JBanana

Olá,

Gostaria de comentários de quem usa esse framework.

nao cheguei a usar esta ferramenta em sí… eles vieram fazer uma palestra num encontro de tecnologia em minha cidade ano passado e fizeram uma paletra sobre a tecnologia usada na empresa e logicamente falaram, + por cima, do Jbanana, q é a ferramenta desenvolvida por eles. ]

bem pelo pouco que deu para ver me pareceu bem interessante, ela trabalha com servlets + xml e xslt se nao me engano

t+ um abraço

Realmente o JBanana eh uma framework MVC 2.

Inicialmente ele era voltado para trabalhar com XML/XSL. Depois foi adicionado o suporte a JSP com JavaBeans e taglibs.

O JBanana possui um controlador de workflow que eh configurado num arquivo XML. É possivel ter uma visibilidade de todo o workflow do seu sistema pois o fluxo de decisoes fica documentado. O Struts faz o controle de workflow na propria aplicacao pois a classe Action eh quem decide para onde o usuario sera redirecionado atraves de forwards.

Nao conheco de casos de sucesso do JBanana, prefiro continuar no Struts.

Obrigado pelas respostas.

Eu gostaria mesmo de saber algum caso de sucesso.

Ouvi dizer q é um software livre, mas se vou até o site
deles pra baixar eles pedem cadastro que pede
até a cor da minha cueca!

Olá!!! Eu gostaria de colaborar com o tema.

Sou um dos criadores do JBanana, o outro criador está aqui do meu lado enquanto escrevo este texto, e posso responder algumas questões com embasamento.

O JBanana é um framework com 3 anos amplamente testado e utilizado.
Ele é usado tanto no meio acadêmico quanto no meio comercial. Dentre os casos de sucesso da utilização do JBanana podemos citar:

  • Ele foi utilizado como arquitetura padrão pelo HSBC Brasil para desenvolvimento de quase todo seu Internet Banking (voltado para pessoas físicas) e do seu Connect Banking (voltado para pessoas jurídicas).

  • É usado pelo CCE (Centro de Computação Eletrônica) da UFPR, onde vários aplicativos para os departamentos da UFPR estão sendo desenvolvidos utilizando o JBanana.

  • É usado em vários sistemas que estão rodando dentro da Petrobrás, dentre eles, o RN (sistema de controle de Regras de Negócio).

Quanto ao cadastro que colocamos no nosso site, é para termos dimensão da quantidade de pessoas interessadas no JBanana e a localidade destas pessoas. Estas informações ajudam a estimar a utilização e o interesse pelo JBanana em todo o Mundo.

Não é um cadastro grande, com meia tela de perguntas das quais a grande maioria são combo box que a pessoa nao precisa nem digitar.

Qq problema ou dúvidas estamos aí para ajudar, pois esse é um dos grandes benefícios do software open-source, vc pode falar e interagir diretamente com quem escreveu o software.

No site do JBanana tem um comparativo com o Struts, para quem se interessar.

Abraços,


Sandro Bihaiko.
Kemmel Scopim