obs.: eu sei que vocês já tem o “cargo” colaboradores, mas a concepção é um pouco diferente, neh?

JavaDrops,

tirando da experiência q tenho no fórum e Portal Java em geral, eu acho q fazer um levantamento como este de quem gostaria de ser um colaborador/moderador/mantenedor não funciona. Ja fizemos uma enquete uma vez perguntando isso, se “vc gostaria de ajudar a manter o PJ?”, e acredito que ouve mais de 90% de respostas em “Sim”. Tb ja foi criado tópico sobre isso, entrado em contato com cada usuário q postou com interesse, e não durou mais q 1 ou 2 semanas… Hj oq acontece é o seguinte, por ex, se temos 1000 usuários, e desses 1000 há sempre 1 ou 2 q realmente estão respondendo legal no fórum, dando dicas, idéias e as implementando no PJ (como vc), enviando news, entrando em contato com o resto do staff em IM, correndo atráz… A gente realmente nota q há um interesse nesses usuários exceções em não só se beneficiar do conteúdo encontrado no site, mas tb em faze-lo crescer. São esses q por seleção natural (heahe) vão se tornando parte da equipe.

Mas deixando de lado essa minha enrolação, vou fazer com q o resto da equipe de uma atenção pra esse teu tópico e pra mais coisas q tu for postar no fórum de Participe, pois tu é uma dessas exceções q não podem passar desapercebidas. :joia:

Desculpa a demora em responder.

[color=“red”]Matheus: levantamento como este de quem gostaria de ser um colaborador/moderador/mantenedor não funciona[/color]

Depende da motivação.
Exemplo: todo mês será sorteado entre os colaboradores um produto de um dos patrocinadores (uma revista, camiseta, etc) Quem colaborou mais "naquele mês" teria um peso diferencial (algo tipo a pontuação do Top Users, mas mensal e baseada no que o cara ajudou). E por ser uma "vantagem" seria colaborador só quem tivesse mais de 100 mensagens no forum e/ou que tivesse mais de 3 meses de cadastro, por exemplo. E qual seria o lado ruim? Um seria que a pessoa se comprometeria a receber no e-mail todos os artigos que fossem enviados ao Portal.

[color=“red”]Matheus: Ja fizemos uma enquete uma vez perguntando isso, se “vc gostaria de ajudar a manter o PJ?”, e acredito que ouve mais de 90% de respostas em “Sim”. Tb ja foi criado tópico sobre isso, entrado em contato com cada usuário q postou com interesse, e não durou mais q 1 ou 2 semanas…[/color]

Questão de motivação. (TÁ, eu sei que motivação não resolve tudo, mas ajuda)

[color=“red”]Matheus: Hj oq acontece é o seguinte, por ex, se temos 1000 usuários, e desses 1000 há sempre 1 ou 2 q realmente estão respondendo legal no fórum, dando dicas, idéias e as implementando no PJ (como vc), enviando news, entrando em contato com o resto do staff em IM, correndo atráz… A gente realmente nota q há um interesse nesses usuários exceções em não só se beneficiar do conteúdo encontrado no site, mas tb em faze-lo crescer. São esses q por seleção natural (heahe) vão se tornando parte da equipe.[/color]

Mas tem muita gente que, da mesma forma que eu, não tem pretenção de fazer parte da equipe, mas gostaria de colaborar. E com um sistema de colaboração mais ou menos organizado (tipo massa de manobra) há um estímulo a mais (não usei motivação heheh).

[color=“red”]Matheus: Mas deixando de lado essa minha enrolação, vou fazer com q o resto da equipe de uma atenção pra esse teu tópico e pra mais coisas q tu for postar no fórum de Participe, pois tu é uma dessas exceções q não podem passar desapercebidas.[/color]

Não fala assim que eu fico :oops:
:roll:

Só espero estar vendendo bem a idéia heheh

Com relação ao que eu falei de não querer fazer parte da equipe, não levem a mal, mas não me considero apto, ainda tenho MUITO o que aprender e sei da expectativa que se cria em cima de alguém com um título diferenciado, expectativa a qual eu ainda não poderia suprir.

Obrigado pela atenção.

[quote=“JavaDrops”]todo mês será sorteado entre os colaboradores um produto de um dos patrocinadores (uma revista, camiseta, etc)
Quem colaborou mais “naquele mês” teria um peso diferencial (algo tipo a pontuação do Top Users, mas mensal e baseada no que o cara ajudou).
E por ser uma “vantagem” seria colaborador só quem tivesse mais de 100 mensagens no forum e/ou que tivesse mais de 3 meses de cadastro, por exemplo.
E qual seria o lado ruim? Um seria que a pessoa se comprometeria a receber no e-mail todos os artigos que fossem enviados ao Portal.[/quote]

Já existe isto no Portal Java :slight_smile: . Temos a role de “Colaborador” no portal, e tb sorteamos premios. Mas confesso que ultimamente essas premiações ficaram meio de lado, acumulando. Temos algum crédito com a Java Magazine, SQL Magazine e Tempo Real pelas parcerias. Mas falta gente na equipe pra gerenciar as premiações, filtrar usuários para isto, entrar em contato, correr atráz dos parceiros, dos endereços dos ganhadores, etc. :yoh:. Apesar de ser uma atividade praticamente realizada atravéz de e-mail, tb toma tempo (falando isso eu acabei de me dar um puxão de orelha mentalmente, com o tempo que gasto moderando o fórum eu poderia fazer frente nisto :oops:). Atualmente oque consigo me dedicar ao Portal java é feito no horário do meu expediente de trabalho (espero que nenhum superior meu vizite o PJ pra ler isto hauehus), oque dificulta muito. :sad:

oh céus, escrevi um baita texto e não resolvi nenhum problema heauhua =/

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Promocoes :?:
Pelo que fala ali os sorteios ocorrem para quem tem cadastro no PJ (indistintamente) e o camarada que contribuir mais durante o mês também é premiado. E os outros que colaboraram (mas não tanto quanto o que foi premiado) podem ser premiados no mesmo sorteio que participa alguém que fez o cadastro no PJ e nunca mais entrou.
É uma questão de contrapartida, certo? Alguém que está sempre ajudando merece um “agrado” mais do que aquele cara que só fez o cadastro (e não estou puxando sardinha para o meu lado pq até agora não contribui com muita coisa).

Sobre filtrar usuários, creio que você está se referindo ao caso que eu citei acima, neh? (desculpa, estou lendo e respondendo)
Mas isso é um pepino, melhor seria tentar automatizar isso.

Com relação ao que você citou sobre moderar o fórum, concordo com você. O fórum é uma ferramenta maravilhosa, mas toma um tempo muito grande de quem modera. Aí o fórum “rouba” vocês do Portal e a criação de coisas novas para o portal ficam em segundo plano junto com as outras coisas do portal (como revisão de conteúdo, correções diversas, as próprias promoções, etc).
Quer uma sugestão? Pegue algumas pessoas de confiança (usuários antigos) e passe tarefas como mover mensagens para o forum certo, colocar os fontes nas mensagens entre CODE, excluir mensagens ou posts fora do objetivo do Portal (propagandas, piramides, spam, …) e o que mais tiver de tarefas de menor porte. O título do cara no forum nem precisa mudar (eu não lembro como faz, mas eu já fiz isso em um forum phpbb que eu administrava, era tipo um moderador “fantasma”).

Quanto a promoção, o usuário, é escolhido meio “a dedo”, é mais um consenso da galerinha do Staff :wink:

Co relação ao Fórum… e as demais atividades do PJ. Gente para isso nós temos. O real problema, é nossa organização. Estou tentando (meu tempo anda meio escasso) organizar isso, e delegar atividades pra galerinha, mas tbm num é fácil… mas daqui uns dias sai… assim que passar meu sufoco no trampo.

ps: Vc é de Ctba né :wink: legal… eu tbm! Adicione-me em algum IM ai, dai trocamos umas ideias!

Abraços!

E ninguém ficou reclamando de não ter sido escolhido? heheh
De certa forma é mais justo, mas acaba tomando um certo tempo de vocês pq tem que ficar meio que acompanhando diariamente…

Ueh, delega a organização heheh
Essa do tempo escasso eu já usei muito e não era só uma desculpa para acalmar os ânimos (como sei que não é o seu caso também), mas eu sempre que achava que ia conseguir um tempo ficava sem ele… sempre acontecia alguma coisa…
Se bem que delegar também nem sempre funciona… às vezes as coisas tem que ser meio impostas senão não saem…

A página de equipe está atualizada?
1 fundador, 1 mantenedor, 2 coordenadores, 6 moderadores e 2 colaboradores

E a lista de “tarefas”?

Esses são os dois primeiros passos, dimensiona a equipe e o que deve ser feito.
Vocês tem um fórum invisível apenas para o staff neh? Cria um tópico só para listar as tarefas dentro do PJ que já vai ser uma mão na roda para você partir para a organização (de fora é fácil falar neh? heheh)

Eu sou de Core Etuba sim :stuck_out_tongue:
Já te adicionei no msn, mas desacostumei a usar ICQ, MSN e afins, e sempre esqueço de ligar, mas estou deixando como online sempre que ligo o MSN. Qualquer coisa dá um toque.

Bahhh pois é…

na verdade ando sem tempo até para fazre isso =\ mas assim que aliviar vou por em dia isso… e várias outras coisas tbm que tão ficando pra tras =\
foda foda…

Assim que eu te ver no msn, conversamos. É que é meio dificil eu abrir ele para procurar alguem, e ocmo desabilitei tudo aquelas bagaça de barulho, popup etc etc… dai soh procuro alguem quando preciso falar alguma coisa mesmo =\

Mas assim que der marcamo de tomar uma tbm :wink:

Abraços!