Javascript não faz conexão com o banco, porque ele trabalha apenas na maquina do cliente, você terá que usar o JDBC para criar conexões com o banco.
O máximo seria usar o javascript para fazer AJAX.
Procure sobre JSP e JSTL e o modelo MVC, eu considero estes 3 como essenciais para se começar.
JSTL, ou JavaServer Pages Standard Tag Library, é usado em conjunto com o JSP, para diminuir o uso de programação em paginas HTML.
Algo parecido com isso:
Poisé é cara, como o Musashi falou, há vários conceitos relacionados a desenvolvimento WEB que você precisa conhecer antes. Eu aconselharia, tentar entender alguns conceitos fundamentais relacionados a desenvolvimento WEB antes ou pelo menos junto com coisas específicas relacionadas a tecnologia como JSP, frameworks Web, etc.
Apesar de eu não programar em Java, posso dar alguns conselhos sobre conceitos que são inerentes a qualquer desenvolvimento Web.
Recomendo ler/adquirir alguma noção do protocolo Http, conceitos como request, response, httpverbs (post,get) para começar.
É preciso ter em mente que na web a programação é stateless e você trabalha com client-side (geralmente javascript no browser) e server-side (ruby,java,.net,php, etc).
Especificamente sobre sua pergunta, em linhas gerais o teu javascript na verdade vai fazer uma chamada ajax ao server-side. Essa parte servidor pode ser uma action, um web service, etc. Esse seu método no servidor sim poderia se comunicar com o banco de dados (Não recomendo conversar diretamente, é melhor criar uma outra camada específica que converse com o banco).
Há muitos conceitos/tecnologias que você terá que ter no mínimo uma noção. A jornada é longa =]. Cito como exemplos.
Html, CSS, Javascript (clássico, jquery, json, etc), MVC (esse serve não só para web =]), REST, fora as tecnologias relacionadas especificamente com a sua linguagem ex. Frameworks Web(Struts, Rails).
Como o pessoal falou, você necessita pegar a base então:
Use a cabeça HTML (Se você não tem noção alguma).
Use a cabeça JSP e servlets (Esse livro é muito bom. Mesmo sendo da série use a cabeça é bem completo e vai te dar toda a fundamentação básica para entender de uma aplicação web em java)
Com JSP e Servlets você até consegue fazer os sitemas, mas recomendo a utilização de um framework. Tem vários no mercado. Mas um que recomendo é o JSF com Primefaces.
Para apreender JSF recomendo a leitura do livro Core JavaServer Faces!
Não querendo ser chato, mas javascript já deixou de ser apenas client-side (nodeJS está aí para provar). Se é uma boa idéia usá-lo para server-side, eu sinceramente não acho.
De qualquer forma, estude jsp e servlets. Para você que conhece desktop, será relativamente fácil aprender, desde que você se dedique.
tenho uma boa noção de html já tbm tenho o livro: “Java como programar 8 Ed.” esse livro seria um bom começo??
por acaso alguém teria algum link pra baixar alguns livros bons em pdf?[/quote]
Mas você já não programa em java? Se não você deve começar por ele. Para programação web ele fraco, pois só faz uma introdução sobre Servlets e JSP. Recomendo a leitura dos outros livros que falei
Amigo, eu sugeriria não trabalhar web com Firebird. Porque você não tenta utilizar o MySQL que é muito mais recomendado? Além disso se você criar um projeto com Firebird para a web sairá muito caro um servidor de hospedagem já que pouquíssimos usam Firebird. Eu sugeriria MySQL já que existem servidores de até 5 reais por mes (inclsuive alguns de gra;ca). Espero que te ajude!