Javascript com Firebird

Boa noite.

programo em java desktop e estou começando um projeto web, mas não sei absolutamente nada, nada, nada mesmo em desenvolvimento web.

estava vendo alguns artigos e tentando entender alguma coisa…

vamos la…
queria que alguém me ajudasse com a conexão com o banco usando javascript… como faz?? como crio?? de onde partir?

Javascript não faz conexão com o banco, porque ele trabalha apenas na maquina do cliente, você terá que usar o JDBC para criar conexões com o banco.
O máximo seria usar o javascript para fazer AJAX.

Procure sobre JSP e JSTL e o modelo MVC, eu considero estes 3 como essenciais para se começar.

Esse JDBC que você falou seria o mesmo para conexão que eu uso com java desktop?

È, acabei sendo redundante haUaHuahaUaHua.
Para conexão com o banco, não é diferente do que você fazia no Java para Desktop.

Para clarificar.
JSP, ou JavaServer Pages, você insere a programação em paginas HTML, para serem dinamicas.
Exemplo:

<%@page language="java" import="classe.quesera.util.*"%>
<% String hello = "Hello World!";%>
<html>
    <body>
        <%=hello%>
    </body>
</html>

JSTL, ou JavaServer Pages Standard Tag Library, é usado em conjunto com o JSP, para diminuir o uso de programação em paginas HTML.
Algo parecido com isso:

<%@taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c"%>
<html>
    <body>
        <c:if test="${hello != null}">
            ${hello}
        </c:if>
    </body>
</html>

No caso deste hello, ele será o que vier do servidor.

Poisé é cara, como o Musashi falou, há vários conceitos relacionados a desenvolvimento WEB que você precisa conhecer antes. Eu aconselharia, tentar entender alguns conceitos fundamentais relacionados a desenvolvimento WEB antes ou pelo menos junto com coisas específicas relacionadas a tecnologia como JSP, frameworks Web, etc.
Apesar de eu não programar em Java, posso dar alguns conselhos sobre conceitos que são inerentes a qualquer desenvolvimento Web.