Boa tarde galera, estou querendo aprender linguagens web, principalmente pra utilizar APIs de pagamento como paypal e mercado pago, além de APIs do Steam. Pois bem, fico em dúvida em qual devo conhecer primeiro, PHP ou JavaScript, ou se devo aprender os dois. Os básicos de HTML e CSS eu já sei, agora queria tornar minhas páginas mais inteligentes como por exemplo criar um slide de fotos. Qual devo aprender primeiro? Alguém tem algum bom tutorial gratuito?
Cara primeiro vc deve entender o que cada linguagem faz e como elas se complementam, não existe como fazer um sistema somente com javascript ou somente com php tudo anda junto, o java script tem que ser usado com qualquer linguagem só assim vc consegue criar paaginas inteligentes
[quote=alexafe]Cara primeiro vc deve entender o que cada linguagem faz e como elas se complementam, não existe como fazer um sistema somente com javascript ou somente com php tudo anda junto, o java script tem que ser usado com qualquer linguagem só assim vc consegue criar paaginas inteligentes[/quote] Entendi amigo, você teria um tutorial para a introdução das duas linguagens? To lendo um pouco de PHP aqui já
https://nodejs.org/en/ ?[/quote]
Para o que ele não serve
É claro, o Node não é a escolha ideal em algumas situações. Eis alguns cenários em que o Node não seria bom:
Páginas criadas dinamicamente ? Atualmente, o Node não fornece uma forma padrão para criar páginas dinâmicas. Por exemplo, ao usar a tecnologia JavaServer Pages (JSP), é possível criar uma página index.jsp que contenha loops em snippers JSP, como <% for (int i=0; i<20; i++) { } %>. O Node não permite esses tipos de páginas dinâmicas direcionadas a HTML. Novamente, o Node não é idealmente adequado para ser um servidor de páginas da web, como o Apache e o Tomcat o são. Portanto, se quisesse fornecer uma solução no lado do servidor para isto no Node, teria que codificar a solução inteira você mesmo. Um programador PHP não gostaria de programar um conversor PHP para o Apache toda vez que implementasse um aplicativo da web, mas, neste momento, é o que o Node exigiria que você fizesse.
Aplicativos pesados em bancos de dados relacionais ? O Node foi projetado para ser rápido, assíncrono e sem bloqueio. Os bancos de dados não necessariamente compartilham desses objetivos. Eles são síncronos e com bloqueio, pois chamadas ao banco de dados para leitura e gravação bloqueiam até que um resultado seja gerado. Portanto, um aplicativo da Web que solicite muitas chamadas ao banco de dados, muitas leituras e muitas gravações com cada solicitação seria uma aplicação ruim para o Node, pois o banco de dados relacional em si estaria negando muitos dos pontos fortes do Node. (Os novos bancos de dados NoSQL são uma escolha melhor para o Node, mas este é um tópico totalmente diferente).
Essa apostila introduz as duas partes: http://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/ e vai pesquisando no google pontos mais específicos conforme precisar.