Jaybird - erro ao inicializar

7 respostas
M

Prezados, conseguem me ajudar?

Estou tentando inicializar um projeto desenvolvido por um programador aqui da empresa que já não faz mais parte da equipe a muito tempo.
Esse projeto funcionava no notebook dele, porém ao exportar lá e importar aqui no meu notebook não funciona mais.

Vale ressaltar que as bibliotecas como mostram a printscreen abaixo estão no projeto porém ele não inicia.

Instalei o firebird na mesma versão que ele usava e mesmo assim não inicia. Estou com posse do arquivo .FDB com os dados porém, gostaria de saber o que estar acontecendo para não iniciar…

Consegue me dar uma luz?

Att.

7 Respostas

Lucas_Camara

Copie toda essa stacktrace e posta aqui pra gente ver.

M

Opa, com certeza.

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.RuntimeException: Failed to initialize Jaybird native library. This is most likely due to a failure to load the firebird client library.
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.JniGDSImpl.attemptToLoadAClientLibraryFromList(JniGDSImpl.java:106)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSImpl.<init>(EmbeddedGDSImpl.java:31)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSImpl.<init>(EmbeddedGDSImpl.java:21)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSFactoryPlugin.getGDS(EmbeddedGDSFactoryPlugin.java:40)
	at org.firebirdsql.gds.impl.GDSFactory.getGDSForType(GDSFactory.java:275)
	at org.firebirdsql.jca.FBManagedConnectionFactory.getGDS(FBManagedConnectionFactory.java:123)
	at org.firebirdsql.jdbc.AbstractDriver.connect(AbstractDriver.java:130)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:571)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:215)
	at Conexao.Conexao.getConnection(Conexao.java:29)
	at Entidades.Protecao.getProtecao(Protecao.java:81)
	at View.JFPrincipal.<init>(JFPrincipal.java:83)
	at View.JFPrincipal$10.run(JFPrincipal.java:596)
	at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(InvocationEvent.java:312)
	at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(EventQueue.java:745)
	at java.awt.EventQueue.access$300(EventQueue.java:103)
	at java.awt.EventQueue$3.run(EventQueue.java:706)
	at java.awt.EventQueue$3.run(EventQueue.java:704)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at java.security.ProtectionDomain$1.doIntersectionPrivilege(ProtectionDomain.java:76)
	at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:715)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:242)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:161)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:150)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:146)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:138)
	at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:91)
CONSTRUÇÃO PARADA (tempo total: 10 minutos 30 segundos)
Lucas_Camara

Pelo código fonte, ele tenta carregar uma dessas libs do sistema:

“fbembed.dll”,
“libfbembed.so”

Provavelmente elas precisam está disponíveis no projeto para que sejam encontradas.

Vi o código aqui:

https://jar-download.com/artifacts/org.firebirdsql.jdbc/jaybird-jdk16/2.2.10/source-code/org/firebirdsql/gds/impl/jni/EmbeddedGDSImpl.java

https://jar-download.com/artifacts/org.firebirdsql.jdbc/jaybird-jdk17/2.2.0/source-code/org/firebirdsql/gds/impl/jni/JniGDSImpl.java

M

Me perdoe minha ignorância talvez, mas como eu faço para ver se estão disponíveis no projeto?

M

Alguém consegue me ajuda?

Lucas_Camara

Nunca usei esse JayBird, mas talvez que vc tenha que configurar semelhante à esse projeto que achei no github: https://github.com/mrotteveel/jaybird-embedded-example

Nele, as libs do firebird estão dentro do projeto e são carregas manualmente.

M

Tentei de tudo até esse momento, talvez seja algo que eu não consiga enxergar.

Tem mais alguma sugestão?

Criado 9 de fevereiro de 2022
Ultima resposta 10 de fev. de 2022
Respostas 7
Participantes 2