Javascript com JSF

6 respostas
rafaelgaldino

Ae pessoal me ajudem,

Estou usando javascript, junto com minhas páginas de JSF. Fiz um javascript que mostra uma paleta de cores, seleciono uma cor dessa paleta e quero colocar a cor em formato RGB (Ex. #FFFF00) em um <h:inputText>. Só que não existe a propriedade “name” no inputText do JSF.

<h:commandButton onclick="showColorPicker(this,document.forms[0].rgb)" value="Legenda"/> <h:inputText id="rgb" title="rgb" value="#{avaliacaoConfiguracao.avaliacaoConfiguracao.legenda}"/>

Não consigo setar o inputText, mesmo passando o campo “rgb”. Alguém sabe me dizer se isso funciona com JSF? Estou fazendo algo errado? Valeu ae!

6 Respostas

Ataxexe

Você não vai conseguir passar o campo rgb porque o id dele não será apenas “rgb” (lembrando que ele é gerado com base na árvore de componentes do JSF).

Você pode usar o tomahawk pra forçar o id ou então criar um “alias” para esse input (fica bacana, eu fiz isso e sobrescrevi a função ‘$’ do prototype pra poder usar javascript a vontade com JSF).

rafaelgaldino

Ataxexe,

Infelizmente eu não posso usar outro framework no meu projeto que gera Ajax, tou usando o RichFaces por imposição do cliente.

ou então criar um “alias” para esse input (fica bacana, eu fiz isso e sobrescrevi a função ‘$’ do prototype pra poder usar javascript a vontade com JSF).

Sinceramente eu não sei oq você fez ai em cima, você pode explicar melhor? ;D
Valeu!

Ataxexe

É o seguinte: eu fiquei muito puto por não poder controlar o ID dos meus componentes no browser, então eu criei uma tag para colocar em qualquer componente.

Essa tag vai pegar o id que o componente visual terá no browser (pelo método getClientId) e renderizar uma tag cujo id seja o nome definido na tag e o atributo "name" seja o id real do componente jsf.

Como a função '$' do prototype retorna algo parecido com document.getElementById (tem mais coisa no meio, mas é basicamente isso), eu reescrevi ela para verificar se o elemento em questão é um elemento que se refere a outro (nesse caso eu usei um title com o valor "_alias_jsf_") e, caso for, fiz uma chamada ao document.getElementById usando o atributo name do campo.

É uma gambiarra meio complexa, mas como a única coisa que eu preciso fazer agora é usar um código assim:

<h:inputText blábláblá>
 <tag:alias name="id"/>
</h:inputText>

<script>
alert($('id').value)
</script>

valeu o esforço. Principalmente porque posso usar o Scriptaculous diretamente nos componentes do JSF sem me preocupar com ids.

Não sei se consegui explicar direito a idéia, qualquer coisa posso postar o código aqui pra você ter uma idéia melhor.

Ataxexe

Ah, dessa forma o “alias” pode ser uma expressão JSF, coisa que as implementações não deixam você fazer com o atributo ID. Esse lance é ruim porque você fica tendo que fazer componentes JSF pra tudo, inclusive aquilo que 3 linhas em javascript resolvem.

rafaelgaldino

Ataxexe,

Conseguir fazer dessa forma

<h:commandButton onclick="showColorPicker(this,document.getElementById('form:rgb'))" value="Legenda"/> <h:inputText id="rgb" title="rgb" value="#{avaliacaoConfiguracao.avaliacaoConfiguracao.legenda}"/>

Setando meu o name do form.
Aparentemente deu certo ;D

Ataxexe

Sim, o que eu não gosto em fazer isso é porque esse ‘form:rgb’ é o JSF que decide colocar, se você mudar a versão da implementação o código pode não funcionar e você vai demorar um tempão pra encontrar esse erro.

Se o seu inputText for para uma tabela, por exemplo, o id seria mais ou menos assim -> ‘form:table:0:1:rgb’. Meio chato de lidar. E ainda tem o problema de o id não poder ser dinâmico (isso me mata de raiva).

Mas mesmo assim eu ainda gosto de JSF…hehehe

Criado 19 de dezembro de 2007
Ultima resposta 19 de dez. de 2007
Respostas 6
Participantes 2