JavaServer Faces

16 respostas
N

Boa Tarde a todos !

Gostaria de saber a opnião de vc´s sobre o uso do JSF, sobre produtividade no desenvolvimento, facilidade no aprendizado e as melhores IDE´s para se trabalhar com JSF.

Grato.

16 Respostas

Anderson_Schmidt

olá,

Meu voto é a favor do uso. =)
Simplifica a camada de apresentação da sua aplicação, de bagagem vc tem maior clareza no seu código com manutenção facilitada.

Quanto a IDEs, Netbeans 5.5 já possui aperfeiçoamentos consideráveis para uso de JSF em JSPs como o assistente de código em tags onde vc acessa propriedades dos beans. Outras, eu não testei. =)

Flws!

javaBeats

Concordo com o garoto aí de cima.

(Err… trabalhamos ambos na mesma empresa com JSF =)

jmp

Eu uso JSF, eh bem legal…

Nao recomendo usar NetBeans 5.5 por enquanto, aquilo eh um saco de bugs e nao ajuda muito. Nem sei se aquilo tem page navigation, a unica coisa boa eh que voce ja comeca usando persistente da j2ee 5, coisa que o studio creator ainda nao faz.

Projeto grande ser ter ajuda de navegacao acho que fica meio complicado. Apesar dos bugs malucos do Studio Creator, voce pode usar ele mesmo parcialmente. (em conjunto com eclipse, por exemplo)

[]s

afamorim

Apoio tb o uso do JSF, o codigo fica peqeuno e facil de dar manutenção.

Só é ruim quando vc não acha um componente que não atenda, pois é muito especifico da sua aplicação que no caso ou vc faz um “arranjo”, ou desenvolve um componente que ai fica massa e vc pode utilizar o mesmo em outros lugares.
utilizo o eclipse mais ja estou analisando o Studio Creator

jmp

afamorim:
Apoio tb o uso do JSF, o codigo fica peqeuno e facil de dar manutenção.

Só é ruim quando vc não acha um componente que não atenda, pois é muito especifico da sua aplicação que no caso ou vc faz um “arranjo”, ou desenvolve um componente que ai fica massa e vc pode utilizar o mesmo em outros lugares.
utilizo o eclipse mais ja estou analisando o Studio Creator

eu gosto do studio creator, mas cara, tem MUITO MUITO bug. Quanto aos componente, é verdade, não atende um projeto, só os mais simples (e olhe lá).

Eu nao tenho saco para desenvolver meus proprios componentes, eu só enfio jstl no meio e seja oq deus quiser.

Mauricio_Linhares

Na boa, use Facelets, não tem jeito mais fácil de fazer componente em JSF que usar facelets :smiley:

E eu também indico o uso de JSF se a aplicação tem cara de “aplicação” mesmo, não se usa JSF simplesmente pra sistemas que são orientados a página (como um site de notícias por exemplo). Você poderia fazer a administração com JSF, mas as áreas onde a galera vai simplesmente ver as notícias ou coisa do tipo, talvez fique mais simples com JSP. Mas talvez não, depois dos Facelets, eu estou começando a considerar cada vez menos essa possibilidade :smiley:

jmp

Na boa, use Facelets, não tem jeito mais fácil de fazer componente em JSF que usar facelets :smiley:

E eu também indico o uso de JSF se a aplicação tem cara de “aplicação” mesmo, não se usa JSF simplesmente pra sistemas que são orientados a página (como um site de notícias por exemplo). Você poderia fazer a administração com JSF, mas as áreas onde a galera vai simplesmente ver as notícias ou coisa do tipo, talvez fique mais simples com JSP. Mas talvez não, depois dos Facelets, eu estou começando a considerar cada vez menos essa possibilidade :D

valeu pela dica, vou dar uma olhada hoje.

Alguns problemas de usar o jstl:

apesar do cout estar dentro do tab2 ele vai ser adicionado na pagina independente do tab (nao sei pq acabei de ver isso acontecer):

<ui:tab binding="#{manager$Main.tab2}" id="tab2" text="Tab 2">
                                <ui:panelLayout binding="#{manager$Main.layoutPanel2}" id="layoutPanel2" style="width: 100%;">

<c:out value="eu deveria estar no tab2" escapeXml="false"/>
                                </ui:panelLayout>
                            </ui:tab>
Mauricio_Linhares

Isso acontece porque na hora de montar a árvore da página esse <c:out/> não é uma tag de componente JSF e consequentemente não vai entrar na posição correta que é adicionada como filha do ui:panelLayout/, porque não dá pra adicionar como filho um componente que não seja filho de UIComponent né.

Mas porque você precisaria de uma coisa dessas? Um <h:outputText/> ou <f:verbatim/> não resolveriam não?

jmp

Maurício Linhares:
Isso acontece porque na hora de montar a árvore da página esse <c:out/> não é uma tag de componente JSF e consequentemente não vai entrar na posição correta que é adicionada como filha do ui:panelLayout/, porque não dá pra adicionar como filho um componente que não seja filho de UIComponent né.

Mas porque você precisaria de uma coisa dessas? Um <h:outputText/> ou <f:verbatim/> não resolveriam não?

nesse caso resolveria, mas eu precisava listar umas imagens etc dentro do tab, e como nao tem nenhum componente bom (que atenda requisitos estéticos) que eu possa usar eu estava pensando em colocar as tags a força…

eu to lendo sobre os facelets, parece que eles resolvem exatamente essa questao, mas nao sei se posso usar dentro do studio creator

Mauricio_Linhares

jmp:
eu to lendo sobre os facelets, parece que eles resolvem exatamente essa questao, mas nao sei se posso usar dentro do studio creator

Ele não deixa o cara mexer diretamente nos arquivos não?

Se ele não deixar, joga esse troço no lixo :twisted:

jmp

±, voce pode editar, mas se trocar os includes por exemplo, o designer deixa de funcionar

Mauricio_Linhares

Argh! Includes!

Desde a época que eu usava Struts com Tiles que eu larguei os includes. Essa era a minha maior briga com JSF, não ter um mecanismo de templates sem includes como o Tiles (tá, tinha o tiles pra JSF, mas é muito tosco). Acho que nunca desenvolvi uma “aplicação de verdade” em Java sem usar o Tiles :stuck_out_tongue: (antes do JSF).

Mas na boa, o designer do studio vale tanto a pena assim que você não cogitaria trocar ele?

Eu pelo menos uso o Eclipse + Maven + WTP pra fazer as coisas aqui e tudo sai rapidinho :smiley:

jmp

eu to pensando nisso já, eu vou configurar meu eclipse aqui com wtp e vou começar e ver isso.

O studio te vicia a nao ter que mexer com navigation, só clicar e arrastar, etc, o navigation acho que é o unico motivo de eu ainda estar usando o studio

urubatan

E eu também indico o uso de JSF se a aplicação tem cara de “aplicação” mesmo, não se usa JSF simplesmente pra sistemas que são orientados a página (como um site de notícias por exemplo). Você poderia fazer a administração com JSF, mas as áreas onde a galera vai simplesmente ver as notícias ou coisa do tipo, talvez fique mais simples com JSP. Mas talvez não, depois dos Facelets, eu estou começando a considerar cada vez menos essa possibilidade :D
+1

urubatan

jmp:
eu to pensando nisso já, eu vou configurar meu eclipse aqui com wtp e vou começar e ver isso.

O studio te vicia a nao ter que mexer com navigation, só clicar e arrastar, etc, o navigation acho que é o unico motivo de eu ainda estar usando o studio

com o Spring-Annotation eu raramente tenho que mexer com navigation :smiley:

pelo menos nos casos mais simples o navigation handler que vai junto com a biblioteca pra JSF ja mata a pau :smiley:

jmp

eu to olhando o WTP, mas aparentemente ele nao suporta j2ee 5, confere?

Eu estou usando JPA, e nao queria incluir nenhuma coisa a mais (hibernate).

Criado 5 de setembro de 2006
Ultima resposta 7 de set. de 2006
Respostas 16
Participantes 7