JavaScript - Ext JS

16 respostas
antoniopopete

Alguém já utilizou esse framework?
Quero usar o biblioteca para criar árvores, usando o modelo , mas como posso fazer a estrutura incial para o usuário começar a criar a árvore ,como se fosse em um quadro dentro da minha página…

16 Respostas

nbluis

Só para constar, cuidado com a licença do ext 2.1.
http://www.akitaonrails.com/2008/4/24/off-topic-a-controv-rsia-ext-js-2-1-x-gpl
Até.

antoniopopete

Não vou usar em produto comercial.
Atividade acadêmica.
Avaliei o gwt+ext você já usou?
Obrigado pela Dica!

nbluis

Não importa não ser comercial.
Como diz o artigo.
Tudo o que GPL toca vira GPL.

Já usei ainda quando era a versão alpha do Ext.
Muito bom, mas um pouco complexo.

Nos exemplos do site tem referencias de como criar as árvores que tu quer.

Até.

antoniopopete

Não consegui entender como eu vou interagir com o Java através dos exemplos…
Eu estou olhando agora gwt+ext, porque ai não preciso do javascript e uso apenas Java…
E se virar GPL não tem problema, é software acadêmico mesmo…

nbluis

Na verdade não tem a ver com o java.
É uma biblioteca puramente javascript para ser usado na web.

A interação com servidor é apenas no load da páginas ou via requisição ajax e coisa e tals.

Até.

Adriano_Almeida

Antônio,

IMO o EXTJs é muito mais rico que o Dojo, no entanto, o preço que se paga por isso é a complexidade, que nele também acho maior que no Dojo.

Para aliviar um pouco essa complexidade surgiu o projeto: ETXTLD, que consiste em facilitar o desenvolvimento c/ EXTJs sem que o programador se preocupe tanto com aqueles javascripts para criar os componentes.

Dê uma olhada lá. Lá tem um exemplo de como fazer isso que vc perguntou.

Boa sorte!

Abs.

PS: Cuidado com a licença do EXTJs 2.1.

antoniopopete

O que é IMO?Achei o ext complicadinho de mecher.
Eu só quero usar uma árvore que tem lá no site (drag and drop), mas quero deixar para o usuário criar ela.
Tem como fazer isso usando essas tags?
Você já usou essas tags?Eu na verdade queria algo desse nível: http://prefuse.org/gallery/
bem rico…
Mas para não mecher com applet vou sair dessa opção.
Ai fui ver o gwt http://www.gwt-ext.com/demo/#treeContextMenu
e agora estou vendo a tag, mas com o a tag não vou poder ter o poder de deixar o usuário criar a árvore como ele quiser.Entende?Queria deixar ele livre…

Adriano_Almeida

Oi Antonio, tudo bem?

não entendi muito bem, vc diz que o usuário não poderá montar o menu da maneira que ele quiser, através do menu de contexto (botão direito do mouse)? Se for isso, não é verdade, ele pode montar do jeito que quiser. Depois no final, você pode gerar uma requisição ajax que grava de alguma maneira o estado do seu tree. E depois quando precisar vc lê o estado do seu tree.

Para ler, existe o objeto TreePanel no ExtJS que aceita uma propriedade chamada loader (que diz como ler), tem exemplos no site.

Era isso mesmo que vc queria? Confesso que não entendi direito a sua dúvida.

PS: IMO significa In My Opinion.

antoniopopete

Santa ignorância!!ehueuheu

Deixa eu tentar te explicar.
Sabe o windows explorer do Vista?Bem bonito visualmente não é?
O que eu quero é uma maneira de fornecer aquele layout para ele da seguinte maneira.
O usuário vai selecionar dois combos antes.
E vai me dar o nó raiz e o primeiro nó filho que vai ser raiz de todos os outros

pai_de_todos
—pai
-----nó1
-----nó2
-------nó2.1
-------nó2.2
-----nó3

Entendeu?
Ai queria que o usuário tivesse uma interface mais ou menos assim…Ele clicaria em um +, e ai abriria um popup modal para o usuário digitar o nome que ele quer dar a pasta…(popup modal aquele que trava a tela, como esse ) ai quando ele confirmasse geraria o novo nó.
No final, quando ele acabasse, ele clicaria em um botão para enviar o modelo da árvore que eu pegaria na minha aplicação para montar um arquivo xml.
Entendeu?

Adriano_Almeida

É… foi mais ou menos o que eu disse… a única parte que muda é que vc quer que vc quer que o usuário clique em um “+” e não com o botão direito. E que depois abriria um modal pro usuário digitar, ao invés de digitar no próprio item novo.

Huuummm… bem enjoado isso hein! Assim de bate e pronto não faço idéia.

Enfim, o treeContextMenu faz tudo muito parecido, só muda esse ou outro detalhezinho que te disse.

Isso não serviria no seu caso? Você chegou a experimentar criar um item novo na árvore lá no exemplo pra ver como é?

antoniopopete

Vamos lá.
Eu tenho a seguinte dúvida.
Já entendi como montar a estrutura, peguei no código fonte, o que não estou entendendo,é como vou exibir na tela, vou vou puxar os dados na tela, como vou fazer a action chamar aquele componente para pegar o valor dele, entende?
Esses exemplos funcionam isolados, mas preciso que estejam dentro de uma action.
Seria uma má idéia dizer que minha action implements EntryPoint ???E lá na action mesmo eu ter o método onModuleLoad?
Que preciso para colocar para funcionar usando o struts 2?Algum xml a mais?
Estou voando nisso também…

T

É que normalmente você tem de usar IMHO (in my humble opinion = segundo minha humilde opinião). IMO para mim é “inhame” em japonês :stuck_out_tongue:

Adriano_Almeida

É que eu não estou humilde hoje! hahaha… :smiley: brincadeira!

antoniopopete

Tentei uma forma de integrar mas ainda não consegui fazer o struts usar o gwt…

antoniopopete

É… foi mais ou menos o que eu disse… a única parte que muda é que vc quer que vc quer que o usuário clique em um “+” e não com o botão direito. E que depois abriria um modal pro usuário digitar, ao invés de digitar no próprio item novo.

Huuummm… bem enjoado isso hein! Assim de bate e pronto não faço idéia.

Enfim, o treeContextMenu faz tudo muito parecido, só muda esse ou outro detalhezinho que te disse.

Isso não serviria no seu caso? Você chegou a experimentar criar um item novo na árvore lá no exemplo pra ver como é?
Não consegui colocar o exttld para rodar.
Ele dá um erro org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/tags/ext/body.tag(98,0) The absolute uri: http://java.sun.com/jsp/jstl/functions cannot be resolved in either web.xml or the jar files deployed with this application

antoniopopete

Frameworks de javascript para integrar com o struts, não consegui nem ext,nem exttld, nem gwt.

Criado 30 de abril de 2008
Ultima resposta 2 de mai. de 2008
Respostas 16
Participantes 4