JayBird

2 respostas
R

bom dia pessoal :slight_smile: , + uma vez venho pedir a ajuda dos amigos, desenvolvi 1 aplicativo swing usando firebird, com o servidor instalado e etc, funciona 100%, + ao instalar a aplicação em outro computador o usuario teria q instalar tmb o firebird e etc, n queria isso, então achei 1 servidor embarcado do firebird, e estou tentando modificar meu metodo de conexão para utilizado, mudei a string e etc, agora me vem uma duvida, ele sempre reclama de algum arquivo dll ou outro faltando, tenho todos eles, + n sei onde colocar, vi em algums forums o pessoal dizendo para adicionar no library infelismente n sei como adicionar uma dll la, estou recebendo o seguinte erro

"AWT-EventQueue-0" java.lang.UnsatisfiedLinkError: no jaybird21 in java.library.path"

alguem ja utilizou o jbird com o fb embarcado? se ja, poderia me dar uma ajuda?
agradesço a atenção de todos.

codigo de conexão

public Connection getConnection() {
       try {
          Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
          if (con == null) {
        	  con = DriverManager.getConnection(
                   //   "jdbc:firebirdsql:localhost/3050:"+db,
        			  "jdbc:firebirdsql:embedded:"+db,
                      usuario,
                      senha);
        	  System.out.println("conexão efetuada ");
		}
       } catch (Exception e) {
          System.out.println("Não foi possível conectar ao banco: " + e.getMessage());
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro de conexão com o Firebird server, verifique a instalação do serviço.");
       }

2 Respostas

R

bom pessoal, resolvi esse erro agora a pouco e apareceu outro ^^

FirebirdApiBinding::Initialize - Could not find or load the GDS32.DLL

alguem sabe onde por esse arquivo GDS32.DLL ? tentei por em tudo q e lugar, pasta windows, system32, system, tudo q e pasta lib do jdk e jre e tmb do projeto claro, e ate na pasta dos arquivos do banco de dados, alguma ajudinha?

W

Olá!

o gds32.dll tem que estar na pasta system32. Se ele não está lá é que deu algum problema na instalação do teu firebird. Tentou reinstala-lo?

Caso ainda de o erro, procure no registro do windows se essa dll não está registrada em outra pasta.

Espero ter ajudado.

Criado 27 de agosto de 2008
Ultima resposta 7 de set. de 2008
Respostas 2
Participantes 2