Javascript com Firebird

Boa noite.

programo em java desktop e estou começando um projeto web, mas não sei absolutamente nada, nada, nada mesmo em desenvolvimento web.

estava vendo alguns artigos e tentando entender alguma coisa…

vamos la…
queria que alguém me ajudasse com a conexão com o banco usando javascript… como faz?? como crio?? de onde partir?

Javascript não faz conexão com o banco, porque ele trabalha apenas na maquina do cliente, você terá que usar o JDBC para criar conexões com o banco.
O máximo seria usar o javascript para fazer AJAX.

Procure sobre JSP e JSTL e o modelo MVC, eu considero estes 3 como essenciais para se começar.

Esse JDBC que você falou seria o mesmo para conexão que eu uso com java desktop?

È, acabei sendo redundante haUaHuahaUaHua.
Para conexão com o banco, não é diferente do que você fazia no Java para Desktop.

Para clarificar.
JSP, ou JavaServer Pages, você insere a programação em paginas HTML, para serem dinamicas.
Exemplo:

<%@page language="java" import="classe.quesera.util.*"%>
<% String hello = "Hello World!";%>
<html>
    <body>
        <%=hello%>
    </body>
</html>

JSTL, ou JavaServer Pages Standard Tag Library, é usado em conjunto com o JSP, para diminuir o uso de programação em paginas HTML.
Algo parecido com isso:

<%@taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c"%>
<html>
    <body>
        <c:if test="${hello != null}">
            ${hello}
        </c:if>
    </body>
</html>

No caso deste hello, ele será o que vier do servidor.

Poisé é cara, como o Musashi falou, há vários conceitos relacionados a desenvolvimento WEB que você precisa conhecer antes. Eu aconselharia, tentar entender alguns conceitos fundamentais relacionados a desenvolvimento WEB antes ou pelo menos junto com coisas específicas relacionadas a tecnologia como JSP, frameworks Web, etc.
Apesar de eu não programar em Java, posso dar alguns conselhos sobre conceitos que são inerentes a qualquer desenvolvimento Web.

Recomendo ler/adquirir alguma noção do protocolo Http, conceitos como request, response, httpverbs (post,get) para começar.
É preciso ter em mente que na web a programação é stateless e você trabalha com client-side (geralmente javascript no browser) e server-side (ruby,java,.net,php, etc).

Especificamente sobre sua pergunta, em linhas gerais o teu javascript na verdade vai fazer uma chamada ajax ao server-side. Essa parte servidor pode ser uma action, um web service, etc. Esse seu método no servidor sim poderia se comunicar com o banco de dados (Não recomendo conversar diretamente, é melhor criar uma outra camada específica que converse com o banco).

Há muitos conceitos/tecnologias que você terá que ter no mínimo uma noção. A jornada é longa =]. Cito como exemplos.
Html, CSS, Javascript (clássico, jquery, json, etc), MVC (esse serve não só para web =]), REST, fora as tecnologias relacionadas especificamente com a sua linguagem ex. Frameworks Web(Struts, Rails).

Espero ter ajudado.
Abs!

Como o pessoal falou, você necessita pegar a base então:

1. Use a cabeça HTML (Se você não tem noção alguma).
  2. Use a cabeça JSP e servlets (Esse livro é muito bom. Mesmo sendo da série use a cabeça é bem completo e vai te dar toda a fundamentação básica para entender de uma aplicação web em java)

Com JSP e Servlets você até consegue fazer os sitemas, mas recomendo a utilização de um framework. Tem vários no mercado. Mas um que recomendo é o JSF com Primefaces.
Para apreender JSF recomendo a leitura do livro Core JavaServer Faces!

legal pessoal.

tenho uma boa noção de html já tbm tenho o livro: “Java como programar 8 Ed.” esse livro seria um bom começo??

por acaso alguém teria algum link pra baixar alguns livros bons em pdf?

Não querendo ser chato, mas javascript já deixou de ser apenas client-side (nodeJS está aí para provar). Se é uma boa idéia usá-lo para server-side, eu sinceramente não acho.
De qualquer forma, estude jsp e servlets. Para você que conhece desktop, será relativamente fácil aprender, desde que você se dedique.

[quote=marcos.stuchi]legal pessoal.

tenho uma boa noção de html já tbm tenho o livro: “Java como programar 8 Ed.” esse livro seria um bom começo??

por acaso alguém teria algum link pra baixar alguns livros bons em pdf?[/quote]

Mas você já não programa em java? Se não você deve começar por ele. Para programação web ele fraco, pois só faz uma introdução sobre Servlets e JSP. Recomendo a leitura dos outros livros que falei

Amigo, eu sugeriria não trabalhar web com Firebird. Porque você não tenta utilizar o MySQL que é muito mais recomendado? Além disso se você criar um projeto com Firebird para a web sairá muito caro um servidor de hospedagem já que pouquíssimos usam Firebird. Eu sugeriria MySQL já que existem servidores de até 5 reais por mes (inclsuive alguns de gra;ca). Espero que te ajude!