Ex: Tenho um método javascript function manipulaData(dataStrBR)
O parametro é uma data no formato brasileiro (DD/MM/AAAA)
O retorno é true OR false
Percebo que sao necessárias validações (o parametro não pode ser string vazia, e tem que está no formato correto) e se houver problema na validação o usuário deve ser alertado.
Dúvida: A validação e a mensagem de erro devem está todos contidos neste métodos, ou seria melhor criar um outro método que valida a string?
if (validaData(dataStrBR)){
manipulaData(dataStrBR)
}
[quote=davidbuzatto]Evite criar títulos com letras maiúsculas.
[]'s[/quote]
Desculpe. Vou me atentar a isso na próxima vez.
Marcio, isso que vc diz não esclarece a dúvida.
Vou tentar ser mais objetivo:
Dúvida:
A pergunta é bem téorica. A validação dos parâmetros de um método e os alertas de erro ao usuário devem ser realizados dentro do próprio método, ou devo criar um outro método só para isso?
Exemplo:
Tenho um arquivo externo chamado funcoes.js e nele há o método isAnoBiSexto, onde coloco um data e ele deve informar se ela é de um ano bisexto ou não (retorna true ou false)
[code]function isAnoBiSexto(dataStrBR){
//faz alguma coisa
}[/code]
Quem deve validar o parametro dataStrBR? O proprio método isAnoBiSexto ou devo criar um outro método pra fazer isso?
PS: Sei que pra muitos aqui a dúvida deve parecer ridícula, mas… ¬¬
Uai, se o método serve para validar a data, é ele que validará.
Se você está querendo dizer se o método deve validar o formulário, ai não acho que seja correto.
Você precisa ter um método de validação do formulário que por sua vez usa outros métodos utilitários para verificar os valores, no caso o método que você mencionou.
O que você quer fazer efetivamente, validar um formulário ou apenas verificar a dadta?
Respondendo sua dúvida:
toda programação em javascript deve ficar entre as tags . Veja o exemplo abaixo:
[quote=Marcio_Nogueira]O que você quer fazer efetivamente, validar um formulário ou apenas verificar a dadta?
Respondendo sua dúvida:
toda programação em javascript deve ficar entre as tags . Veja o exemplo abaixo:
[code]
[/code]
:wink: [/quote]
acho que ele quer saber em que momento qual método chama qual para a validação, não onde o script deve estar… exemplo
ao clicar no submit do form serão chamados os seguintes métodos.
function validaFormulario(){
validaData();
// valida outros campos
}
function validaData(){
verificaDataVazia();
verificaFormatoData();
verificaAnoBiSexto();
}
e por aí vai… claro que são só exemplos, você pode formar os métodos como quiser, mas acredito que a idéia básica seja essa.
[quote=davidbuzatto]Uai, se o método serve para validar a data, é ele que validará.
Se você está querendo dizer se o método deve validar o formulário, ai não acho que seja correto.
Você precisa ter um método de validação do formulário que por sua vez usa outros métodos utilitários para verificar os valores, no caso o método que você mencionou.
[]'s[/quote]
Seria o segundo caso. Ou seja, validar a data digitada em um campo input.