Javascript frontend: Como vocês se organizam?

Sempre usei o javascript de qualquer jeito, pois meu foco mesmo era aprender a mexer no back-end, e me acostumei assim desde os meus primeiros sistemas, como eles eram pequenos não influenciava muito. Mas os meus sistemas ficaram gigantes, e agora fica claro que não dá pra usar o javascript sem uma certa organização e design patterns. Atualmente, todo meu javascript vai basicamente dentro do window.onload. Todos os listeners, funções, variáveis com os identificadores de elementos html, literalmente tudo eu coloco lá, e fica uma bagunça, completamente inviável.
Então eu queria saber quais padrões de organização vocês usam no desenvolvimento de sistemas enormes. Eu dei uma pesquisada e o máximo que eu consegui foi separar algumas coisas em módulos, e nem sei se eu tô fazendo certo.

Se possivel, sem frameworks

No geral separar em arquivos e funções menores. Por exemplo, ao invés de ter uma função grande que mistura várias validações, faz uma função pra cada validação.

Se for sistema de informação, um framework vai te ajudar bastante, pois browser nao foi projetado pra sistemas, onde gambiarras sao inevitáveis. Angular por exemplo é uma das gambiarras que facilitam criar aplicações no browser, escondendo as gambiarras no framework e deixando mais limpo a parte onde tem que manter a funcionalidade.

2 curtidas