Pessoal, está acontecendo algo muito estranho na minha aplicação nos ultimos dias, é que eu tenho alguns arquivos javascript na minha aplicação e nestes existem alguns alerts com textos que possuem ç e acentuação, o que acontece é que não sei quando nem porque as vezes estou testando a aplicação e quando vejo o conteudo do javascript foi alterado de forma que estes caracteres acentuados ou ç foram convertidos em ‘?’
Não sei o que imaginar o porque disso, será a minha versão mais nova do eclipse? Alguem já passou por isso?
Espero a ajuda de voces e mais uma vez agradeço a atenção de todos
Verifique nas suas páginas HTML/XHTML/JSP o encoding/charset.
Eu prefiro usar ‘windows-1252’ ou ‘ISO-8859-1’, os quais são compatíveis com línguas latinas (português!), logo aceitam e reconhecem acentos.
Você também pode usar UTF-8, mas não se esqueça de mudar a codificação do seu navegador (essa era outra dica que eu poderia ter dado logo no início do texto e é bem mais simples!).
OK?
ze_kiefa, muito obrigado pela resposta mas acho que nao ajuda muito, não adianta eu mudar o enconding do arquivo ou a codificação do navegador se o fonte do arquivo (javascript ou jsp) já estão alterados, talvez vc tenha entendido que esta alteração de palavaras acentuadas para ? só acontecesse na visualização, ou seja na apresentação dos dados na pagina, mas nao é, eu até já passei por isso e implmentando um Filter eu resolvi o problema, o que tá pegando e parece inexplicavel é que o fonte do arquivo mesmo é que está sendo alterado, no javascript substitui por ? e no jsp ele apaga as palavras acentuadas do fonte, suspeito que seja algo do eclipse ou do meu CVS mesmo, alguem mais pode me ajudar?
Realmente entendi errado, mas vamos lá de novo!
Eu uso e recomendo um editor de texto chamado Editplus 2 (http://www.editplus.com/download.html), pois, além de vários outros recursos, ele salva o arquivo em vários formatos de codificação.
Tente abrir os seus arquivos neste editor e salve na codificação desejada.
OK?
Entao mude de preferencia - vc so vai estar ajudando a web a se tornar um lugar melhor