JavaScript - Onde colocar validação [Resolvido]

Bom dia povo, tenho uma dúvida bem básica

Ex: Tenho um método javascript function manipulaData(dataStrBR)

• O parametro é uma data no formato brasileiro (DD/MM/AAAA)
  • O retorno é true OR false

Percebo que sao necessárias validações (o parametro não pode ser string vazia, e tem que está no formato correto) e se houver problema na validação o usuário deve ser alertado.

Dúvida: A validação e a mensagem de erro devem está todos contidos neste métodos, ou seria melhor criar um outro método que valida a string?

if (validaData(dataStrBR)){ manipulaData(dataStrBR) }

Evite criar títulos com letras maiúsculas.

[]'s

Crie o arquivo .js separado, não há necessidade de inserir código javascript diretamente no arquivo (htm,jsp,asp,etc). :wink:

[quote=davidbuzatto]Evite criar títulos com letras maiúsculas.

[]'s[/quote]

Desculpe. Vou me atentar a isso na próxima vez.

Marcio, isso que vc diz não esclarece a dúvida.

Vou tentar ser mais objetivo:

Dúvida:
A pergunta é bem téorica. A validação dos parâmetros de um método e os alertas de erro ao usuário devem ser realizados dentro do próprio método, ou devo criar um outro método só para isso?

Exemplo:
Tenho um arquivo externo chamado funcoes.js e nele há o método isAnoBiSexto, onde coloco um data e ele deve informar se ela é de um ano bisexto ou não (retorna true ou false)

[code]function isAnoBiSexto(dataStrBR){

//faz alguma coisa

}[/code]

Quem deve validar o parametro dataStrBR? O proprio método isAnoBiSexto ou devo criar um outro método pra fazer isso?

PS: Sei que pra muitos aqui a dúvida deve parecer ridícula, mas… ¬¬

Uai, se o método serve para validar a data, é ele que validará.
Se você está querendo dizer se o método deve validar o formulário, ai não acho que seja correto.
Você precisa ter um método de validação do formulário que por sua vez usa outros métodos utilitários para verificar os valores, no caso o método que você mencionou.

[]'s

O que você quer fazer efetivamente, validar um formulário ou apenas verificar a dadta?
Respondendo sua dúvida:
toda programação em javascript deve ficar entre as tags . Veja o exemplo abaixo:

[code]

[/code] :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]O que você quer fazer efetivamente, validar um formulário ou apenas verificar a dadta?
Respondendo sua dúvida:
toda programação em javascript deve ficar entre as tags . Veja o exemplo abaixo:

[code]

[/code] :wink: [/quote]

acho que ele quer saber em que momento qual método chama qual para a validação, não onde o script deve estar… exemplo

ao clicar no submit do form serão chamados os seguintes métodos.

function validaFormulario(){
   validaData();
   // valida outros campos
}

function validaData(){
   verificaDataVazia();
   verificaFormatoData();
   verificaAnoBiSexto();
}

e por aí vai… claro que são só exemplos, você pode formar os métodos como quiser, mas acredito que a idéia básica seja essa.

Espero ter ajudado, abraço!

[quote=davidbuzatto]Uai, se o método serve para validar a data, é ele que validará.
Se você está querendo dizer se o método deve validar o formulário, ai não acho que seja correto.
Você precisa ter um método de validação do formulário que por sua vez usa outros métodos utilitários para verificar os valores, no caso o método que você mencionou.

[]'s[/quote]

Seria o segundo caso. Ou seja, validar a data digitada em um campo input.

Problema resolvido.

Agradeço sinceramente a ajuda de todos.